Entretanto desejamos a todos um excelente 2008.
BOM ANO!
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
BOM ANO
Torneios bem disputados
Os Sub-14, masculinos e femininos, deslocaram-se ao distrito de Viana do Castelo, localidade de Ponte de Lima, para competir com as congéneres de Viana, Porto e Braga. As meninas trouxeram o 1.º lugar, vencendo todos os jogos realizados, e os rapazes ficaram em 2.º lugar, tendo sido vencidos apenas pela selecção do Porto.
Os Sub-16 Femininos (na foto) jogaram em Penacova, igualmente num torneio organizado pela ABC com o apoio da autarquia local, recebendo as selecções femininas das mesmas associações. Classificaram-se na 2.ª posição, tendo sido vencidos pela selecção do Porto na final.
Os Sub-16 Masculinos (na foto) jogaram em Mira, num torneio organizado pela ABC com o apoio da autarquia local, recebendo as selecções do Porto, Viana e Santarém e tendo-se classificado igualmente em 2.º lugar, perdendo apenas na final com o Porto.
Juízes dos Conselhos de Arbitragem de Coimbra, Porto, Viana e Santarém actuaram nestes torneios, que decorreram num ambiente de competição e fair-play adequado à quadra e aos valores do desporto, em especial o desporto juvenil.
Sub-16 Femininos
Resultados
Santarém 19-22 Coimbra
Porto 33-14 Viana
Coimbra 28-21 Viana
Santarém 16-36 Porto
Coimbra 24-26 Porto
Viana 12-24 Santarém
Classificação
1. Porto
2. Coimbra
3. Santarém
4. Viana
Margarida Pimentel (Viana Castelo)
Daniela Dominguez (Porto)
Sara Oliveira (Porto)
Bárbara Cheixo (Santarém)
Carsidália Silva (Coimbra)
Resultados
Santarém 25-31 Coimbra
Porto 28-13 Viana
Coimbra 29-17 Viana
Santarém 18-26 Porto
Coimbra 33-56 Porto
Viana 44-49 Santarém
Classificação
1. Porto
2. Coimbra
3. Santarém
4. Viana
Cinco Ideal
Sandro Marino (Viana Castelo)
Renato Vidal (Santarém)
Bruno Cunha (Coimbra)
David Sequeira (Porto)
Paulo Portela (Porto)
Agenda
Ginásio-Vagos (sábado, às 18H15, no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos, em Grijó, Vila Nova de Gaia - árbitros: Luís Lopes, Pedro Rodrigues e Nelson Guimarães)
Proliga
Queluz-Sampaense (sábado, às 16H30, no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz – árbitros: Bruno Alvarinhas e Sónia Teixeira; oficiais de mesa: Joana Nina, Maria Anselmo, Carlos Carrapito e Vasco Antunes); Galitos do Barreiro-Académica (sábado, às 18H00, no Pavilhão Municipal Luís Carvalho, no Barreiro – árbitros: Pedro Rola e José Manuel Lopes; oficiais de mesa: Sílvia Caetano, Maria Serranito, Mónica Barrancos e José Cunha)
Festa de Natal da PT
Ginásio completa 113 anos
Torneio de Pedrajas de San Esteban
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Curso de Treinadores de Nível I
16, 17, 23 e 24 de Fevereiro de 2008 - das 9H00 às 13H00
1, 2, 8, 9, 15 e 16 de Março de 2008 - das 9H00 às 13H00
14 de Março de 2008 - das 20H00 às 24H00
A inscrição poderá ser feita na sede da ABC até ao próximo dia 31 de Dezembro, mediante o pagamento de 80 € e da apresentação dos seguintes documentos: 2 fotos, fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do Número de Identificação Fiscal.
