quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sotaque sulista falou mais alto em Mação

Na grande festa do basquetebol português, este ano realizada em Mação, a selecção do Sul superou o Norte por 117-112, após dois prolongamentos, num XVIII All-Star Vitalis impróprio para cardíacos, pautado pelo equilíbrio e, principalmente, pelo ambiente de festa. As "estrelas" do campeonato da Liga fizeram questão de "brilhar" no firmamento de Mação e, somando todas as premissas, quem ganhou foi a modalidade.
Não são precisas muitas palavras para descrever o equilíbrio da partida deste sábado, uma vez que basta olhar para o resultado no fim de cada período: empate a 16 pontos no primeiro, empate a 39 ao intervalo, empate a 64 no final do terceiro bloco e empate a 88 ao som da última buzina.

Depois disso, um prolongamento não foi suficiente para se encontrar um vencedor, pois a senda dos empates teimou em continuar. Mas, em dia de festa, mais basquetebol é sinónimo de mais convívio e mais espectáculo, e o segundo tempo extra, em que o Sul se superiorizou ao Norte, foi acolhido com agrado pelo muito público presente.
Os empates não se ficaram por aí, até porque a vitória da selecção do Sul é já a oitava da história do All-Star, registo que iguala o número de triunfos do Norte.
Nestes dias especiais, os números individuais são relegados para segundo plano, mas, ainda assim, merecem ser sublinhadas as prestações do sulista Darrell Harris (24 pontos e 22 ressaltos), que conquistou o galardão de MVP numa "luta" intensa com o nortenho Frederick Gentry (30 pontos e 14 ressaltos).
O trio belenense composto por Lance Soderberg (23 pontos e 5 ressaltos), Diogo Carreira (21 pontos, 6 ressaltos e 5 assistências) e Anderson Ferreira (13 pontos e 7 ressaltos) também desempenhou um papel importante no triunfo dos "vermelhos".
Raheem Moss (18 pontos e 6 ressaltos), Nate Daniels (14 pontos), João Figueiredo (13 pontos e 7 assistências), Tyrone Levett (11 pontos), Ricardo Hill (10 pontos e 8 ressaltos) e Augusto Sobrinho (10 pontos) foram, a par de Frederick Gentry, os "azuis" em maior destaque.
Emoção em cada posse de bola, incerteza e alternâncias constantes na marcha do marcador, fantásticas jogadas individuais e algumas combinações colectivas - os técnicos Luís Magalhães e João Freitas encararam o jogo "de mangas arregaçadas" - foram ingredientes que estiveram em Mação.
Antes da partida, o clima "aqueceu" com os sempre aguardados e aplaudidos concursos de triplos e de afundanços, com o triunfo a "sorrir" a dois jogadores da selecção do Norte.
Raheem Moss venceu o concurso de "bombas" lançadas dos 6,25 metros, numa final emocionante frente a Nate Daniels, enquanto Augusto Sobrinho deslumbrou com os seus imprevisíveis afundanços, fechando o concurso com um espectacular "voo" sobre três destemidos voluntários, que lhe valeu a nota máxima do júri.
Referência final para o "espectáculo" fora das quatro linhas, proporcionado pelas centenas de pessoas que marcaram presença no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Mação, e para o esforço incansável da autarquia local, no sentido de proporcionar as condições que fizeram de hoje um dia memorável.

Retirado do site da Liga de Clubes de Basquetebol (em
www.lcb.pt)

Nenhum comentário: