quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Revista do ano: Setembro

• Termina a participação de Portugal no EuroBasket 2007. E que grande participação! A juntar ao enorme feito que constituiu o “passaporte” para Espanha, a selecção nacional (na foto) supera a Letónia e garante a passagem à segunda fase da prova, fixando-se entre as doze melhores selecções da Europa. A vitória sobre Israel ainda fez acalentar esperanças quanto a uma eventual passagem aos quartos-de-final, mas no encontro decisivo a Grécia faz jus ao estatuto de campeã europeia e bate a nossa equipa por 85-67.

• A Rússia (na foto) sagra-se campeã da Europa, ao derrotar a Espanha na grande final. Os espanhóis jogam em casa, mas os russos não se intimidam e, com uma exibição muito bem conseguida, contrariam o favoritismo genericamente apontado à equipa da casa.
• A Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra leva a efeito o Torneio dos 120 Anos da AAC. Na final, o Benfica leva a melhor sobre o Ginásio (68-58) e “arrecada” o troféu. Apolino Teixeira, um dos treinadores mais emblemáticos na história da Académica, é justamente homenageado.

• Como tem vindo a ser habitual nos últimos anos, o Olivais apresenta as diversas equipas para a nova época ao longo do 9.º Encontro de Gerações. A homenagem à equipa sénior feminina (na foto) que se sagrou campeã nacional na época 1997/98 é um dos momentos altos do evento.

• O Pavilhão Galamba Marques engalana-se para receber a visita de Sua Exa. o Presidente da República Portuguesa. Cavaco Silva é saudado por dirigentes, treinadores e atletas do clube com muito calor e entusiasmo. Duarte Silva, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, associa-se naturalmente ao evento.

• Graça Nelas regressa à presidência do Sporting Figueirense, sucedendo no cargo a Ornella Sousa. Dotar o clube de uma sede social condigna é o principal objectivo a perseguir pelo novo elenco directivo.

• Ao derrotar a Lituânia por 69-60, na final do Europeu de Basquetebol em Cadeiras de Rodas, Portugal sagra-se Campeão da Europa da Divisão C. Este feito torna-se ainda mais extraordinário pela superioridade demonstrada ao longo do certame, onde os jogadores lusos derrotam todos os adversários, terminando a prova invictos.



• Ao cabo de apenas duas semanas, José Dória e o Benfica assumem o “divórcio”. O jogador conimbricense acaba por rumar à Figueira da Foz para representar os Juniores B do Ginásio Figueirense.

• O seleccionador nacional, Valentyn Melnychuck, anuncia a intenção de abandonar o comando técnico da selecção e de regressar ao seu país natal, a Ucrânia.

Nenhum comentário: