domingo, 22 de junho de 2008

Obrigado a todos...

O blogue Basquetebol Conimbricense foi um projecto muito interessante, do ponto de vista pessoal, que me permitiu colocar em prática conhecimentos granjeados em muitos anos de colaboração jornalística e adquirir outros hoje fundamentais para a execução desta e de outras tarefas. Para o basquetebol distrital, creio ter-se tratado também de um “espaço” muito importante, tão necessitado está de canais que o veiculem e, através deles, o envolvam numa nova corrente de alegria e entusiasmo, afinal de encontro à acção de todos aqueles que no distrito continuam a vivê-lo intensamente. Hoje muitos; amanhã ainda mais.
Houve, sobretudo inicialmente, por se tratar de um blogue e pela renitência que continua a existir em relação a este tipo de “espaços”, a dificuldade em recolher informação e conseguir que ela nos fosse canalizada; houve algum espírito crítico, necessário e justificado, mas nem sempre bem interpretado e que nos “valeu” mais alguns “amigos”; houve alguma incompreensão para alguns conteúdos e para o espaço que lhes dedicámos, mesmo tendo havido da nossa parte a preocupação de “chegar” a tudo e a todos (por vezes pode ter dado a ideia de que demos menos atenção a determinada notícia ou evento relevante; mas canalizávamos para os links onde os leitores podiam obter todas as informações – o que nos parece até mais correcto); houve, até dado momento, a presença entusiástica dos eternos anónimos, que aqui viram um “oásis” para dizerem sem nome aquilo que não querem dizer “dando a cara”. Pequenos “senãos” que em dado momento conduziram a algum desânimo e a alguma desmotivação, insuficientes no entanto para que tivéssemos deixado de “levar a água ao moinho do basquetebol distrital” – foi este, sobretudo, o nosso propósito: divulgar e engrandecer a modalidade no distrito de Coimbra.

Por outro lado, outros factores contribuíram para que nos empenhássemos cada vez mais e déssemos seguimento ao grau de exigência que, felizmente, vinha do “outro lado”: o reconhecimento por parte de clubes e instituições, que paulatinamente foram enviando informações regulares sobre as respectivas actividades; o gradual aumento do número de visitantes, não só do distrito de Coimbra mas de todo o país; as palavras de incentivo que pessoalmente fomos recebendo; a entrada do João Medeiros, que trouxe uma nova alma ao projecto (espero que continue, num espaço do género, pela experiência que tem, pelos contributos que dá e porque escreve muito bem).
O balanço é pois extremamente positivo, tanto mais que conseguimos estender o blogue a todo o país e a importantes centros de decisão, bem como que fosse lido por muitos atletas e treinadores, de todos os escalões, dirigentes, adeptos do basquetebol, público anónimo...
Anuncio, apesar disso, que chegou a hora de “fechar as portas”. Trata-se de um projecto que faz todo o sentido no contexto do basquetebol distrital, mas não se justifica ser eu a continuar a fazê-lo e a dedicar-me a ele.
Agradeço a todos os que colaboraram e em particular ao João Medeiros (já referido mais acima) e ao San Payo Araújo, cujos artigos foram muito apreciados e corporizaram o crescente entusiasmo que existe em torno do Minibásquete (com acento). Agradeço, em suma, a todos aqueles que leram e seguiram este “trabalho” que ao longo destes dez meses realizámos com imenso gosto e entusiasmo.

1 Abraço, Tozé

PS: os compromissos já assumidos (entrevistas, artigos de opinião, etc.), e apenas estes, continuarão a ser publicados até final do mês, data em que o blogue fechará definitivamente.

19 comentários:

Anônimo disse...

Um grande erro na minha opinao... aqui e' que se sabia ps resultados, que jgoos iam haver e onde, tudo...

de qualquermodo parabens!

Anônimo disse...

Então mas, porque razão tal notícia? Este blog é uma referencia para o basquetebol de Coimbra. Agradeço que me esclareça a mim e aos restantes leitores o porquê de tal amarga notícia, assim que possível.

Obrigado,

Nuno Capucho

Anônimo disse...

Caro Tozé:
Já não gosto muito das madrugadas de segunda-feira, por motivos óbvios, mas abrir o meu 1º" Diário" e ler tal "sorte de noticía", pior fiquei, lamento sinceramente.
Algo mais terei, talvez para dizer,mas o trabalho tá pela frente.
Um TRISTE abraço, ainda com a esperança de alteração de tal decisão.
João Horácio

Anônimo disse...

Mas como é possível acabar aquilo que ainda no sábado ouvi elogiar e bem por alguém com muitas responsabilidades no Basquetebol do burgo.
A AAC perde um meio de comunicação que se criticamos foi sempre com o intuito de ajudar a melhorar mas.
Não será que se possa até ao fim do mês ponderar e continuar aquilo que tão bom tem trazido ao Basquetebol do distrito?
O Medeiros já tinha arrumado as botas prematuramente e agora termina?

