quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Noite de basquete

Hoje há basquete no Pavilhão dos Olivais. Apesar de serem cada vez mais raros, normalmente os jogos disputados à noite atraem muito público. É isso que se espera no confronto que hoje opõe Olivais e Sampaense, importante na corrida pelo título distrital de Juniores A (às 21H30, com arbitragem de Diogo Morais e Nuno Borges).
Até ao momento as duas equipas registam percursos diferentes, o Olivais com uma vitória em casa da Académica (54-73) e o Sampaense com uma derrota caseira ante a Académica (28-77). Mas os sampaenses têm três jogadores da equipa principal que podem jogar neste escalão e, se "equiparem" no jogo de hoje, conferirão ao conjunto qualidade e competitividade superiores. Em qualquer dos casos, no entanto, o Olivais tem uma palavra a dizer, não só por jogar em casa mas também porque tem igualmente vários jogadores que alinham na equipa sénior e que, assim, têm vindo a adquirir maior ritmo competitivo. Um bom jogo em perspectiva.

"Futurobasquete"

"Durante vários anos, e com enorme prazer, trabalhei como treinador neste escalão. Mais tarde comecei a treinar Iniciados e a época passada acabei por treinar Cadetes. De todos os escalões de que fui treinador o mais importante foi o Minibásquete e não se pense que foi pela minha capacidade de intervenção como treinador na evolução dos atletas, mas sim pela importância que reconheço ao trabalho que todos lá fazíamos!
Para mim o Minibásquete tem duas funções FUNDAMENTAIS na organização de um clube:
1- Captação do maior número possível de crianças para a prática do basquetebol. Fracos ou muito bons, altos ou baixos, gordos ou magros, todos são importantes e úteis! O essencial é serem muitos e que gostem de 'bater com a bola no chão e lançar ao cesto'! São estas crianças que vão ser o futuro do clube e que têm de ser acarinhadas. Quando se falha no recrutamento de jogadores a este nível então, salvo algum milagre, o clube pode-se preparar para ter más equipas de Iniciados, Cadetes,... E equipas fracas originam desmotivação quer para dirigentes, quer para treinadores ou jogadores, podendo ser o principio do fim... É por esta razão que quando vou a um pavilhão e vejo equipas de crianças com poucos jogadores acho que o clube em causa está em decrescendo... A imagem que eu gosto de ver no 'futurobasquete' é a de muitos 'putos' a correrem e a sorrirem! Só isto!
2 - Formação de enquadramento humano. O Minibásquete (à excepção da figura do coordenador) deve ser constituído por treinadores jovens com potencial para orientarem equipas mais velhas a curto/médio prazo. Quando, por qualquer motivo, se chega à conclusão que o treinador não tem perfil para evoluir, aprender e vir a treinar outros escalões então este deve ser convidado a sair ou colocado noutras funções. Treinador de Minibásquete tem que ser 'futurotreinador' para que possa suprir carências futuras do clube, de outra forma não faz sentido o investimento a fazer nele! Paralelamente seccionistas e dirigentes devem começar a ser recrutados nesta fase, para que quando a equipa subir de escalão a possam acompanhar, já com noções nesta área.

Agora reparem no que vamos ter ao fim de algum tempo se conseguirmos cumprir estes dois pontos: jogadores, treinador e seccionista! Uma verdadeira equipa capaz de trazer motivação e muita alegria a todos os elementos que compõem um clube... Não tenho dúvidas que o Minibásquete é o alicerce de qualquer clube com ambição, por isso há que não esquecer que sem 'futurobasquetebol' não há basquetebol de qualidade, por isso há que apostar nele."

Artigo de opinião de Tiago Órfão, publicado no portal da FPB em www.fpb.pt

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista a Paulo Cunha, psicólogo da selecção nacional de Seniores Masculinos

Breves sobre o arranque da Liga Feminina e a participação de Ticha Penicheiro na semana da MiniAtleta

Resultados e Classificações

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Agenda

Taça de Portugal Masculina
Sampaense-Sanjoanense (quinta-feira, às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços – arbitragem de Sérgio Adegas e Daniel Costa)

2.ª Divisão Feminina
Olivais/B-Unidos do Tortosendo
(quinta-feira, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Diogo Morais e José Lopes)

Distrital de Sub-20 Masculinos
Olivais-Sampaense
(quarta-feira, às 21H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Diogo Morais e Nuno Borges)

Distrital de Sub-16 Masculinos
Olivais/A-Ginásio (quinta-feira, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Diogo Morais e Nuno Borges)

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Sport supera Atómicos

"Caros amigos, defrontámos esta tarde a forte equipa do Atómicos tal como estava anunciado. Foi um jogo muito emotivo e com alguns momentos de bom Basquetebol. Duas das melhores equipas desta série jogaram um jogo muito equilibrado onde nenhuma das equipas conseguiu uma vantagem superior a 8 pontos. Jogo intenso, algo físico mas sempre com um enorme fairplay presente em campo, apesar de, aqui e ali, uma ou outra falta mais dura de parte a parte ter aparecido. Ao intervalo o Atómicos vencia por 4 pontos de diferença. No 3º período a nossa equipa entrou muito determinada e com um parcial de 10-0 deu a volta ao resultado e terminou o período a vencer por 8 pontos de diferença! No 4º período conseguimos sempre manter uma distância dentro desses 8 pontos mas alguns triplos do Atómicos (4, um dos quais com falta) aproximou o resultado. No entanto, o querer e garra dos nossos atletas permitiu uma vitória muito sofrida e, também por isso, extremamente saborosa.
De realçar a valia desta equipa do Atómicos com excelentes jogadores e um grande fairplay. Os nossos desejos de um bom campeonato para eles! Aos que nos apoiaram durante o jogo o nosso muito obrigado! Apareçam sempre! Fazem muita falta!S P O R T... SPORT SPORT SPORT!!!"


domingo, 28 de outubro de 2007

Resultados

Liga UZO
Barreirense 66-84 Belenenses
Ginásio 66-78 FC Porto
CAB Madeira 74-85 Ovarense
Vagos 67-56 Lusitânia

Proliga
Maia 53-79 Queluz
Sampaense 86-77 Académica
Seixal 66-68 Sangalhos
Benfica 74-73 AngraBasket
Esgueira 86-55 Vila Pouca
Física 85-61 Galitos do Barreiro
Atlético 76-93 Vitória de Guimarães
Illiabum 87-80 Sampaense
Sangalhos 71-81 Física
Queluz 72-68 Atlético
Galitos do Barreiro 64-78 Esgueira
Seixal 63-57 AngraBasket
Académica 40-66 Benfica
Vila Pouca 69-71 Maia

CNB 1
Olivais 39-62 Barcelos
Infante de Montemor/Ginásio 79-76 D. Póvoa
Sanjoanense 63-54 UTAD
Vale Cambra 52-61 Gaia

CNB 2
Sport 77-72 Atómicos
ACERT 93-29 Cantanhede
Lousanense 62-83 Gumirães
Académico de Viseu 67-86 Gafanha

2.ª Divisão Feminina
Torres Novas 61-43 ACERT
Lousanense 25-61 Académica
Olivais/B 66-45 Sporting Figueirense

Distrital de Sub-20 Masculinos
Académica 54-73 Olivais

Distrital de Sub-19 Femininos
Olivais 56-69 PT
BC Lis 28-69 Académica
Sporting Figueirense 74-66 Núcleo de Pombal

Distrital de Sub-18 Masculinos
PT 84-28 Lousanense
Olivais 70-76 Académica
Ginásio 100-35 Cantanhede