Melhor base de outros tempos: Pedro Rebelo
Melhor base: Mauro Rodrigues
Revista do ano: Dezembro
• O Sport sofre a primeira derrota na deslocação a Tondela. As inúmeras queixas à arbitragem de José Ângelo (o jogo foi dirigido por um único juiz de campo) trazem de novo à baila um certo “tipo” de arbitragens locais, caseiras e tendenciosas, algo que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol prometeu combater.
• A Divisão de Desporto, Juventude e Lazer da Câmara Municipal de Coimbra leva a efeito a I Gala do Desporto de Coimbra. O basquetebol está naturalmente entre os premiados: Olivais (clube do ano); Adriano Baganha e Carlos Portugal (prestígio).
• António Santos, Bruno Cunha, Jaime Fernandes, Jéssica Almeida, Nuno Pereira, Patrícia Fidalgo e Sofia Carolina são os atletas do distrito convocados para os trabalhos das selecções nacionais, que decorrem nas férias do Natal.
• Mação recebe o XVIII All Stars Vitalis. Ao cabo de dois prolongamentos, para gáudio da numerosa assistência, que seguiu o jogo em ambiente festivo, a selecção do sul acabou por se superiorizar (117-112).
• Assinalando o Ano Internacional do Basquetebol Feminino, o Olivais leva a efeito dois torneios que envolvem equipas de Sub-14, Sub-16 e Sub-18 Femininos. Olivais e Anadia ficam com o primeiro lugar.
Revista do ano: Novembro
• Num campeonato atípico, disputado por apenas três equipas, o Olivais (na foto) sagra-se campeão distrital de Sub-20 Masculinos ao cabo da segunda de três voltas, ainda em meados do mês de Novembro (situação reveladora da escassez de competição que se depara às equipas do distrito de Coimbra).
• A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol leva a efeito o Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007, este ano em Quiaios e com a presença e prelecção de Miguel Betancor, responsável pela arbitragem na FIBA EUROPE.
Revista do ano: Outubro
• Aos 57 anos, Fausto Correia morre em Bruxelas vítima de ataque cardíaco. O malogrado político de Coimbra foi presidente da Associação Académica/Organismo Autónomo de Futebol e era actualmente presidente da mesa da Assembleia-geral do Olivais Futebol Clube.
• A Federação Portuguesa de Basquetebol “lança” a I Taça Vítor Hugo, competição destinada a todas as equipas que participam no campeonato da Liga Feminina e que homenageia um dos maiores impulsionadores do basquetebol feminino, não só como treinador mas também como jornalista. Didio Aguiar, filho de Vítor Hugo, recebe das mãos do Presidente Mário Saldanha e do Vice-presidente José Tolentino uma réplica do troféu que tem o seu nome e um quadro com a imagem da 1.ª edição da prova (na foto).
O Olivais participa, mas não atinge a final da competição (começou bem com uma vitória sobre o Esgueira, por 64-59, mas no jogo seguinte perdeu com o Vagos, por 55-59). O “caneco” acaba por rumar à Madeira, fruto do triunfo do CAB sobre a Escola de Santo André (64-44).
• Decorre em Queluz a “Final 8” do 1.º Troféu Proliga António Pratas, ao longo do qual é prestada uma homenagem ao malogrado dirigente da Federação Portuguesa de Basquetebol (a filha recebe uma cópia do troféu das mãos de Mário Saldanha). Académica e Sampaense ficam pelo caminho nos quartos-de-final, perdendo respectivamente com Física e Benfica que viriam a ser os dois finalistas com os “encarnados” a conquistarem o troféu.
• O Ginásio aposta num modelo diferente para apresentar a sua equipa profissional à cidade da Figueira da Foz. A “festa” decorre nas ruas, junto ao Casino, para gáudio da “pequenada” que se diverte com as “estrelas” às ordens de Sérgio Salvador e recebe t-shirts e bolas.
• O Comité Distrital de Minibasquete promove a Semana da MiniAtleta, que decorre em vários pontos do distrito. A presença de Ticha Penicheiro, no encerramento das actividades na Figueira da Foz, é um dos momentos mais altos e mais apreciados pelas jovens praticantes.
