sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Antevisão

O Ginásio vem de duas derrotas, ante Lusitânia (casa) e Vagos (fora), e não tem este fim-de-semana o adversário ideal para retomar desde já o desejado caminho dos triunfos. Em Cantanhede, no Pavilhão do Marialvas, em jornada que prossegue o périplo que o campeonato da Liga de Clubes de Basquetebol vai fazer pelo país ao longo da época, a equipa de Sérgio Salvador defronta a campeã nacional Ovarense (sábado, às 16H00) e não tem de todo tarefa fácil. O campo neutro e a proximidade da Figueira da Foz, propícia a atrair público figueirense ao jogo, podem no entanto “jogar” a favor dos ginasistas.

Arranca hoje a 23.ª jornada da Proliga, com a Académica a receber o Maia Basket (21H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra). Trata-se de um jogo muito importante para os “estudantes” uma vez que, vencendo, mantêm-se “dentro” do “play-off” e “arrumam” de vez com o conjunto maiato, que tem vindo a subir de produção e, em caso de vitória em Coimbra, poderia vir ainda a “intrometer-se” na luta pelo apuramento. O Sampaense, actual 10.º classificado, com nove vitórias e onze derrotas, tem amanhã (16H00) deslocação muito difícil a “casa” da Física de Torres Vedras. A vitória seria “oiro sobre azul” para a equipa de Francisco Gradeço e permitiria a “recolagem” aos mais directos adversários, nomeadamente Seixal e Angra, que têm igualmente tarefa espinhosa, respectivamente na recepção ao Benfica e na deslocação à Tapadinha, para defrontar o Atlético.

O Olivais segue de “pedra e cal” no comando da Liga Feminina, com 17 vitórias em igual número de jogos disputados. No “regresso” a casa, onde vai disputar os últimos cinco jogos da fase regular, a equipa de José Miguel Araújo vai querer manter-se na senda das vitórias, tanto mais que recebe (sábado, às 17H30) um CAB fragilizado e bem longe da hegemonia de tempos recentes. Novo triunfo olivanense será praticamente o garante do primeiro lugar nesta fase inicial da prova.

No CNB 1, o Olivais recebe o Vale de Cambra (sábado, às 15H30) num jogo em que só pode pensar na vitória. Conseguindo esse objectivo, a equipa de Luís Santarino dará um passo importante no sentido do apuramento, até porque é certo que vai “ganhar” igualmente no Pavilhão Municipal Paulo Pinto, onde se defrontam dois competidores directos e um terá forçosamente de perder. Com efeito, naquele que é um dos jogos mais importantes da 19.ª jornada, Sanjoanense e Infante de Montemor/Ginásio jogam tudo pelo apuramento (sábado, às 17H00). Na primeira volta, em Montemor, a equipa de Mário Ramos deixou-se surpreender (50-64) e ficará “em maus lençóis” se consentir novo desaire (sobretudo em caso de triunfo do Olivais sobre o Vale de Cambra).

A primeira derrota do Sport, na zona centro do CNB 2, foi consentida no reduto do ACER Tondela, num jogo (estranhamente) dirigido por apenas um juiz de campo (José Ângelo, de Viseu) e que terminou com muitas razões de queixa invocadas pelos conimbricenses. Agora, no “tira-teimas” (sábado, às 17H30, na “Palmeira”), tendo em vista o segundo lugar nesta fase e o apuramento para a fase final, só a vitória interessa ao conjunto comandado por Higino Santos, de preferência por mais de quatro pontos, de modo a ficar em vantagem em relação à turma de Tondela. Nos restantes encontros destaque para o derbie distrital entre Naval e Lousanense (sábado, às 16H00, na Figueira da Foz), no qual os lousanenses poderão confirmar o bom momento.

A quatro jornadas do termo da primeira fase do “Nacional” da 2.ª Divisão Feminina, Sporting Figueirense e Académica estão ainda na corrida pelo apuramento para a fase seguinte, onde se vai discutir a subida à 1.ª Divisão Feminina (onde, recorde-se, não milita nenhuma equipa do distrito de Coimbra). Tendo em conta esses intentos de figueirenses e conimbricenses, a jornada deste fim-de-semana assume capital importância. Respectivamente ante Beira Mar (em casa) e Unidos do Tortosendo (fora) a vitória está perfeitamente ao alcance e deixará tudo em aberto para as derradeiras três jornadas da prova: o Sporting Figueirense ainda vai defrontar Zona Alta (f), Torres Novas (f) e Unidos do Tortosendo (c); a Académica ainda vai ter pela frente Olivais/B (c), Colégio de Calvão (f) e Beira Mar (c).

Uma palavra ainda para os escalões mais jovens, onde Académica (Sub-19 Femininos), Ginásio (Sub-18 Masculinos) e Olivais (Sub-16 Femininos) iniciaram as respectivas provas com triunfos importantes, fazendo jus às expectativas que rodeiam os três conjuntos quanto a um eventual apuramento para as fases finais nacionais. Neste fim-de-semana a Académica visita o Pavilhão do Esgueira, o Ginásio tem jornada dupla, hoje com visita ao Vasco da Gama e no domingo com recepção ao Sangalhos, e o Olivais desloca-se ao Porto para defrontar o Académico. Assinale-se ainda o “arranque” do “Nacional” de Sub-16 Masculinos, onde o distrito de Coimbra é representado pela forte formação da PT (recebe o Vasco da Gama, sábado, às 21H00).

Nenhum comentário: