A manutenção do blogue Basquetebol Conimbricense vai conhecer nova pausa. Estaremos de volta no dia 2 de Janeiro de 2008, com mais informações e novidades sobre o basquetebol distrital.Entretanto desejamos a todos um excelente 2008.
BOM ANO!
Longe do fulgor de outros tempos, no distrito de Coimbra, o basquetebol é, ainda assim, a modalidade de que mais gostamos. É inevitável a comparação com os tempos áureos. Dos títulos, dos grandes jogadores, dos melhores treinadores, dos pavilhões cheios, etc. Hoje o entusiasmo é menor. A qualidade também. Mas o desporto da bola ao cesto continua a ser o melhor, o mais belo, o mais espectacular.


A Selecção Nacional de Sub-16 Masculinos está em Espanha, a participar no Torneio Internacional de Pedrajas de San Esteban. Às ordens de Rui Alves, seleccionador nacional, estão os seguintes jogadores: António Santos - na foto -, Eduardo Guimarães, João Rothes e Joaquim Barbosa (FC Porto); Gabriel Neves (Sangalhos); João Álvaro (Reguengos de Monsaraz); João Veludo (Vasco da Gama); Jonah Callenbach (Estoril); Mansour Anne (Ovarense); Pedro Belo (Seixal); Rafael Wildner (Benfica); Ricardo Mota (Galitos de Aveiro).
A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) vai levar a efeito um Curso de Treinadores de Nível I, nas datas abaixo indicadas:
• Assinalando o Ano Internacional do Basquetebol Feminino, o Olivais leva a efeito dois torneios que envolvem equipas de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Femininos. Olivais e Anadia ficam com o primeiro lugar.
• O Olivais leva a efeito o tradicional Torneio de S. Martinho, em Minibasquete, desta vez com a presença de Académica, Colégio de Calvão, PT, Ginásio e Sangalhos.
• A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol leva a efeito o Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007, este ano em Quiaios e com a presença e prelecção de Miguel Betancor, responsável pela arbitragem na FIBA EUROPE.
• Reúne pela primeira vez o Plenário do Comité Distrital de Minibasquete, que passa a ser composto por José Manuel Almeida (Presidente) – na foto -, Isabel Lemos (Directora Técnica ABC), Carlos Gonçalves, Oriana Cação (Sporting Figueirense), Augusto Cavaleiro (Olivais FC), Moura Távora (PT), Fernando Lucas (Académica) e Jorge Reis (Ginásio Figueirense).
de ataque cardíaco. O malogrado político de Coimbra foi presidente da Associação Académica/Organismo Autónomo de Futebol e era actualmente presidente da mesa da Assembleia-geral do Olivais Futebol Clube.
• A Federação Portuguesa de Basquetebol “lança” a I Taça Vítor Hugo, competição destinada a todas as equipas que participam no campeonato da Liga Feminina e que homenageia um dos maiores impulsionadores do basquetebol feminino, não só como treinador mas também como jornalista. Didio Aguiar, filho de Vítor Hugo, recebe das mãos do Presidente Mário Saldanha e do Vice-presidente José Tolentino uma réplica do troféu que tem o seu nome e um quadro com a imagem da 1.ª edição da prova (na foto).
longo do qual é prestada uma homenagem ao malogrado dirigente da Federação Portuguesa de Basquetebol (a filha recebe uma cópia do troféu das mãos de Mário Saldanha). Académica e Sampaense ficam pelo caminho nos quartos-de-final, perdendo respectivamente com Física e Benfica que viriam a ser os dois finalistas com os “encarnados” a conquistarem o troféu.
• O Comité Distrital de Minibasquete promove a Semana da MiniAtleta, que decorre em vários pontos do distrito. A presença de Ticha Penicheiro, no encerramento das actividades na Figueira da Foz, é um dos momentos mais altos e mais apreciados pelas jovens praticantes.
• O empresário conimbricense António Pereira é o único representante português no exame da FIBA, em Genebra, na Suíça. O organismo que tutela o basquetebol mundial aprova uma série de medidas, inseridas na lei H5, que visam controlar a função do empresário desportivo, pelo que o empresário de Coimbra é o único luso reconhecido pela FIBA.
• A Rússia (na foto) sagra-se campeã da Europa, ao derrotar a Espanha na grande final. Os espanhóis jogam em casa, mas os russos não se intimidam e, com uma exibição muito bem conseguida, contrariam o favoritismo genericamente apontado à equipa da casa.
• A Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra leva a efeito o Torneio dos 120 Anos da AAC. Na final, o Benfica leva a melhor sobre o Ginásio (68-58) e “arrecada” o troféu. Apolino Teixeira, um dos treinadores mais emblemáticos na história da Académica, é justamente homenageado.
• O Pavilhão Galamba Marques engalana-se para receber a visita de Sua Exa. o Presidente da República Portuguesa. Cavaco Silva é saudado por dirigentes, treinadores e atletas do clube com muito calor e entusiasmo. Duarte Silva, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, associa-se naturalmente ao evento. 
• Graça Nelas regressa à presidência do Sporting Figueirense, sucedendo no cargo a Ornella Sousa. Dotar o clube de uma sede social condigna é o principal objectivo a perseguir pelo novo elenco directivo.
• Ao cabo de apenas duas semanas, José Dória e o Benfica assumem o “divórcio”. O jogador conimbricense acaba por rumar à Figueira da Foz para representar os Juniores B do Ginásio Figueirense.
• O seleccionador nacional Valentyn Melnychuck (na foto) anuncia os 12 jogadores que participam na fase final do Campeonato da Europa: Filipe Silva, Miguel Minhava, Mário Fernandes, Paulo Simão, Sérgio Ramos, João Santos, João Gomes, Paulo Cunha, Francisco Jordão, Miguel Miranda, Jorge Coelho e Elvis Évora
• Com 72 participantes de ambos os sexos, federados e do desporto escolar, a Associação de Basquetebol de Coimbra leva a efeito o 3.º Campo de Treino. A equipa de treinadores é coordenada por Norberto Alves.
• A equipa universitária da Associação Académica de Coimbra desloca-se à Suiça, onde participa no Torneio Europeu Universitário, integrada no grupo B, com representantes de Grécia, Turquia e Lituânia..
• O Sport Conimbricense anuncia o regresso do treinador Higino Santos para co
mandar a equipa sénior masculina do clube. A subida ao CNB 1 é o principal objectivo a perseguir pelo grupo de trabalho.
• Fernando Sousa é empossado como presidente da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, funções que passa a acumular com as de jogador e capitão da equipa sénior do clube.
• Com cerca de 500 participantes, entre os quais atletas e pais, a Festa da Família organizada pelo Comité Distrital encerrou com pompa e circunstância a época do Minibasquete. A beleza natural da vila da Lousã é muito apreciada por miúdos e graúdos. 
Sangalhos, o Ginásio Figueirense leva a efeito o II Torneio Rui Roxo, evocativo da morte do base e capitão de equipa prematuramente desaparecido. O troféu fica em casa, com vitória dos ginasistas, na final, sobre a Oliveirense, por 75-68.
• Luís Santarino regressa à actividade e ao Olivais, uma “casa” que bem conhece, assumindo o comando da equipa sénior masculina do clube.
• No primeiro lugar na fase zonal norte, com 11 vitórias e 3 derrotas, o Infante de Montemor/Ginásio sobe ao CNB 1 e carimba o passaporte para a final nacional a disputar com o primeiro do sul. Final que vence passados poucos dias, sobre o Belenenses, por 70-69, sagrando-se assim campeão nacional do CNB 2.
• Integrado no “Programa Anual de Reciclagem de Treinadores” da Escola Nacional de Basquetebol, Cantanhede recebe o “Clinic Internacional Formação”, ao qual aderem muitos treinadores. Entre os prelectores, os nomes de Jota Cuspinera, Juan Junoy, Joseph Bordas, Augusto Araújo e Inês Peres.
• Decorre em Paredes de Coura o 12.º Jamboree Nacional de Minibasquete. Coimbra está representada pelos Minis Miguel Vicente e Carolina Santos e pela monitora Ana Rafaela, todos do Olivais.
regresso de José Miguel Araújo para o comando técnico da equipa sénior feminina do clube. A notícia é muito bem recebida pela generalidade dos adeptos olivanenses.
• A olivanense Maria João Andrade participa, na Eslovénia, no “1st FIBA Europe International Basketball Camp for 15 Girls”, iniciativa integrada no Ano Europeu do Basquetebol Feminino.
Desde sempre ligado ao basquetebol, modalidade que abraçou em Coimbra e no Olivais, clube pelo qual se sagrou campeão nacional de Infantis em 1962, Pratas era vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
• O Olivais é considerado o Clube do Ano pelo Comité Distrital de Minibasquete, liderando o “ranking” estabelecido de acordo com os critérios definidos entre aquele órgão e os clubes do distrito que têm Minis.
• Terminam algumas fases zonais do Campeonatos Nacionais, zona norte, sem que nenhuma equipa do distrito de Coimbra consiga o apuramento para as fases finais nacionais. Juniores A: Académica (5.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas). O Barreirense sagra-se campeão nacional; Juniores B: Ginásio (6.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas);
Cadetes Femininos: Sporting Figueirense (5.º lugar, com 6 vitórias e 8 derrotas). A Escola Limiana sagra-se campeã nacional; Juniores Femininos: Académica (5.º lugar, com 6 vitórias e 8 derrotas) e Sporting Figueirense (6.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas); Iniciados Femininos: Olivais (2.º lugar, com 4 vitórias e 2 derrotas); Iniciados Masculinos: Olivais (2.º lugar, com 4 vitórias e 2 derrotas).
• O Olivais garante o apuramento para a “Final 4” da Taça Nacional de Juniores B. Em Óbidos, no jogo da meia-final, perde com o Imortal por apenas um “cesto" (82-80), depois de ter estado em vantagem grande parte do tempo de jogo.
• Com a participação de cerca de 300 Minis, repartidos por 27 equipas,
a PT organiza as “12 Horas de Minibasquete” que enchem o seu pavilhão de alegria e entusiasmo (e basquetebol). Além das equipas da PT estão presentes Académica, Escola de Santo André, Ginásio, Guifões, Maia, Marinhense, Núcleo de Pombal, Olivais, Pimpões e Valado de Frades.
• Com cerca de 400 participantes, realiza-se no Pavilhão Eng. Augusto Correia a 8.ª Gala do Olivais. A exemplo dos anos anteriores, trata-se de um momento de reunião e convívio de toda a família olivanense, ao longo do qual são premiados aqueles que mais se destacaram ao longo da época desportiva.
• A Ovarense vence o campeonato da Liga UZO, ao cabo de uma final disputada ao milímetro com o FC Porto. Os “vareiros” levam a melhor por 4-3.
• A Académica vence o Torneio Inter-Associações de Juniores B, organizado pela Associação de Basquetebol do Porto. Na final, disputada a duas “mãos”, os “estudantes" levam a melhor sobre a Oliveirense (vitória em Coimbra por 76-69; derrota em Oliveira de Azeméis por 72-70).