Anônimo disse...

Um obrigado também da nossa parte pelo trabalho desenvolvido.

Sampaense Basket

Anônimo disse...

Tó-Zé
Perdoa-me a sinceridade, mas dúvido que os argumentos apresentados estejam na base desta tua decisão.
Como já o referi várias vezes, em sempre estive de acordo com muito do conteúdo passado neste blog, mas daí a não concordar com ele, não vai uma grande distância, há é uma certeza de que o Blog Conimbricense não deve acabar.
Como me transmitiu um grande Homem do Desporto, Profº Moniz Pereira, não andamos neste Mundo par o fácil, mas sim para o dificil. O desporto é um mundo dificil de percorrer e de entender, todos sabemos, mas igualmente é aliciante e desafiador. Por isso mesmo, quero públicamente render a minha HOMENAGEM ap Blog Conimbricense e permitir-me desejar-te uma pequena esperança, que reconsideres esta tua decisão de forma a todos podermos continuar a ganhar com as informações atempadas e enriquecedoras.
De mim, o meu total e incondicional apoio.

Moura Távora

Anônimo disse...

acho que o blog deveria continuar...

Anônimo disse...

Caro Tó-Zé:
Sei o que sentes quando se ouvem tantas críticas sem qualquer sentido. Já falámos várias vezes sobre este problema.Às vezes apetece mesmo virar as costas.
Este Blog é, na minha opinião, fundamental para o nosso Basquetebol.
É o único espaço onde se fala da modalidade e onde há toda uma vasta informação sobre as mais diversas iniciativas.
Este Blog devia ser mais acarinhado por todos os agentes da modalidade, desde os clubes, à própria Associação.
Por isso, Tó-Zé, uma vez mais apelo para que não o silencies.
É um facto que dá muito trabalho, mas se conseguires arranjar mais uma ou duas pessoas que colaborem, podia ser que te libertasses mais.
Espero que reconsideres.
Um abraço
Carlos Gonçalves

Anônimo disse...

Amigo Tó-zé
Como será possivel acabares com um meio de divulgação que tanto fez pelo nosso Basquetebol e que tanta falta fará se fores para a frente com a tua ideia.
Reconsidera por favor.
Um abraço
Luis Gonçalves

Anônimo disse...

Espero sinceramente que reconsidere e que o blog continue.
É essencial para quem, embora ja nao esteja dentro do basquetebol, ainda quer seguir tudo o que se passa pelo nosso distrito.

Força!

Anônimo disse...

Caro amigo

Tenho a certeza absoluta que estás a fazer aquilo que o teu coração manda.
No entanto, há decisões que deverão ter como sustentabilidade, a razão.
Como sabes, caro amigo, também fui e continuo a ser muito incómodo. Tanto, que ainda "no outro dia" não tive o descaramento necessário, para me apresentar numa organização que, parece, só se realiza de 5 em cinco anos. Porque me pareceu um disparate.
Este é um local de liberdade que, por sê-lo, incomoda muita gente.

Ou porque acham que são os melhores - ai espelho meu, espelho meu - outros porque se pavoneiam por cantos e esquinas alardeando o seu imenso saber - ou não - e outros ainda, porque o basquetebol e os clubes, são o único refúgio onde poderão ter algum poder.
Criadagem do mais baixo jaez, embora aparentando, nalguns casos, alguns laivos de classe.
Não, amigo TóZé - com T e Z grande - este espaço que foste tu criaste já não é exclusivamente teu. Por viciante e motivante, obrigaste a que também seja um pouco nosso.
Por isso não podes ir "andando"!
Até porque tenho ainda de ter tempo de escrever a entrevista que me mandaste e que na qual nada modificarei.

O basquetebol está a passar por um mau momento

Este espaço poderá ser determinante para separar o trigo do joio, e recolocar o basquetebol de Coimbra em "su sítio"!

Contamos contigo

Abraço


Luis Santarino

Anônimo disse...

TÓ ZÉ

deixa-me dizer-te que é com tristeza vejo o encerrar deste Teu/nosso espaço.
não faço a mais pequena ideia do trabalho que tiveste, mas na minha opinião FOI UM TRABALHO NOTAVEL.

GRANDE ABRAÇO
Nito

Anônimo disse...

Amiguito,

Só te posso dizer que fico muito triste se o Blog desaparecer.

De qualquer maneira muitos parabéns e Obrigado por tudo o que nos trouxeste.

Foi Muito Bom para o Basquetebol.

Um grende beijo

Carmo Rebelo

Anônimo disse...