Sub-16 Femininos
PT 81-88 Sporting Figueirense
Olivais 72-24 Infante de Montemor

Distrital de Sub-16 Masculinos
Sampaense 33-75 PT
Olivais/B 46-70 Olivais/A
Académica 41-58 Ginásio

Sub-14 Femininos
PT 32-85 Académica
Sporting Figueirense/A 99-22 Cantanhede
Núcleo de Pombal 24-63 Olivais

Sub-14 Masculinos
Olivais/A 58-76 Ginásio/A
Académica 51-63 PT/A

Jogo grande no Multidesportos de Coimbra

Os grandes jogos de basquetebol estão de regresso a Coimbra. A contar para a 4.ª jornada da Proliga, Académica e Benfica vão estar frente a frente no Pavilhão Multidesportos, a partir das 17H30. Nas jornadas já disputadas, "estudantes" e "encarnados" tiveram registos totalmente opostos: duas derrotas para a Académica (Illiabum e Sampaense); três triunfos para o Benfica (Galitos do Barreiro, Sangalhos e AngraBasket). Seja como for trata-se de um jogo que promete e ao qual o público conimbricense se prepara para aderir. As entradas são livres!

Treinador de outros tempos: Alberto Martins

Resultado do inquérito: Quem foi o melhor treinador em actividade no distrito?

Total de participantes: 123

Alberto Martins: 32 (26%)
Carlos Portugal: 17 (13%)
Apolino Teixeira: 14 (11%)
Alfredo Robalo: 13 (10%)
Adriano Baganha: 12 (9%)
Outro: 35 (28%)

Treinador de Seniores: Norberto Alves

Resultado do inquérito: Quem é o melhor treinador de Seniores em actividade no distrito?

Total de participantes: 139

Norberto Alves: 62 (44%)
Jorge Dias: 20 (14%)
Sérgio Salvador: 15 (10%)
Luís Santarino: 15 (10%)
José Miguel Araújo: 8 (5%)
Outro: 19 (13%)

Treinador de Formação: Pedro Rebelo

Resultados do inquérito: Quem é o melhor treinador de formação em actividade no distrito?

Total de participantes: 164

Pedro Rebelo: 43 (26%)
Rui Dengucho: 34 (20%)
Cristina Viegas: 24 (14%)
José Eduardo Patrão: 12 (7%)
Valdemar Ferreira: 9 (5%)
Outro: 42 (25%)

Agenda de domingo

Proliga
Académica-Benfica (domingo, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Paulo Pereira e Jorge Cabral)

CNB 1
Infante de Montemor/Ginásio-Desportivo da Póvoa (domingo, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho – arbitragem de Paulo Fidalgo e Catarina Teixeira)

CNB 2
Pombal-Naval (domingo, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Pombal – arbitragem de Arne Bossen e Ana Jordão)

2.ª Divisão Feminina
Olivais/B-Sporting Figueirense (domingo, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias)

Distrital de Sub-14 Masculinos
Olivais/A-Ginásio/A (domingo, às 9H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Diogo Morais e Gonçalo Punza); Académica-PT/A (domingo, às 9H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Tiago Neves)

Distrital de Sub-14 Femininos
PT-Académica (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Pedro Simões); Núcleo de Pombal-Olivais (domingo, às 11H00, no Pavilhão Municipal de Pombal – arbitragem de Celso Casinha e Ana Oliveira); Sporting Figueirense/A-Cantanhede (domingo, às 11H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques)

Distrital de Sub-16 Masculinos
Académica-Ginásio (domingo, às 11H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Tiago Neves)

Distrital de Sub-16 Femininos
PT-Sporting Figueirense (domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Pedro Simões); Olivais-Infante de Montemor (domingo, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Daniel Costa e Nuno Albuquerque)

Distrital de Sub-18 Masculinos
Ginásio-Cantanhede (domingo, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de Pedro Miguel Dias e José Lopes)

Distrital de Sub-20 Masculinos
Académica-Olivais (domingo, às 15H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Daniel Costa e Diogo Morais)

sábado, 27 de outubro de 2007

Luís Fernandes e Rúben Ribeiro de regresso

Boa notícia para o grupo de trabalho do Olivais, muito especialmente para os treinadores Luís Santarino e Fernando Melo. E para os adeptos olivanenses, desejosos da primeira vitória caseira na presente época. Luís Fernandes e Rúben Ribeiro, dois dos bases da equipa que têm estado lesionados, já vão poder dar o seu contributo ao conjunto no jogo de hoje, frente ao Basquete de Barcelos (marcado para as 17H00, no Pav. Eng. Augusto Correia, em Coimbra). Dois regressos que se saúdam!

O basquetebol na imprensa regional

Antevisão do jogo Olivais Coimbra-Basquete de Barcelos

Antevisão do jogo Infante de Montemor/Ginásio-Desportivo da Póvoa

Rui Pedro no plantel dos Atómicos

Hoje, às 17H30, no Pavilhão da Palmeira, vão estar frente a frente Sport e Atómicos, duas equipas apostadas na subida ao CNB 1. Trata-se de um jogo aguardado com muita expectativa, entre dois dos líderes da prova (o Gumirães segue igualmente na frente), e que oferece ainda aos espectadores o aliciante de poderem ver em acção o "veterano" Rui Pedro, jogador formado na Naval 1.º de Maio, da Figueira da Foz, e que representou FC Porto, Beira Mar, Illiabum, Gaia, Galitos de Aveiro e Esgueira.

Dupla jornada na Proliga

A dupla jornada do campeonato da Proliga teve ontem início com o jogo Illiabum-Sampaense (87-80), antecipado da 4.ª jornada. Hoje, referentes à 3.ª jornada, disputam-se os jogos Sampaense-Académica (16H00), Seixal-Sangalhos (16H00), Física-Galitos do Barreiro (16H00), Atlético-Vitória de Guimarães (17H30), Maia-Queluz (16H30), Benfica-AngraBasket (16H30) e Esgueira-Vila Paouca de Aguiar (18H00). Amanhã joga-se a 4.ª ronda da prova, com os encontros Seixal-AngraBasket (14H30), Queluz-Atlético (17H00), Vila Pouca de Aguiar-Maia (17H00), Galitos do Barreiro-Esgueira (17H00), Sangalhos-Física (17H30) e Académica-Benfica (17H30).

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Em casa para ganhar

O Clube Infante de Montemor/Ginásio recebe no próximo domingo um dos líderes da prova, o Desportivo da Póvoa, que até ao momento venceu todos os jogos disputados: Olivais (80-59), Sanjoanense (77-78) e Guifões (81-75). Os montemorenses ainda não venceram fora (derrotas com União da Madeira e Gaia, respectivamente por 79-76 e 78-65), mas em casa foram superiores no confronto com o Basquete de Viana (84-70). E é na senda das vitórias caseiras que pretendem manter-se, agora na recepção aos poveiros, no jogo marcado para domingo, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, com arbitragem de Paulo Fidalgo e Catarina Teixeira (dupla de Aveiro).

Visita do líder

Já com o novo reforço em campo, o Olivais averbou a primeira vitória na zona norte do CNB 1, no passado sábado, no recinto da UTAD (56-61). Agora, na recepção ao Basquete de Barcelos, líder invicto da prova (vitórias sobre Vale de Cambra, UTAD e União da Madeira), o sérvio Marko Zarkovic (na foto) volta a ser um dos trunfos a utilizar pela dupla técnica olivanense constituída por Luís Santarino e Fernando Melo. A recepção aos barcelenses está marcada para amanhã, às 17H00, no Pav. Eng. Augusto Correia, com arbitragem de Rui Belo e André Santos (dupla de Aveiro).

“Duelo” de líderes na Palmeira

O “velhinho” Pavilhão da Palmeira recebe amanhã um dos jogos mais aguardados do CNB 2, zona centro, entre duas equipas que assumem a subida de divisão como objectivo a perseguir. Sport e Atómicos entraram muito bem na prova: os conimbricenses levaram a melhor sobre Académico de Viseu (46-91) e Lousanense (105-45); a novel formação de Oliveira do Bairro venceu o Basquete de Pombal (42-77) e o Académico de Viseu (101-40).
Nos bancos vão estar dois treinadores (nas fotos) que têm um percurso muito ligado à formação: Higino Santos (Sport) e Paulo Brinca (Atómicos).
O “duelo” de líderes está marcado para as 17H30 de sábado, no Pavilhão da Palmeira, em Coimbra, com arbitragem de Nuno Borges e Tiago Neves.

Derbies na 2.ª Divisão Feminina

A segunda jornada do “Nacional” da 2.ª Divisão Feminina, zona centro/norte, é marcada pela realização de dois derbies distritais. Independentemente dos distintos objectivos com que os quatro emblemas do distrito de Coimbra se abalançaram a esta competição, são sempre jogos rodeados de maior expectativa e abordados com redobrado entusiasmo pela generalidade dos intervenientes, e aos quais o público acorre em maior número.
Jogos: Lousanense-Académica (sábado, às 20H15, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Diogo Morais e José Lopes); Olivais/B-Sporting Figueirense (domingo, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Agenda

Liga Uzo
Ginásio-FC Porto
(sábado, às 17H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de Sérgio Silva, Pedro Rodrigues e Paulo Marques)

Proliga
Illiabum-Sampaense
(sexta-feira, às 21H00, no Pavilhão Municipal de Ílhavo – arbitragem de Luís Lopes e Rui Fernandes); Sampaense-Académica (sábado, às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços – arbitragem de Nuno Monteiro e Ivo Rosário); Académica-Benfica (domingo, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Paulo Pereira e Jorge Cabral)

CNB 1
Olivais-Barcelos (sábado, às 17H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Rui Belo e André Santos); Infante de Montemor/Ginásio-Desportivo da Póvoa (domingo, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho – arbitragem de Paulo Fidalgo e Catarina Teixeira)

CNB 2
Sport-Atómicos (sábado, às 17H30, no Pavilhão da Palmeira, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Tiago Neves); Lousanense-Gumirães (sábado, às 17H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Diogo Morais e José Lopes); ACERT-Cantanhede (sábado, às 21H00, no Pavilhão Municipal de Tondela – arbitragem de António Moitas e José Ângelo); Pombal-Naval (domingo, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Pombal – arbitragem de Arne Bossen e Ana Jordão)

2.ª Divisão Feminina
Lousanense-Académica
(sábado, às 20H15, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Diogo Morais e José Lopes); Olivais/B-Sporting Figueirense (domingo, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – arbitragem de Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias)

Distrital de Sub-14 Masculinos
Olivais/A-Ginásio/A
(domingo, às 9H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Diogo Morais e Gonçalo Punza); Académica-PT/A (domingo, às 9H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Tiago Neves)

Distrital de Sub-14 Femininos
PT-Académica (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Pedro Simões); Núcleo de Pombal-Olivais (domingo, às 11H00, no Pavilhão Municipal de Pombal – arbitragem de Celso Casinha e Ana Oliveira); Sporting Figueirense/A-Cantanhede (domingo, às 11H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques)

Distrital de Sub-16 Masculinos
Sampaense-PT
(sábado, às 18H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços – arbitragem de João Medeiros e Pedro Filipe Dias); Académica-Ginásio Figueirense (domingo, às 11H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Tiago Neves)

Distrital de Sub-16 Femininos
PT-Sporting Figueirense
(domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Pedro Simões); Olivais-Infante de Montemor (domingo, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Daniel Costa e Nuno Albuquerque)

Distrital de Sub-18 Masculinos
PT-Lousanense (sábado, às 17H30, no Pavilhão da PT – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Olivais-Académica (sábado, às 21H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem Nuno Albuquerque e Nuno Borges); Ginásio-Cantanhede (domingo, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de Pedro Miguel Dias e José Lopes)

Distrital de Sub-19 Femininos
Olivais-PT (sábado, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Nuno Albuquerque e Tiago Neves); BC Lis-Académica (sábado, às 18H30, no Pavilhão da carreira – arbitragem de Arne Bossen e Celso Casinha); Sporting Figueirense-Núcleo de Pombal (sábado, às 21H30, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de Pedro Simões e Nuno Marques)

Distrital de Sub-20 Masculinos
Académica-Olivais (domingo, às 15H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Daniel Costa e Diogo Morais)

CAB e ESSA voltam a defrontar-se

"CAB MAdeira e GDESSA/Barreiro/Tley encontram-se no próximo domingo, pelas 17H00, no Pavilhão Municipal do Samouco, para jogarem mais um duelo entre si. Desta feita é a Supertaça Feminina que está em jogo e, na história da competição, esta é a segunda vez que as duas equipas se defrontarão para decidir o troféu. Se o palmarés de vitórias na competição corre a favor das madeirenses, que já ergueram a Supertaça por 5 vezes, também é verdade que o GDESSA disputou dois jogos decisivos e venceu ambos. Em caso de vitória o CAB isola-se na tabela de vencedores, com 6 vitórias. Será mais um capítulo no já longo rol de encontros entre estas duas formações, que ainda na semana passada se defrontaram em Vagos, na final da 1.ª Taça Vitor Hugo, com claro triunfo das insulares (64-44).
Não perca, no Samouco, dia 28!

Lista de Vencedores:
1985/86 - CIF
1986/87 - Algés
1987/88 - CIF
1988/89 - CIF
1989/90 - Estrelas da Avenida
1990/91 - Estrelas da Avenida
1991/92 - Estrelas da Avenida
1992/93 - Estrelas da Avenida
1993/94 - União de Santarém
1994/95 - Estrelas da Avenida
1995/96 - CAB Madeira
1996/97 - CAB Madeira
1997/98 - União de Santarém
1998/99 - Olivais Coimbra
1999/00 - CAB Madeira
2000/01 - Desportivo da Póvoa
2001/02 - Santarém Basket
2002/03 - Santarém Basket
2003/04 - CAB Madeira
2004/05 - GDESSA
2005/06 - GDESSA
2006/07 - CAB Madeira

Totais: Estrelas da Avenida e CAB Madeira (5 vitórias); União de Santarém/Santarém Basket (4 vitórias); CIF (3 vitórias); GDESSA (2 vitórias); Algés, Desportivo da Póvoa e Olivais Coimbra (1 vitória)"

Retirado do portal da FPB (
www.fpb.pt)

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Ovarense-Ginásio com share acima da média

"A partida entre a Ovarense Aerosoles e o Casino Figueira Ginásio, da 1.ª jornada da Liga, obteve um share de audiência televisiva de 5,6%, valor que ficou acima da média diária de domingo, na RTP2. Mais uma vez, o basquetebol assume-se como "produto" impulsionador das audiências do segundo canal da RTP, mostrando também que, desde o arranque da época 2007/08, o campeonato profissional da LCB é seguido com interesse pelos adeptos da modalidade. Os números divulgados pela Marktest revelam que, entre as 16h30 e as 19 horas de domingo, período em que foi transmitido o encontro entre a Ovarense Aerosoles e o Casino Figueira Ginásio, a RTP2 obteve 5,6% de share (percentagem da audiência de um canal relativamente à audiência do total de televisão) e 1,1% de rating (taxa média de audiência).Durante todo o dia do jogo, o segundo canal da estação pública de televisão conseguiu uma média de 5,4% de share, ou seja, o basquetebol da LCB conseguiu estar acima da média diária da RTP2, o que é revelador do elevado interesse que está a gerar a edição 2007/08 da Liga profissional."

Retirado do site da Liga de Clubes de Basquetebol (www.lcb.pt)

Blogue da PT regista 100 mil visitas

O blogue da PT Coimbra, em http://www.basquetebolclubept-coimbra.blogspot.com/, atingiu hoje as 100 mil visitas. Criado em Setembro de 2006, tem sido um espaço de divulgação, informação e troca de opiniões, virado não só para a família PT mas também, de uma forma geral, para a comunidade do basquetebol conimbricense e nacional. Está de parabéns o Clube PT Coimbra, não só pelo bonito registo de 100 mil visitas, mas também por ter sido um dos primeiros a perceber a importância e o alcance deste novo meio de comunicação.

O basquetebol na imprensa regional


Entrevista a Gaspar da Silva, Comissário da FPB

Resultados e Classificações

Breves sobre a Semana da MiniAtleta, os novos estrangeiros do Olivais e o ingresso de Jéssica Almeida no Centro de Treino de Calvão

Votação decorre até amanhã

Decorre até amanhã a votação para os prémios a serem atribuídos na Gala da Confederação do Desporto de Portugal. A selecção nacional de basquetebol, que "brilhou" no EuroBasket 2007, é uma das candidatas a Equipa do Ano. Pode votar em http://galacdp.sapo.pt/.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O basquetebol na imprensa regional


Crónica do jogo Ovarense-Ginásio (1.ª jornada da Liga Uzo)

Crónica do jogo AngraBasket-Sampaense (2.ª jornada da Proliga)

Crónica do jogo Gaia-Infante de Montemor/Ginásio (3.ª jornada do CNB 1)

O basquetebol na imprensa regional


Crónica do jogo Académica-Illiabum (2.ª jornada da Proliga)

Entrevista de Graça Nelas ao Semanário Desportivo do Centro


Graça Nelas quer uma nova sede social para o Sporting Figueirense

“Actual ‘casinha’ é ‘vergonhosa’para o clube…”


As eleições para os corpos gerentes do Sporting Figueirense realizaram-se há cerca de uma mês. Graça Nelas, actual presidente da Direcção, elege a nova sede social do clube como o principal objectivo a atingir.

Semanário Desportivo do Centro (SDC) - Como surgiu a possibilidade de regressar à presidência do Sporting Figueirense?
Graça Nelas (GN) -
Não estava nada a contar em regressar ao clube neste momento, mas essa possibilidade acabou por ser real uma vez que a anterior presidente teve de se ausentar para o estrangeiro, por questões de trabalho. Não é fácil encontrar quem queira estar à frente de um clube e eu acabei por aceitar, nem que seja por pouco tempo. Há tempos tinha deparado com o vandalismo de que tem sido alvo a nossa Casa Abrigo, que me chocou bastante, e considerei que “pegando” outra vez no clube poderia ajudar a debelar essa situação.

SDC - Nos dias de hoje é preciso ter coragem para assumir a presidência de um clube desportivo…
GN -
De facto é preciso ter alguma coragem, mesmo num clube pequeno como o Sporting Figueirense. Digo pequeno porque hoje não pode ser grande. Já tivemos muitas modalidades, mas dado o espaço reduzido que temos e o facto de não existir um Pavilhão Municipal na Figueira da Foz, dedicamo-nos apenas ao basquetebol feminino, ao cicloturismo e ao campismo. Os apoios são pouquíssimos. A Câmara apoia, é certo, mas dadas as dificuldades por que também passa, nem sempre as verbas nos chegam na hora em que mais precisamos delas. Vamos sobrevivendo com o pedir do dia-a-dia e com a carolice de algumas pessoas que gostam do clube. Não é fácil…

SDC - É um desafio que aceita por espírito de missão e porque sente o emblema?
GN -
Sim, com espírito de missão. E é engraçado porque eu não sou sportinguista, sou benfiquista quase ferrenha. Mas a minha filha começou a jogar no Sporting Figueirense ainda pequenina e eu como mãe acompanhava sempre a equipa. Desde aí fiquei sempre muito “agarrada” ao clube e, por exemplo, como disse no início, ver a Casa Abrigo vandalizada foi para mim uma dor muito grande. Podia não ligar, mas achei que devia regressar para, dentro das nossas possibilidades e de algumas pessoas que nos ajudam, tentar reabilitar aquele espaço. Aceitei o desafio de estar novamente à frente do clube também porque tenho bons colaboradores. Todos juntos cá vamos “remando contra a maré”.

SDC - Como encontrou o clube?
GN -
Não se pode dizer que o Sporting esteja numa situação muito má. Da outra vez, sim, encontrei o clube muito mal, bem pior do que agora, inclusivamente com processos a decorrerem nos tribunais. Agora não acontece isso, embora as coisas também não estejam totalmente bem. Mas se os compromissos camarários que estão assumidos com o clube nos chegarem a tempo e horas, devagarinho lá vamos caminhando. O problema são os atrasos, especialmente quando se verificam em alturas como a que estamos a viver, de inscrições de atletas e treinadores, com as quais despendemos muito dinheiro. O aluguer de pavilhões também leva uma boa quota-parte do nosso orçamento e quando os subsídios não nos chegam às mãos tornam o nosso dia-a-dia muito complicado. Há protocolos estabelecidos com as escolas, mas mesmo assim temos que pagar mensalmente e não é tão pouco como isso. São umas boas centenas…

SDC - Em suma, encontrou as dificuldades próprias de um clube e que o Sporting Figueirense também sente?
GN -
Sim. Mas são dificuldades que poderemos reduzir se a Câmara nos apoiar e se conseguirmos recolher novos apoios e novos colaboradores. Devagarinho vamos lá, porque não ao nosso sonho maior, que é termos uma nova sede, ou uma casa antiga, que possamos remodelar aos poucos (a Câmara tem tantas por aí abandonadas…), ou um terreno pequeno para construirmos. Por vezes é mais fácil conseguirmos apoios em materiais do que propriamente em dinheiro, e esse pode ser um dos caminhos a seguir.

SDC - Em relação à Câmara, já há contactos nesse sentido?
GN -
Não há ainda. Assumi a presidência há pouco tempo e ainda não houve oportunidade para solicitar uma reunião com a Câmara Municipal. Mas a nova sede é um dos objectivos do meu mandato e vamos dar os passos necessários para que se torne realidade. No anterior mandato vivi precisamente a acção de despejo do Sporting Figueirense. Depois de ser eleita tive quinze dias para retirar da anterior sede todo o espólio do clube. Valeu-nos o Ginásio e a Escola Prática de Serviços de Transportes, que nos emprestaram instalações para guardarmos as nossas coisas. Entretanto surgiu esta “casinha” pequena onde ainda hoje estamos, insignificante e até “vergonhosa” para um clube com a idade e o historial do Sporting Figueirense. Um clube que está a poucos anos de ser centenário deve ter instalações condignas para os seus associados e para acomodar o espólio de dezenas de anos ao serviço do desporto.

SDC - Além deste grande objectivo a que se referiu, que outros pretende a sua Direcção concretizar?
GN -
Sobretudo manter a projecção que o basquetebol feminino tem no clube e na cidade e melhorar o que temos vindo a fazer, proporcionando cada vez melhores condições às muitas praticantes que temos, desde as Minis às Seniores. Temos muito orgulho por ser o Sporting Figueirense um dos clubes do distrito que faz melhor formação no basquetebol feminino. Pena é que não tenhamos o seguimento e que depois de as meninas acabarem a sua formação no Sporting venham os clubes “que podem” buscá-las, muitas também porque vão para a Universidade e é-lhes mais fácil jogarem noutras cidades. Gostaríamos muito de subir à 1:ª Divisão, mas para isso também é preciso dinheiro. Se não for este ano, voltaremos a tentar para o ano porque é uma meta importante para servir de incentivo às atletas mais novas, uma vez que quem pratica a modalidade gosta sempre de atingir patamares mais altos.

-------

À atenção da Câmara Municipal

Porque não um pavilhão municipal na Figueira da Foz?


A dada altura da conversa com o Semanário Desportivo do Centro, Graça Nelas chamou a atenção para o “handicap” que constitui para os clubes da cidade o facto de a Figueira da Foz não ter um pavilhão municipal. “A Figueira tem terrenos”, lembra a presidente do Sporting Figueirense, frisando que essa obra
“iria beneficiar todos os clubes de basquetebol, muito especialmente aqueles que não têm pavilhão próprio, casos do Sporting e da Naval 1.º de Maio, e poderia também servir a actividades de outros clubes e instituições, tal como acontece noutras terras bem mais pequenas do que a Figueira da Foz. Sei que é caro, construir e manter, mas é um investimento que a Câmara deveria fazer”.

---

Corpos gerentes eleitos a 20 de Setembro

Graça Nelas de regresso à presidência

Foram eleitos no passado dia 20 de Setembro os novos corpos sociais do Sporting Figueirense. Graça Nelas sucede a Ornella Sousa na presidência da Direcção, liderando o novo elenco directivo:
Direcção – Graça Nelas (presidente); José Eduardo Patrão (vice-presidente); Jorge Oliveira (secretário); Jorge Louro (tesoureiro); Ana Pires, Fábio Ferreira, Elisa Miguéis, Oriana Cação e Paulo Gil (vogais); Ornella Sousa (1.º suplente); Graça Lourenço (2.º suplente).
Conselho Fiscal – Dr. Luís Vieira (presidente); João Rola (secretário); Ângelo Pereira (relator); Carlos Ramos (1.º suplente); Alfredo Reis (2.º suplente).
Mesa da Assembleia-geral – Eng. Daniel Santos (presidente); Jorge Girão (vice-presidente); José Santos (1.º secretário); Pedro Ribeiro (2.º secretário).

Entrevista de Carlos Barroso ao Semanário Desportivo do Centro


Carlos Barroso estagiou em quatro cidades espanholas

“Não há ninguém que saiba tudo”

No espaço de um mês, Carlos Barroso rumou duas vezes a Espanha para estagiar em clubes de Vigo, Vitória, Bilbau e Valladolid. A valorização como treinador é o principal objectivo.
A primeira etapa do “estágio” de Carlos Barroso em terras espanholas aconteceu em meados do mês passado. Em Vigo, onde tem bastantes conhecimentos, o técnico figueirense teve contacto directo com o trabalho que se faz em vários clubes da região, nomeadamente no Porriño Basket através dos treinadores Janaro e Dário Mendez. Mais recentemente, igualmente em Espanha, Barroso esteve em Vitória, Bilbau e Valladolid para trocar experiências com clubes destas cidades, com especial incidência ao nível do treino mas também da organização de campus de férias, promoção e marketing na preparação de jogos e outros eventos.
Em conversa com o Semanário Desportivo do Centro, Carlos Barroso explica que “há anos que tenho alguns conhecimentos em Espanha, nomeadamente em Vigo, e através desses contactos fui conhecendo outras pessoas que me abrem algumas portas que aproveito para me enriquecer ao nível do trabalho e de outros aspectos em que nós ainda estamos um pouco parados no tempo”. Especificando a distância que nos separa dos vizinhos espanhóis, o treinador do Ginásio frisa que “o treino não está muito longe e não foge muito àquilo que nós exigimos, se calhar com mais intensidade. As condições é que são outras. Nós aqui treinamos em duas tabelas e eles têm quatro ou cinco. Fazem quatro treinos semanais, por vezes cinco, no mínimo duas horas de treino, e há zonas onde treinam ao ar livre, aproveitando todas as condições que têm. E têm sempre mais do que um treinador nos treinos, enquanto em Portugal ainda é frequente haver só um”. Outras diferenças existem “sobretudo na forma como publicitam o espectáculo, como o divulgam e apresentam. No próprio jogo, a forma como os espectadores são enquadrados dentro do pavilhão é totalmente diferente. Por exemplo, uma equipa da LEB, que equivale à nossa Proliga, tem médias de oito/nove mil pessoas. Vê-se que há um grande investimento, de milhares de contos, na promoção do jogo e do espectáculo. O basquete em Espanha está em voga e se calhar, actualmente, é mesmo o desporto-rei aproveitando o que de bom a selecção espanhola tem feito”. Estabelecendo um paralelo com o nosso país, Carlos Barroso lembra que “a nossa selecção também fez um brilharete” e que agora “se soubermos vender esse produto talvez nos aproximemos um pouco do que se faz em Espanha”.
A concluir, Carlos Barroso realça a importância da manutenção de contactos entre os diversos treinadores: “Só temos a ganhar falando uns com os outros. Não há ninguém que saiba tudo. Uns sabem uma parte, outros sabem outra e só falando é que todos nos enriquecemos. Mas este espírito tem de partir dos próprios treinadores porque isto também tem alguns custos e cada um terá de suportar os seus”.

Boas condições

Este ano, no Ginásio Figueirense, Carlos Barroso está à frente da equipa de Cadetes Masculinos: “É um grupo que conheço bem, uma vez que acompanho a maioria dos jogadores há quatro anos. Gosto de trabalhar com este atletas e com as pessoas ligadas à equipa e vamos tentar fazer o melhor possível. Não será muito fácil atingir aquilo que queremos, o apuramento para o ‘Nacional’, mas vamos lutar por isso. Só há uma vaga para três candidatos”. Perguntámos se o que aprendeu em Espanha poderá aplicar-se ao trabalho que faz com a equipa. Resposta pronta: “Sim. Em questão de treino não me posso queixar das condições, uma vez que temos duas vezes por semana um pavilhão com oito tabelas, o que é excelente. Aí posso de facto utilizar muito daquilo que aprendi, pois uma coisa que eles têm é que o treino nunca é parado, há sempre movimento e competição. E nesse aspecto o que aprendi pode aplicar-se muito às condições de trabalho que tenho”.

Entrevista de Manuel Costa ao Semanário Desportivo do Centro


Jovens Talentos

Nome: Manuel Costa
Idade: 13 anos
Ano de Escolaridade: 8.º ano no Colégio São José
Escalão: Sub-14/ Sub-16
Clube: Académica


“Aquilo que mais gosto é treinar e jogar”

Semanário Desportivo do Centro (SDC) – Como e quando entraste para o basquete?
Manuel Costa (MC) –
Entrei para o basquete por influência do meu pai, que foi jogador da AAC nos escalões de formação. Comecei nos Minis, com 8 anos.

SDC – Que importância ocupa o basquete no teu dia-a-dia?
MC –
O basquete no meu dia-a-dia representa um escape para a pressão da vida intensa que os jovens hoje têm, bem como um prazer, pois posso estar com os meu amigos e fazer aquilo que mais gosto que é treinar e jogar.

SDC – Desde que andas no basquete quais os melhores momentos que passaste?
MC –
Os meus melhores momentos foram a deslocação à Madeira enquanto Mini, o Jamboree em Mira e os torneios em Évora que eram bastante competitivos e em que participaram grandes equipas portuguesas e estrangeiras.

SDC – Já trabalhaste com vários treinadores. Quais os que mais te marcaram?
MC –
João Cortez Vaz, Hernâni Folgado e João Lourenço (Jota).

SDC – Este ano estás a jogar em dois escalões, Sub-14 e Sub-16. Como encaras esta situação e que importância lhe atrubuis para o teu futuro como jogador?
MC –
Esta situação exige um maior esforço da minha parte, pois terei algumas vezes dois jogos num fim-de-semana. O facto de jogar e treinar pelos Sub-16 permite-me uma evolução maior, que poderà ser determinante no meu futuro.

SDC – Fala um pouco sobre as tuas equipas e sobre a forma como está a correr a presente época.
MC –
A equipa de Sub-14 é uma equipa em construção, com muitos jogadores novos mas que tem muitas possibilidades de fazer uma boa época. A equipa de Sub-16 é uma equipa de futuro, uma vez que somente dois jogadores são de segundo ano, mas estou confiante que podemos fazer uma excelente época.

SDC – Coimbra já foi o maior centro do basquetebol português, sendo a Académica o clube com palmarés mais rico. Tens referências desses tempos?
MC –
Tenho algumas referências, nomeadamente do meu pai que foi jogador da AAC tendo sido campeão nacional por tres vezes nos escalões de Juvenis e Juniores. Ainda assisti a um dos últimos títulos nacionais da AAC, em Iniciados Masculinos, tendo o meu irmão Pedro feito parte da equipa.

SDC – Ganhar é importante?
MC –
Apesar dos meus treinadores no escalão de Minis dizerem que o mais importante é participar, penso que ganhar deve fazer parte, em qualquer altura, da ambição de todos os jogadores.

SDC – "Um homem pode ser um ingrediente fundamental numa equipa, mas um homem não faz a equipa". Como comentas esta frase de Kareem Abdul-Jabbar?
MC –
Concordo plenamente com esta frase, pois cada vez mais o espírito de equipa e a entreajuda dos jogadores é mais importante do que um mero jogador que, por muito bom que seja, não faz uma equipa.

SDC – Consegues conciliar o basquete com os estudos?
MC –
Consigo e penso que a prática desportiva é fundamental para o equilíbrio da nossa vida escolar.

SDC – Mensagem que gostarias de deixar para os leitores do Semanário Desportivo do Centro?
MC –
Todas as pessoas devem praticar desporto e, já agora, que se desloquem aos pavilhões para assistirem aos jogos de basquete

O basquetebol na imprensa regional


Crónica do jogo PT-Sporting Figueirense (Sub-19 Femininos)
Resultados e Classificações dos campeonatos distritais da ABC

Entrevista a Carlos Barroso a propósito dos estágios que realizou em Espanha
Entrevista a Manuel Costa, jogador dos Sub-14 da Académica de Coimbra

Entrevista a Graça Nelas, presidente do Sporting Figueirense

Nova jogadora do Olivais/Freitas & Sobral

Lila Nsombo já se encontra a treinar na equipa sénior feminina do Olivais, às ordens de José Miguel Araújo e João Pedro Gonçalves, preparando-se para o arranque do Campeonato da Liga Feminina que está agendado para o próximo dia 4 de Novembro, em Vagos. Tendo chegado a Portugal na noite de dia 11 de Outubro, Lila Nsombo aproveitou para observar as eliminatórias da Taça Vítor Hugo, em Esgueira, e para se familiarizar com a sua nova equipa.
Lila Nsombo é congolesa, tem 25 anos, 1,87 m de altura, joga a “poste” e provém do Somo Basket (Gabão).

Novo jogador do Olivais/Chamagás

Na deslocação a Vila Real, que rendeu uma vitória sobre a UTAD (56-61), a primeira na edição deste ano do CNB 1, o Olivais já contou com o concurso de Marko Zarkovic (na foto), jogador sérvio que chegou a Coimbra no passado dia 13 de Outubro proveniente do Nova Pazova de Belgrado. O novo reforço à disposição de Luís Santarino e Fernando Melo tem 22 anos, 2 metros de altura e actua habitualmente nas posições 3 e 4.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Minibasquete no Lousanense

Destinado a meninos e meninas dos 6 aos 10 anos, o Minibasquete está de volta ao Lousanense. Depois das longas férias de Verão, os treinos para os mais novos vão recomeçar no próximo sábado, às 11H00, no Pavilhão dos Bombeiros Municipais da Lousã, a cargo da treinadora Silvia Mestre. Além de ser um reencontro dos "Minis" que já jogaram na época passada, o clube tem abertas as inscrições para novos praticantes.

Mau segundo período ditou derrota

Na 3.ª jornada do CNB 1, zona norte, o Infante de Montemor/Ginásio foi derrotado (78-65) na deslocação ao Pavilhão do Gaia, em partida dirigida pelos juízes Pedro Costa e Hélder Lopes. O equilíbrio imperou nos primeiros dez minutos (15-13), mas um segundo período menos conseguido (21-12) ditou a sorte do jogo. Na segunda parte (42-40) os montemorenses “correram atrás do prejuízo”, conseguiram jogar “taco-a-taco”, mas já não foram a tempo de trazer a vitória para Montemor-o-Velho. Com 15 pontos marcados, Vasco Azenha (na foto) foi dos jogadores mais em evidência.
A equipa de Mário Ramos alinhou com Vasco Azenha (15 pontos), Bruno Santos (11), André Lourenço (5), Rui Ângelo (15), Paulo Galvão (2). Banco: José Santos (5), Nuno Moreno, Armando Azenha, Fábio Gomes, David Martins (12) e Carlos Tavares.

Vítor Hugo homenageado

"No intervalo da final da 1.ª Taça Vítor Hugo, a Federação Portuguesa de Basquetebol prestou uma merecida homenagem a Vítor Hugo, nome grande da modalidade e do basquetebol, pelo seu enorme contributo e carreira, como jogador, treinador, dirigente e jornalista. Didio Aguiar, filho de Vítor Hugo, recebeu das mãos do Presidente Mário Saldanha e do Vice-presidente José Tolentino, uma réplica do troféu que tem o seu nome e um quadro com a imagem da 1.ª edição da prova. Foi um momento de emoção reconhecido por todos os presentes.
Obrigado por tudo, Vítor!"

Retirado do portal da FPB (www.fpb.pt)

CAB vence 1.ª Taça Vítor Hugo

"O CAB Madeira tornou-se no primeiro vencedor da nova prova da Federação Portuguesa de Basquetebol, ao derrotar o ESSA/Barreiro/Tley na final da 1.ª Taça Vítor Hugo por 64-44. As actuais campeãs nacionais resistiram três períodos mas claudicaram no último, permitindo às madeirenses vencer mais uma final num jogo que é já um clássico do basquetebol feminino. Danielle Hutcheson foi a MVP da final com um duplo-duplo (23 pontos e 14 ressaltos).
São já muitos os confrontos e finais entre CAB Madeira e ESSA Barreiro e hoje foi mais um capítulo na história entre estas duas formações. Desta feita as madeirenses foram mais fortes e levantaram a taça, mas as "escolares"dificultaram o mais que puderam a tarefa às adversárias. Muito equilíbrio no início, com ambas as equipas a revelarem boas opções atacantes, chegando ao final do 1.º período empatadas a 17 pontos. Até ao intervalo manteve-se a toada, embora o CAB conseguisse uma ligeira vantagem de 6 pontos (34-28). Na segunda parte a incerteza no resultado teimava em manter-se e, à entrada do último período, os sete pontos de desvantagem ainda não afastavam as actuais campeãs nacionais da luta pela vitória. Mas, entrando forte e melhorando na eficácia defensiva, o CAB foi mais forte no decisivo parcial, permitindo apenas três pontos em 10 minutos às adversárias e arrancando decisivamente para a primeira vitória da época."

Retirado do portal da FPB (www.fpb.pt)

Quarteto de líderes na Proliga

Com nova vitória, desta feita no recinto do AngraBasket (56-61), o Sampaense está entre os quatro líderes do Campeonato da Proliga (reparte o comando da classificação com Vitória de Guimarães, Benfica e Física de Torres Vedras). Kareem Collins, com 19 pontos. Justin Marshall (13 pontos) e Vítor Farinha (9 pontos) foram os jogadores mais em destaque. Na próxima jornada o conjunto de Jorge Dias recebe a Académica de Coimbra, num derbie distrital sempre muito aguardado (sábado, às 16H00, em S. Paio de Gramaços). Antes, em jogo antecipado da 5.ª jornada, o Sampaense viaja até Ílhavo, onde defronta o Illiabum às 21H00 de sexta-feira, no Pavilhão Municipal daquela cidade.

Sport na frente

O Sport Conimbricense comanda a zona centro do CNB 2, sendo a única equipa do distrito que ainda não conheceu o sabor da derrota. O conjunto orientado por Higino Santos entrou na prova de forma fulgurante, levando a melhor sobre Académico de Viseu (46-91 ) e Lousanense (105-45), em ambos os casos por números bem expressivos. Na próxima jornada o Sport recebe o Atómicos de Oliveira do Bairro, clube novo no basquetebol, num jogo aguardado com muita expectativa e que poderá ser decisivo na luta pelos dois primeiros lugares da tabela classificativa.

José Costa em destaque

José Costa iniciou da melhor maneira a nova etapa que está a viver na Madeira. Com 17 pontos, oito assistências, quatro ressaltos e três roubos de bola, o jogador figueirense esteve em campo cerca de 29 minutos e ajudou a sua equipa a vencer no difícil pavilhão do Belenenses (88-91) e, assim, a entrar com o pé direito no 13.º Campeonato da Liga Profissional.
Recorde-se que José Costa rumou à Madeira durante o passado defeso, quebrando assim a ligação ao Ginásio Figueirense. O encontro com a antiga equipa está aprazado para Dezembro próximo, altura em que o Ginásio se desloca ao Funchal.

domingo, 21 de outubro de 2007

Resultados

Liga UZO
Ovarense 90-52 Ginásio
Belenenses 88-91 CAB Madeira
Lusitânia 70-83 Barreirense
FC Porto 68-61 Vagos

Proliga
Académica 55-79 Illiabum
Angrabasket 56-61 Sampaense
Vila Pouca 65-81 Física
Vitória 103-82 Maia
Queluz 69-47 Esgueira
Galitos 69-64 Seixal
Sangalhos 72-89 Benfica

CNB 1
Gaia 78-65 Infante de Montemor
UTAD 56-61 Olivais
Viana 41-72 Vale Cambra
Barcelos 81-78 União da Madeira
D. Póvoa 81-75 Guifões

CNB 2
Naval 60-56 ACERT
Sport 105-45 Lousanense
Cantanhede 36-71 Gumirães
Gafanha 71-52 Pombal
Atómicos 101-40 Académico de Viseu

Nacional da 2.ª Divisão Feminina
Académica 40-58 Torres Novas
ACERT 67-65 Beira Mar
Sporting Figueirense 64-30 Lousanense
Unidos do Tortosendo 72-74 Olivais/B

Distrital de Sub-14 Femininos
Académica 75-41 Sporting Figueirense/A
Sporting Figueirense/B 13-84 PT
Cantanhede 40-28 Núcleo de Pombal

Distrital de Sub-14 Masculinos
PT/A 106-40 Olivais/A
Lousanense 30-63 Académica

Distrital de Sub-16 Femininos
Lousanense 22-133 PT
Sporting Figueirense 53-77 Olivais

Distrital de Sub-16 Masculinos
Olivais/A 90-30 Sampaense
PT 65-23 Académica
Lousanense 54-75 Olivais/B

Distrital de Sub-19 Femininos
PT 69-50 Sporting Figueirense
Académica 62-37 Olivais

Distrital de Sub-18 Masculinos
Académica 49-59 PT
Ginásio 104-22 Lousanense
Cantanhede 47-68 Olivais

Distrital de Sub-20 Masculinos
Sampaense 28-77 Académica

sábado, 20 de outubro de 2007

O basquetebol na imprensa regional


Antevisão do XIII campeonato da Liga UZO, que hoje tem início
Antevisão da 2.ª jornada do campeonato da Proliga, que se disputa este fim-de-semana

Jogos sem árbitros

Já com todos os Campeonatos Distritais em funcionamento, este fim-de-semana há seis jogos sem árbitros nomeados (três deles igualmente sem oficiais de mesa). Apesar dos diversos aspectos negativos que a ausência de juízes traz ao desenrolar das competições e à formação dos jovens praticantes, não adianta começar já a "atirar" culpas ao Conselho de Arbitragem Distrital (CAD) e/ou à Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC). Sabemos que têm tido o cuidado de promover novas acções de formação, embora quase sempre sem o êxito desejado devido à escassez de participantes (a última, concluída em Julho passado, "rendeu" apenas dois árbitros e sete oficiais de mesa). Devemos antes pedir-lhes que continuem a pugnar pelo desenvolvimento da arbitragem distrital e que usem da imaginação para atrair novos agentes para o sector da arbitragem, difícil mas belo. E há algo que devemos exigir-lhes: não ignorem que, apesar de não terem juízes nomeados, os referidos jogos se vão realizar. Os regulamentos assim o prevêem e determinam. É fundamental, assim sendo, que a ABC se faça representar nos pavilhões onde não vão estar árbitros nem oficiais de mesa, dialogando com os clubes e os intervenientes envolvidos e pugnando para que tudo se desenrole dentro da normalidade, sem a ocorrência de situações menos claras ou justas. Dir-se-á que a própria Direcção da ABC tem poucos elementos, todos eles com as suas vidas familiares e profissionais e que, assim, muitas vezes não terão o tempo necessário e exigido para acompanharem mais de perto tudo o que tem a ver com a modalidade no distrito. Compreendemos. Mas a ABC tem dirigentes eleitos, que estão onde estão porque quiseram estar, certamente imbuídos do espírito de pugnar pelo crescimento e desenvolvimento do basquetebol distrital. E que não podem ignorar que há toda uma época de permeio até aos momentos de consagração e de se erguerem as taças...

Derbie em Coimbra

A contar para a 2.ª jornada do CNB 2, zona centro, defrontam-se hoje Sport e Lousanense em mais um derbie distrital aguardado com muita expectativa. Ambos os conjuntos, liderados respectivamente pelos treinadores Higino Santos e Joel Duarte, entraram na prova com o pé direito e com resultados muito semelhantes: o Sport foi vencer a casa do Académico de Viseu por 46-91; o Lousanense recebeu e bateu o Cantanhede por 93-46. Os dois líderes da classificação defrontam-se hoje, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, com arbitragem de Tiago Neves e Pedro Miguel Dias (juízes filiados na Associação de Basquetebol de Coimbra).