• O empresário conimbricense António Pereira é o único representante português no exame da FIBA, em Genebra, na Suíça. O organismo que tutela o basquetebol mundial aprova uma série de medidas, inseridas na lei H5, que visam controlar a função do empresário desportivo, pelo que o empresário de Coimbra é o único luso reconhecido pela FIBA.
Revista do ano: Setembro
• Como tem vindo a ser habitual nos últimos anos, o Olivais apresenta as diversas equipas para a nova época ao longo do 9.º Encontro de Gerações. A homenagem à equipa sénior feminina (na foto) que se sagrou campeã nacional na época 1997/98 é um dos momentos altos do evento.
• Graça Nelas regressa à presidência do Sporting Figueirense, sucedendo no cargo a Ornella Sousa. Dotar o clube de uma sede social condigna é o principal objectivo a perseguir pelo novo elenco directivo.
• Ao derrotar a Lituânia por 69-60, na final do Europeu de Basquetebol em Cadeiras de Rodas, Portugal sagra-se Campeão da Europa da Divisão C. Este feito torna-se ainda mais extraordinário pela superioridade demonstrada ao longo do certame, onde os jogadores lusos derrotam todos os adversários, terminando a prova invictos.
• Ao cabo de apenas duas semanas, José Dória e o Benfica assumem o “divórcio”. O jogador conimbricense acaba por rumar à Figueira da Foz para representar os Juniores B do Ginásio Figueirense.
Revista do ano: Agosto
• A equipa sénior do Sport Conimbricense inicia os trabalhos de preparação a 16 de Agosto. Higino Santos justifica com as seguintes frases o facto de ter começado a época tão cedo: “Basicamente é dar um sentido de rigor, querer e muito trabalho. E mostrar aos jogadores que para se conseguir algo temos que nos unir e temos que trabalhar muito”.
• O Basquetebol de Cantanhede anuncia a criação da primeira equipa sénior masculina, treinada por Diogo Amoroso Lopes e constituída por jogadores formados no clube e com residência no concelho de Cantanhede.
Revista do ano: Julho
• Com as olivanenses Filipa Freitas e Patrícia Jesus (na foto) em bom plano, a Selecção Nacional de Sub-20 Femininos “agiganta-se” e obtém a melhor participação de sempre na Divisão B do Campeonato da Europa, disputada na Lituânia. Termina a prova em 4.º lugar, com vitórias sobre a Holanda (81-72), Suiça (58-57) e Suécia (54-50).
• O Sport Conimbricense anuncia o regresso do treinador Higino Santos para comandar a equipa sénior masculina do clube. A subida ao CNB 1 é o principal objectivo a perseguir pelo grupo de trabalho.
• Com apenas oito equipas inscritas, a Liga de Clubes de Basquetebol anuncia a realização do campeonato a três voltas, uma delas em jornadas concentradas que vão percorrer vários pontos do país, em alguns casos chegando a zonas onde o basquetebol ainda está pouco implantado.
• Aos 33 anos e depois de mais uma época ao serviço do Ginásio Figueirense, clube onde nasceu para o basquetebol, José Costa decide prosseguir a sua carreira no CAB Madeira, assinando um vínculo pelo período de uma temporada.
• José Dória, formado na PT, chega a acordo com o Benfica para representar o clube lisboeta na época 2007/08.
Revista do ano: Junho
• Com dupla vitória sobre o António Aroso, na final da prova, em Coimbra por 74-60 e no Porto por 38-56, o Olivais vence o Torneio Inter-Associações de Cadetes Femininos organizado pela Associação de Basquetebol de Coimbra.
• Com cerca de 500 participantes, entre os quais atletas e pais, a Festa da Família organizada pelo Comité Distrital encerrou com pompa e circunstância a época do Minibasquete. A beleza natural da vila da Lousã é muito apreciada por miúdos e graúdos.
• Com a presença de Oliveirense, Chamusca, Ovarense, Seixal, Porto, Gafanha e Sangalhos, o Ginásio Figueirense leva a efeito o II Torneio Rui Roxo, evocativo da morte do base e capitão de equipa prematuramente desaparecido. O troféu fica em casa, com vitória dos ginasistas, na final, sobre a Oliveirense, por 75-68.
• Termina a fase zonal do Campeonato Nacional de Cadetes Masculinos, zona norte, sem que a PT, representante do distrito de Coimbra, consiga o apuramento, quedando-se pelo 6.º lugar, com 7 vitórias e 7 derrotas. O Queluz sagra-se campeão nacional. Entretanto, nas restantes fases finais nacionais, o FC Porto sagra-se campeão em Iniciados Masculinos e em Juniores B; o Coimbrões em Iniciados Femininos; e o CPN em Juniores Femininos.
• Com três triunfos consecutivos sobre o Sampaense, o Vitória de Guimarães (na foto) sagra-se campeão da Proliga e quebra assim a hegemonia do emblema de S. Paio de Gramaços, que havia vencido as três edições anteriores.
• Luís Santarino regressa à actividade e ao Olivais, uma “casa” que bem conhece, assumindo o comando da equipa sénior masculina do clube.
• No primeiro lugar na fase zonal norte, com 11 vitórias e 3 derrotas, o Infante de Montemor/Ginásio sobe ao CNB 1 e carimba o passaporte para a final nacional a disputar com o primeiro do sul. Final que vence passados poucos dias, sobre o Belenenses, por 70-69, sagrando-se assim campeão nacional do CNB 2.
• Integrado no “Programa Anual de Reciclagem de Treinadores” da Escola Nacional de Basquetebol, Cantanhede recebe o “Clinic Internacional Formação”, ao qual aderem muitos treinadores. Entre os prelectores, os nomes de Jota Cuspinera, Juan Junoy, Joseph Bordas, Augusto Araújo e Inês Peres.
• A exemplo das edições anteriores, o 7.º Torneio Internacional Dr. Valdemar Pinho constitui um êxito de referência no escalão de Minibasquete. Além das equipas anfitriãs estão presentes Académica, Anadia, FC Porto, Gafanha, Monção, PT, Sangalhos e Sil Barco Ourense
• Decorre em Paredes de Coura o 12.º Jamboree Nacional de Minibasquete. Coimbra está representada pelos Minis Miguel Vicente e Carolina Santos e pela monitora Ana Rafaela, todos do Olivais.
• Com a presença de Olivais, Académica, PT, Sporting Figueirense e Ginásio, o Comité Distrital de Minibasquete realiza uma reunião para balanço da época, que se revela muito rica em troca de opiniões e é fértil em ideias a lançar na época que se avizinha.
• Dois anos depois de o treinador ter rumado aos Açores, o Olivais anuncia o regresso de José Miguel Araújo para o comando técnico da equipa sénior feminina do clube. A notícia é muito bem recebida pela generalidade dos adeptos olivanenses.
• A olivanense Maria João Andrade participa, na Eslovénia, no “1st FIBA Europe International Basketball Camp for 15 Girls”, iniciativa integrada no Ano Europeu do Basquetebol Feminino.
• A Secção de Basquetebol do Clube PT leva a efeito o 9.º Sarau, momento que congrega a família do basquetebol do clube e onde são distinguidos aqueles que mais se destacaram ao longo do ano desportivo.
• O Pavilhão Multidesportos de Coimbra enche-se de alegria e entusiasmo ao receber o Torneio dos 120 Anos da AAC, em Minibasquete. Presentes equipas de cinco Associações diferentes: Coimbra (Académica, Clube PT e Olivais), Aveiro (Illiabum, Beira-Mar e GICA), Porto (Bolacesto e MaiaBasket), Viana do castelo (ED Viana) e Leiria (Pimpões). José Manuel Almeida, Camila, Pedro Rebelo e Fernando Sousa são homenageados no decorrer do evento.