"Senhor Tozé, sei que já deve estar farto de ouvir isto, mas o blogue "Basquetebol Conimbricense" não pode acabar...
Eu não o conheço, muito provavelmente, se o visse à minha frente(coisa que já deve ter acontecido, porque eu jogo basquete) não o reconhecia. Quero dizer com isto que eu não faço ideia de quem o senhor é. Mas o que eu sei basta. Sei que o senhor é, com ajuda do senhor Medeiros, o proprietário do Blog "Basquetebol Conimbricense", e só sbendo isso sobre si, já o admiro. O trabalho que tem vindo a desenvolver é espectacular!
Lembro-me de algumas coisas que publicou no Seu blog, que me marcaram, sem dúvida alguma.
Foi pelo seu blog que fiquei informado praticamente em tempo real do que ia acontecendo com as iniciadas da Académica na fase final do campeonato nacional, e sei que isso deve ter dado imenso gozo, mas também imenso trabalho. Sei que o senhor deve estar esgotado por serem quase tantas as críticas como os elogios, quando deviam ser só elogios, porque afinal o senhor está a prestar um serviço a todos aqueles que gostam de basquetebol, a todos aqueles que vibram com este desporto.
Sei ainda que o senhor não vai ler isto com muita atenção, porque ao fim e ao cabo eu sou só um miúdo que joga isto, que experiência tenho eu? Que sei eu de Basquetebol? Que direito tenho eu de lhe pedir que não termina a obra que tem construído?
As respostas são simples. Não tenho experiência nenhuma, sei pouco ou nada de basquetebol, e não tenho direito nenhum de lhe pedir isto...
Mas mesmo assim eu peço, porque sou um puto atrevido, mantenha o blog... O senhor sabe que com o tempo os elogios acabam por aparecer, e por maiores que sejam as críticas, nunca ninguém nos pode tirar a sensação de dever cumprido que se ganha com um elogio!
Parabéns pelo seu trabalho e que continue assim por muito tempo!"

in http://academicabasquetebol.blogspot.com/



ora nem mais...

José Pedro disse...

Caro Tó-Zé
Não vou lhe vou fazer qualquer tipo de pedido nem tentar encontrar razões para a sua decisão, julgo que as críticas, quando bem dirigidas e sustentadas, não melindram. O mesmo não se poderá dizer relativamente à incompreensão, mas enfim...
Apenas lhe quero dizer que respeito a sua decisão, não me cabendo a mim nem a ninguém efectuar qualquer juízo de valor sobre a mesma.
Quero acima de tudo agradecer-lhe por nos ter proporcionado um excelente espaço de reflexão e debate e enviar-lhe um abraço sincero.

José Pedro (Clube PT)

Anônimo disse...

Tózé
Para além da importância e actualidade dos temas de basquetebol, não quero deixar de destacar a forma como os transmitiu neste Blog: com apurado espírito crítico, frontalidade, educação e uma escrita correcta e clara, óptimos exemplos para todos os jovens que por aqui foram passando.
Muito Obrigada
Alexandra Salazar

Anônimo disse...

Tozé,
Custa-me muito aceitar que este Blog acabe. Como ja foi dito, o Blog é uma referencia para o Basquetebol não so de Coimbra mas tambem de todo distrito. Era um sitio visitado por mim diariamente e onde recolhia muita informação que não me chegava por outros meios, alem de ter publicado tudo o que se referia ao Sporting Figueirense. UM MUITO OBRIGADO TOZÉ, mas sinceramente ainda tenho esperança que mude de ideias. Este Blog faz muita falta ao nosso Distrito.
Um beijo
Graça Lourenço

Anônimo disse...

Estás louco rapaz? Acabas com isto o "caraças"! Vamos lá levantar a cabeça e continua com este espaço anticlubite. Conta com a malta do basket para te ajudar. Este rapaz preciso que o reforcemos. Aos "infiltrados" e destabilizadores, continuem na árdua tarefa que vos está incubida. Tentem mas ... a nossa carapaça basquetebolística é mais forte. Conta comigo amigo de longa data.
João Cortez Vaz

Anônimo disse...

Meu Caro Tózé
Conheci-te no Olivais, onde demos o nosso melhor para continuar um projecto que devia continuar, que era o jornal "Olivais Coimbra", fundado pelo nosso amigo Carlos Gonçalves. Não foi fácil, também tivemos críticas, mas o projecto ainda hoje se mantém.
Este blogue, surgiu mais substituir o jornal "Semanário do Centro", onde deste uma inestimável colaboração em prol do basquetebol.
Por isso, só aceito que "desligues" este blogue, que tanto trabalho te dá, para prazer de muitos, se porventura estiveres de regresso a qualquer projecto jornalístico. Se assim não for, meu caro Tózé, continua a fazer o bom trabalho que tens feito neste blogue, de modo a que possamos continuar a ser informados sobre o que se passa no basquetebol.
Um abraço de amizade.
José Soares