Olá, malta !
O prometido é devido e se o Tó Zé afiançou que eu iria debitar uns "bitaites" às 3ªs feiras, pois eles cá estão !
Antes de mais, convém esclarecer: um bitaite é, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (6ª edição, de 1993) coisa nenhuma, nem sequer consta ! Já no Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores (2002), não aparece bitaite, mas sim bitate: "afirmação para contrariar a verdade; mentira; conversa para ludibriar a polícia". Existem, hoje em dia, sites e blogues sobre bitaites como, por exemplo, "O Zé Bitaite", "Olho Aberto" ou "O blog do Nando". Mais conhecido ainda, o Prof. Hernâni Gonçalves, ex-preparador físico do F.C.Porto e ex-vereador de um município do norte do país, é conhecido por Professor Bitaites !
Em suma, o que aqui se vai passar semanalmente - espero que haja matéria para tanto ! - não é nada daquilo, muito menos mentiras ou artimanhas para enganar alguém...é apenas um conjunto de afirmações que não devem ser levadas muito a sério, mas ainda assim lidas com atenção, que não obrigam ninguém a "enfiar a carapuça" (mas podem fazê-lo, se vos servir...), que pretendem tão somente lançar, de forma leve ou engraçada - haja inspiração ! - umas "bocas" sobre temas e assuntos, à volta do basquetebol. B de Basquetebol, B de Brains, como ensinava, em Coimbra, há anos atrás o Manny Gomes (lembram-se dele ?), B de Bitaite ! E porque a rubrica saiu no plural, vou entreter-vos hoje com dois.
O primeiro prende-se com outra provocação que deixei aos atletas filiados na ABC, na 6ª feira passada: o 1º quebra-cabeças. Têm de saber que os concursos, as charadas, os quebra-cabeças têm dia fixo, a 6ª feira, pelo que é nesse dia que devem estar bem atentos a eles. E isto porque prometemos prémios a quem conseguir responder correctamente a todos esses jogos e nós, o que prometemos, cumprimos !
O segundo bitaite vai direitinho aos apoiantes das equipas intervenientes num jogo, maioritariamente Pais, Familiares e Amigos. Porque não apoiam exaustivamente as Vossas Equipas, as Equipas onde jogam os V/ meninos e meninas ? Porque não gastam as energias todas a bater palmas, a gritar pelo V/ emblema, a incitar os esforçados atletas que fazem o melhor que podem e sabem e que gostam de vos ver e sentir num qualquer pavilhão ? Já pensaram como resultaria melhor se, em vez de lançarem impropérios, simpáticos mas disparatados, na direcção de dois seres humanos equipados de cinzento ("errar é humano", certo ?), tais como "ó ceguinho, abre os olhos !" (como é que um cego vai abrir os olhos ?!?!), "não vês um boi à tua frente !" (e como poderia ver, se ele acompanha jogos de miúdos...) seguissem o exemplo dos Vossos herdeiros que, no final dos jogos, em fila indiana, cumprimentam os seus adversários, com ou sem sorriso nos lábios, seja qual for o resultado final e a diferença pontual ! Vamos seguir os (bons) exemplos da miudagem !!!
É que no jogo de basquetebol participam, desejavelmente, três equipas e todas elas merecem o nosso respeito e admiração, porque o pensamento que se aplica às duas que pelejam durante 40 minutos, é igualmente válido para a 3ª: mais vale estarem ali, a correr uns atrás dos outros, a suar as estopinhas, a lançar ao cesto, a defender um emblema, uma causa ou uma paixão...do que sentados à mesa do café, a beber ou a fumar e a lançar...BITAITES !
Boa semana, melhores bitaites e atenção aos "quebra-cabeças" !!!
Um comentário:
" A Liga dos Ultimos Bitaiteiros "
Atenção que isto nao tem nada a ver com aquele programa ( hilariante de resto ) chamado Liga dos Últimos onde um tal de Prof. Bitaites tem uma intervenção digna dos Monty Python, mas sim para o segundo bitaite lançado aqui pelo JM em particular na parte que toca aos bitaites que, por demasiadas vezes é certo,sao lançados em direcção a uma das tres equipes identificadas como fazendo parte integrante de um jogo de basquetebol.
Nada mais de acordo JM. Deixe-mos essa coisa dos bitaites para os profissionais do Bitaite, actividade de resto em franca expansão no nosso país.
Mas como amador do Bitaite ( assumo reconhecidamente ) apenas uma consideração para que nao fiquem dúvidas em quem lê os posts aqui deixados. e para isso, cito ( control C / control V ) um outro "bitaite " aqui exposto na rubrica "Alto e Baixo "
Baixo
↓ Arbitragens caseiras –
Felizmente, por cá, os nossos árbitros não caem na tentação de “inclinar” os campos a favor das equipas do distrito. Não deixa de ser ingrato, por vezes, quando essas equipas sentem o “peso” das arbitragens quando jogam fora e depois, em casa, as coisas são iguais para os dois lados. Mas esse é, sem dúvida, um dos melhores elogios que podemos fazer aos juízes de campo filiados na Conselho de Arbitragem Distrital da Associação de Basquetebol de Coimbra. É salutar que assim continuem. É preciso é acabar com as arbitragens caseiras que continuam a verificar-se em determinados pavilhões do país, onde “ninguém passa”, como este fim-de-semana voltou a verificar-se (a fazer fé nos ecos que nos chegaram, carregados pela revolta e indignação que situações deste género sempre acarretam). A Associação de Basquetebol de Coimbra deve estar atenta e “defender” os clubes seus filiados, até “às últimas”, neste tipo de situações (sabemos que já o fez noutras ocasiões; cremos que deve fazê-lo sempre). O Conselho de Arbitragem da Federação deve fazer aquilo a que se comprometeu, perante os clubes e perante os diversos agentes da modalidade, nomeadamente em entrevistas que são públicas, e acabar de vez com este tipo de arbitragens que conduzem a resultados falseados e que nada abonam a favor da verdade desportiva e muito menos do basquetebol. Urge que o faça! 0 Pontos
(Foi longa a copia mas era o que estava escrito )
Bom, em que ficamos sobre os "Bitaites "?
Será que o campo das virtudes se limita à mesa onde eu e os meus amigos tomamos café? Será isto apenas um "bitaite " de chocolate com sabor a caramelo ou será que afinal os outros bitaites ( os tais simpáticos mas disparatados ) têm razão de ser ?
Aparentemente e pelo que foi "debitaitado" não são tão irracionais como aparentam!
De resto, existem até "estórias" conhecidas onde o "bitaitado" ( o que recebe bitaites ) se transformou em "bitaitante " ( o que envia / emite bitaites)o que prova..que, até na história dos bitaites isto já não é como era antigamente!
Um abraço esperando que outros bitaites inteligentes possam ser bitaitados ainda que de uma forma menos doce.
F
Postar um comentário