quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Revista do ano: Junho

• Fernando Sousa é empossado como presidente da Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra, funções que passa a acumular com as de jogador e capitão da equipa sénior do clube.

• Com dupla vitória sobre o António Aroso, na final da prova, em Coimbra por 74-60 e no Porto por 38-56, o Olivais vence o Torneio Inter-Associações de Cadetes Femininos organizado pela Associação de Basquetebol de Coimbra.



• Com cerca de 500 participantes, entre os quais atletas e pais, a Festa da Família organizada pelo Comité Distrital encerrou com pompa e circunstância a época do Minibasquete. A beleza natural da vila da Lousã é muito apreciada por miúdos e graúdos.

• Com a presença de Oliveirense, Chamusca, Ovarense, Seixal, Porto, Gafanha e Sangalhos, o Ginásio Figueirense leva a efeito o II Torneio Rui Roxo, evocativo da morte do base e capitão de equipa prematuramente desaparecido. O troféu fica em casa, com vitória dos ginasistas, na final, sobre a Oliveirense, por 75-68.

• Termina a fase zonal do Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos, zona norte, sem que a PT, representante do distrito de Coimbra, consiga o apuramento, quedando-se pelo 6.º lugar, com 7 vitórias e 7 derrotas. O Queluz sagra-se campeão nacional. Entretanto, nas restantes fases finais nacionais, o FC Porto sagra-se campeão em Iniciados Masculinos e em Juniores B; o Coimbrões em Iniciados Femininos; e o CPN em Juniores Femininos.

• Com três triunfos consecutivos sobre o Sampaense, o Vitória de Guimarães (na foto) sagra-se campeão da Proliga e quebra assim a hegemonia do emblema de S. Paio de Gramaços, que havia vencido as três edições anteriores.

• Luís Santarino regressa à actividade e ao Olivais, uma “casa” que bem conhece, assumindo o comando da equipa sénior masculina do clube.

• No primeiro lugar na fase zonal norte, com 11 vitórias e 3 derrotas, o Infante de Montemor/Ginásio sobe ao CNB 1 e carimba o passaporte para a final nacional a disputar com o primeiro do sul. Final que vence passados poucos dias, sobre o Belenenses, por 70-69, sagrando-se assim campeão nacional do CNB 2.

• Integrado no “Programa Anual de Reciclagem de Treinadores” da Escola Nacional de Basquetebol, Cantanhede recebe o “Clinic Internacional Formação”, ao qual aderem muitos treinadores. Entre os prelectores, os nomes de Jota Cuspinera, Juan Junoy, Joseph Bordas, Augusto Araújo e Inês Peres.

• A exemplo das edições anteriores, o 7.º Torneio Internacional Dr. Valdemar Pinho constitui um êxito de referência no escalão de Minibasquete. Além das equipas anfitriãs estão presentes Académica, Anadia, FC Porto, Gafanha, Monção, PT, Sangalhos e Sil Barco Ourense


• Decorre em Paredes de Coura o 12.º Jamboree Nacional de Minibasquete. Coimbra está representada pelos Minis Miguel Vicente e Carolina Santos e pela monitora Ana Rafaela, todos do Olivais.

• Com a presença de Olivais, Académica, PT, Sporting Figueirense e Ginásio, o Comité Distrital de Minibasquete realiza uma reunião para balanço da época, que se revela muito rica em troca de opiniões e é fértil em ideias a lançar na época que se avizinha.

• Dois anos depois de o treinador ter rumado aos Açores, o Olivais anuncia o regresso de José Miguel Araújo para o comando técnico da equipa sénior feminina do clube. A notícia é muito bem recebida pela generalidade dos adeptos olivanenses.

• A olivanense Maria João Andrade participa, na Eslovénia, no “1st FIBA Europe International Basketball Camp for 15 Girls”, iniciativa integrada no Ano Europeu do Basquetebol Feminino.

• A Secção de Basquetebol do Clube PT leva a efeito o 9.º Sarau, momento que congrega a família do basquetebol do clube e onde são distinguidos aqueles que mais se destacaram ao longo do ano desportivo.

• O Pavilhão Multidesportos de Coimbra enche-se de alegria e entusiasmo ao receber o Torneio dos 120 Anos da AAC, em Minibasquete. Presentes equipas de cinco Associações diferentes: Coimbra (Académica, Clube PT e Olivais), Aveiro (Illiabum, Beira-Mar e GICA), Porto (Bolacesto e MaiaBasket), Viana do castelo (ED Viana) e Leiria (Pimpões). José Manuel Almeida, Camila, Pedro Rebelo e Fernando Sousa são homenageados no decorrer do evento.

• Benfica, Queluz e Seixal anunciam que vão participar, na próxima época, no campeonato da Proliga (os dois primeiros abandonam a Liga Profissional).

• Aos 61 anos, António Pratas morre em Lisboa vítima de doença prolongada. Desde sempre ligado ao basquetebol, modalidade que abraçou em Coimbra e no Olivais, clube pelo qual se sagrou campeão nacional de Infantis em 1962, Pratas era vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Nenhum comentário: