quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Revista do ano: Março

• O Ginásio recebe e vence a Ovarense (73-70) e garante a presença na “Final 8” da Taça de Portugal, a disputar em Paços de Ferreira.

• A Académica de Coimbra está presente com uma equipa de Minis B mista no All Star da Proliga 2007, que se realiza no Pavilhão da Física de Torres Vedras. Na parte da manhã, os “mini-estudantes” realizam diversos jogos com equipas de Minis de outros clubes inscritos na Proliga e da parte da tarde assistem ao concurso de afundanços e de triplos e ao jogo Norte-Sul.

• Sem qualquer derrota na prova, o Olivais (na foto) vence o Distrital de Iniciados Femininos e garante o apuramento para o Campeonato Nacional (a segunda vaga é ocupada pela PT, segunda classificada).

• No oitavo lugar, em igualdade pontual com o Esgueira mas com vantagem no “cesto-average”, o Olivais garante o apuramento para o “play-off” da Liga Feminina. A Escola de Santo André, vencedora da fase regular, é o adversário na primeira ronda. Em Coimbra, num dos melhores jogos da época, a turma olivanense “vende cara a derrota” (57-63), mas uma semana depois é copiosamente batida no Barreiro (103-46), dizendo assim adeus ao IX campeonato da Liga Feminina

• Apenas com uma derrota na fase final, os Iniciados do Olivais (na foto) vencem o Campeonato Distrital e apuram-se para o "Nacional" (tal como a PT, que garante o segundo lugar na prova).
• O Pavilhão Multidesportos de Coimbra recebe a “Final 4” da Taça de Portugal Feminina, com as finalistas CAB Madeira, Escola de Santo André, Algés e Boa Viagem. As madeirenses “arrecadam” o “caneco”. O Comité Distrital de Minibasquete associa-se ao evento, convidando todas as Minis do distrito para assistirem aos jogos equipadas com o fato de treino do respectivo clube.


• Em quinto lugar, o Olivais apura-se para o “play-off” do CNB 1. O Desportivo da Póvoa, quarto classificado, é o adversário na primeira eliminatória que começa com uma vitória dos olivanenses, em Coimbra, por 77-69.

• Infante de Montemor/Ginásio e Sport Conimbricense garantem o apuramento para a fase final do CNB 2 e a possibilidade de lutarem pela almejada subida de divisão.

• Ficam pelo caminho as três equipas do distrito de Coimbra envolvidas no “Nacional” da 2.ª Divisão Feminina, zona norte/B. Académica (4.º), Sporting Figueirense (5.º) e Lousanense (8.º) não conseguem o apuramento para a fase seguinte.

• Realiza-se em Paços de Ferreira, por ocasião da “Final 8” da LIII Taça de Portugal, um “Mega Convívio de Minibasquete”. Além de terem a oportunidade de actuar no palco dos “grandes”, os Minis assistem a alguns jogos da “Taça” numa bancada reservada. O FC Porto vence o Belenenses na final (86-77) e fica com a Taça. O Ginásio participa na “Final 8” mas não passa da primeira ronda, “caindo” às mãos do FC Porto (54-73).

• Portimão recebe a Festa do Basquetebol Juvenil, um dos maiores acontecimentos desportivos realizados no nosso país. A CP associa-se ao evento e transporta as diversas comitivas até ao Algarve. Em prova 72 selecções de 18 Associações do país, num total de cerca de 1300 participantes. Em termos desportivos as selecções de Coimbra ficam aquém do esperado: Iniciados Femininos (4.º lugar); Iniciados Masculinos (4.º lugar); Cadetes Femininos (6.º lugar); Cadetes Masculinos (8.º lugar).


• O Olivais recebe o Prémio Cremildo Pereira, que distingue o clube que na sua Associação tem o maior número de Minis inscritos (65 no caso do Olivais).

• Decorre em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, o 11.º Jamboree Nacional de Minibasquete. O Comité Distrital de Minibasquete da Associação de Basquetebol de Coimbra está representado por dois Minis B, Luís Afonso Gonçalves e Antónia Maria Santos, ambos da Académica.

2 comentários:

F disse...

Caro Tozé

Ao contrario do reportado,e referente ao Campeonato Distrital de Iniciados ( 2006-07 ) e tendo sido este mesmo campeonato composto por duas fases ( Fase Inicial e Fase Final ) o OFC teve duas e não uma derrota conforme vem mencionado no comentário.

Abraço

Fred

Anônimo disse...

Correcto. Na Figueira da Foz, com o Ginásio (71-70) e em Coimbra, com a PT (66-61). Mas referíamo-nos apenas ao percurso na fase final, tal como aliás fizemos para todos os outros campeonatos, e nesse caso o Olivais apenas perdeu com a PT.