Académica estreia-se hoje

Depois de ter "folgado" na primeira jornada, a Académica estreia-se hoje no V Campeonato da Proliga (às 15H00, frente ao Illiabum, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, com arbitragem de Sónia Teixeira e José Lopes). Às ordens de Norberto Alves tudo indica que já vai estar o norte-americano Cori Spencer, que chegou a Coimbra na passada quinta-feira. O novo reforço tem 27 anos, 2,04 metros de altura e actua nas posições 4 e 5.

Liga UZO começa hoje

Começa hoje o 13.º campeonato da Liga UZO. Com apenas oito equipas, a edição deste ano vai disputar-se em moldes diferentes: a fase regular é disputada em três voltas, uma delas em campo neutro; segue-se o “play-off”, nos moldes habituais, neste caso com todos os participantes (oito).
O Ginásio, que se estreia amanhã, volta a ser o único representante do distrito de Coimbra nesta competição. Comandado pelos treinadores Sérgio Salvador, Miguel Faria e Valdemar Ferreira, o plantel ginasista é composto pelos seguintes jogadores: Bento Cardoso, João Reveles, José Ribeiro, David Martins, Nuno Sousa (ex. Lusitânia dos Açores), Sérgio Correia (ex. Vitória de Guimarães), Gustavo Ferreira (ex. Flamengo, Brasil), Mário Gonçalves (ex. Galitos de Aveiro), Thiago Labbate (ex. UNIFEOB, Brasil), Gabe Martin (ex. Crailsheim Merlis, Alemanha) e Justin Burns (Cypress College, Estados Unidos da América).

Primeira jornada

Na primeira jornada vão disputar-se os seguintes jogos: Lusitânia-Barreirense (hoje, às 17H30, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo – arbitragem de José Araújo, Pedro Coelho e João Veiga); Belenenses-CAB Madeira (hoje, às 18H00, no Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa – arbitragem de Sérgio Silva, Fernando Rezende e Rui Alexandre Ribeiro); Porto-Vagos (amanhã, às 16H00, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso – arbitragem de Fernando Rocha, Nuno Monteiro e Nelson Guimarães); Ovarense-Ginásio (amanhã, às 17H00, na Arena Dolce Vita de Ovar – arbitragem de Luís Lopes, Carlos Santos e Pedro Costa)

Quadro de vencedores

1995/96: FC Porto
1996/97: FC Porto
1997/98: Estrelas da Avenida
1998/99: FC Porto
1999/00: Ovarense
2000/01: Portugal Telecom
2001/02: Portugal Telecom
2002/03: Portugal Telecom
2003/04: FC Porto
2004/05: Queluz
2005/06: Ovarense
2006/07: Ovarense

Acumulado: FC Porto (4), Portugal Telecom (3), Ovarense (3), Estrelas da Avenida (1) e Queluz (1).

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

"Vamos em frente"

A propósito do Centro Nacional de Treino Paredes Rota dos Móveis, que integra os conimbricenses António Santos (FC Porto), Bruno Cunha (PT) e Nuno Pereira (Ginásio), retirámos este texto do portal da Federação Portuguesa de Basquetebol (www.fpb.pt):
"Foi com as novas t-shirts e pólos da FPB que a equipa posou para a fotografia. Os jogadores transportam o sugestivo slogan estampado em tons laranja: “Vamos em frente!”. É a frase-chave para quem vive semanalmente num CNT. A contagem é decrescente e o futuro é para se ganhar. Com a fase crítica de adaptação já ultrapassada, e com um melhor conhecimento recíproco entre os elementos deste CNT, foram designados para capitanear a equipa o Tomás Dziedicz (FC Barreirense) e o Eduardo Guimarães (FC Porto). Quanto ao jogo semanal, o CNT Paredes perdeu em casa do Maia Basket por 54-98, num jogo em que a produção ofensiva foi melhor que nas jornadas anteriores mas que, do ponto de vista defensivo, os pupilos da FPB acumularam erros na defesa do jogador com bola, principalmente no último quarto. No blog oficial deste CNT (www.cntparedes.blogspot.com) e no detalhe desta notícia encontra mais novidades."

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Agenda

Liga UZO
Ovarense-Ginásio (domingo, às 17H00, na Arena Dolce Vita de Ovar – arbitragem de Luís Lopes, Carlos Santos e Pedro Costa)
-transmissão directa no Canal 2 da RTP

Proliga
Académica-Illiabum (sábado, às 15Hoo, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Sónia Teixeira e José Lopes); Angrabasket-Sampaense (sábado, às 15H00, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo – arbitragem de Bruno Alvarinhas e Paulo Alves)

CNB 1
Gaia-Infante de Montemor (sábado, às 17H30, no Pavilhão do Gaia – arbitragem de Pedro Costa e Hélder Lopes); UTAD-Olivais (sábado, às 18H00, na Nave UTAD – arbitragem de Paulo Marques e António Moitas)

CNB 2
Naval-ACERT (sábado, às 16H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho – arbitragem de João Santos e Pedro Filipe Dias); Sport-Lousanense (sábado, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Tiago Neves e Pedro Miguel Dias); Cantanhede-Gumirães (sábado, às 18H30, no Pavilhão do Marialvas – arbitragem de Pedro Simões e Elisa Silva)

Nacional da 2.ª Divisão Feminina
Académica-Torres Novas (sábado, às 21H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de João Medeiros e Nuno Marques); Sporting Figueirense-Lousanense (sábado, às 21H30, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Gonçalo Punza); Unidos do Tortosendo-Olivais/B (domingo, às 17H00, no Pavilhão do Unidos do Tortosendo – arbitragem de Vasco Santos e Paulo Simão)

Distrital de Sub-14 Femininos
Académica-Sporting Figueirense/A (sábado, às 10H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Sporting Figueirense/B-PT (domingo, às 11H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques); Cantanhede-Núcleo de Pombal (domingo, às 17H00, no Pavilhão do Marialvas – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Pedro Simões)

Distrital de Sub-14 Masculinos
PT/A-Olivais/A (sábado, às 20H45, no Pavilhão da PT – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Lousanense-Académica (domingo, às 15H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Tiago Neves)

Distrital de Sub-16 Femininos
Lousanense-PT (domingo, às 9H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Diogo Morais e Gonçalo Punza); Sporting Figueirense-Olivais (domingo, às 16H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho – arbitragem de Pedro Miguel Dias e José Lopes)

Distrital de Sub-16 Masculinos
Olivais/A-Samapense (sábado, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); PT-Académica (domingo, às 11H30, no Pavilhão da PT – arbitragem de Tiago Neves e Nuno Albuquerque); Lousanense-Olivais/B (domingo, às 11H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – arbitragem de Diogo Morais e Gonçalo Punza)

Distrital de Sub-19 Femininos
PT-Sporting Figueirense (sábado, às 17H30, no Pavilhão da PT – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Académica-Olivais (sábado, às 19H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Tiago Neves e Nuno Marques)

Distrital de Sub-18 Masculinos
Académica-PT (sábado, às 16H00, no Pavilhão OAF – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Ginásio-Lousanense (sábado, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Cantanhede-Olivais (sábado, às 21H30, no Pavilhão do Marialvas – arbitragem de Pedro Simões e Elisa Silva)

Distrital de Sub-20 Masculinos
Sampaense-Académica (domingo, às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques – arbitragem de Daniel Costa e Nuno Albuquerque)