• Benfica, Queluz e Seixal anunciam que vão participar, na próxima época, no campeonato da Proliga (os dois primeiros abandonam a Liga Profissional).
• Aos 61 anos, António Pratas morre em Lisboa vítima de doença prolongada. Desde sempre ligado ao basquetebol, modalidade que abraçou em Coimbra e no Olivais, clube pelo qual se sagrou campeão nacional de Infantis em 1962, Pratas era vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Revista do ano: Maio
• Sampaense (na foto) e Académica garantem o apuramento para o “play-off" da Proliga, respectivamente em segundo e em oitavo lugar. Sangalhos e Vitória de Guimarães são os adversários da primeira ronda, cujos jogos ditam sortes diferentes: os sampaenses seguem em frente (2-0), ao passo que os “estudantes” despedem-se da prova (0-2).
• O Olivais é considerado o Clube do Ano pelo Comité Distrital de Minibasquete, liderando o “ranking” estabelecido de acordo com os critérios definidos entre aquele órgão e os clubes do distrito que têm Minis.
• Terminam algumas fases zonais do Campeonatos Nacionais, zona norte, sem que nenhuma equipa do distrito de Coimbra consiga o apuramento para as fases finais nacionais. Juniores A: Académica (5.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas). O Barreirense sagra-se campeão nacional; Juniores B: Ginásio (6.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas);
Cadetes Femininos: Sporting Figueirense (5.º lugar, com 6 vitórias e 8 derrotas). A Escola Limiana sagra-se campeã nacional; Juniores Femininos: Académica (5.º lugar, com 6 vitórias e 8 derrotas) e Sporting Figueirense (6.º lugar, com 5 vitórias e 9 derrotas); Iniciados Femininos: Olivais (2.º lugar, com 4 vitórias e 2 derrotas); Iniciados Masculinos: Olivais (2.º lugar, com 4 vitórias e 2 derrotas).
• O Olivais garante o apuramento para a “Final 4” da Taça Nacional de Juniores B. Em Óbidos, no jogo da meia-final, perde com o Imortal por apenas um “cesto" (82-80), depois de ter estado em vantagem grande parte do tempo de jogo.
• Com a participação de cerca de 300 Minis, repartidos por 27 equipas, a PT organiza as “12 Horas de Minibasquete” que enchem o seu pavilhão de alegria e entusiasmo (e basquetebol). Além das equipas da PT estão presentes Académica, Escola de Santo André, Ginásio, Guifões, Maia, Marinhense, Núcleo de Pombal, Olivais, Pimpões e Valado de Frades.
• Com cerca de 400 participantes, realiza-se no Pavilhão Eng. Augusto Correia a 8.ª Gala do Olivais. A exemplo dos anos anteriores, trata-se de um momento de reunião e convívio de toda a família olivanense, ao longo do qual são premiados aqueles que mais se destacaram ao longo da época desportiva.
• A Ovarense vence o campeonato da Liga UZO, ao cabo de uma final disputada ao milímetro com o FC Porto. Os “vareiros” levam a melhor por 4-3.
• A Académica vence o Torneio Inter-Associações de Juniores B, organizado pela Associação de Basquetebol do Porto. Na final, disputada a duas “mãos”, os “estudantes" levam a melhor sobre a Oliveirense (vitória em Coimbra por 76-69; derrota em Oliveira de Azeméis por 72-70).
Revista do ano: Abril
• O Ginásio apura-se para o “play-off” da Liga UZO, em quinto lugar, mas fica pelo caminho logo na primeira eliminatória, perdendo os três jogos frente ao FC Porto (77-64, 82-62 e 72-98)
• A Associação Académica de Coimbra vence o campeonato universitário organizado pela Federação Académica do Desporto Universitário e garante a presença na competição internacional entre equipas universitárias.