sábado, 20 de outubro de 2007

Jogos sem árbitros

Já com todos os Campeonatos Distritais em funcionamento, este fim-de-semana há seis jogos sem árbitros nomeados (três deles igualmente sem oficiais de mesa). Apesar dos diversos aspectos negativos que a ausência de juízes traz ao desenrolar das competições e à formação dos jovens praticantes, não adianta começar já a "atirar" culpas ao Conselho de Arbitragem Distrital (CAD) e/ou à Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC). Sabemos que têm tido o cuidado de promover novas acções de formação, embora quase sempre sem o êxito desejado devido à escassez de participantes (a última, concluída em Julho passado, "rendeu" apenas dois árbitros e sete oficiais de mesa). Devemos antes pedir-lhes que continuem a pugnar pelo desenvolvimento da arbitragem distrital e que usem da imaginação para atrair novos agentes para o sector da arbitragem, difícil mas belo. E há algo que devemos exigir-lhes: não ignorem que, apesar de não terem juízes nomeados, os referidos jogos se vão realizar. Os regulamentos assim o prevêem e determinam. É fundamental, assim sendo, que a ABC se faça representar nos pavilhões onde não vão estar árbitros nem oficiais de mesa, dialogando com os clubes e os intervenientes envolvidos e pugnando para que tudo se desenrole dentro da normalidade, sem a ocorrência de situações menos claras ou justas. Dir-se-á que a própria Direcção da ABC tem poucos elementos, todos eles com as suas vidas familiares e profissionais e que, assim, muitas vezes não terão o tempo necessário e exigido para acompanharem mais de perto tudo o que tem a ver com a modalidade no distrito. Compreendemos. Mas a ABC tem dirigentes eleitos, que estão onde estão porque quiseram estar, certamente imbuídos do espírito de pugnar pelo crescimento e desenvolvimento do basquetebol distrital. E que não podem ignorar que há toda uma época de permeio até aos momentos de consagração e de se erguerem as taças...

22 comentários:

Anônimo disse...

É uma vergonha. Nos jogos à noite há dois árbitos e 3 oficiais de mesa. Nos jogos à tarde nem um árbitro nem um oficial de mesa. Porque será? A bucha dá jeito não é? Tenho vergonha e se não têm condições para continuar à frente de uma associação têm bom remédio:DEMITAM-SE!!!!!!! E mais põe jogadores de uma equipa a apitar jogos da própria equipa? MAs que associação é esta??VERGONHOSO!!!!

Anônimo disse...

Quem não tem conhecimento de causa, não deve omitir uma opinião.
Mas vou explicar porque digo isso.
Se tiver um minuto do seu precioso tempo (dizer mal dos outros) e for à Internet verá como eu vi que no dia de ontem (20/10/2007), entre as 15h00 e as 21h30 (somente 6 horas de intervalo entre o 1º e último jogo), realizaram-se 14 jogos sendo 6 jogos, jogos nacionais e hoje (21/10/2007) entre as 9h30 e as 17h00 serão somente realizados 8 jogos, todos distritais (intervalo de 7 horas). É sabido que para cada jogo são precisos 2 Árbitros e 3 Oficiais de Mesa. Se souber somar 2 + 2 é fácil verificar que é muito difícil haver juízes para os referidos jogos. Eu fui desses treinadores que tive que jogar sem juízes.
Um conselho: Antes de dizer mal de alguém é melhor informar-se do que se passa.
PS - Eu não me identifiquei porque não gosto de me mostrar a anónimos.
Se se identificar eu direi quem sou.

Anônimo disse...

vergonhoso o que se passou este fim de semana

Anônimo disse...

Continuo a dizer que não tem moral para se pronunciar.
Primeiro identefique-se e depois sim critique.
Tenha colhões.

Anônimo disse...

sem me querer registar..para comentar tal desgosto no meu desporto de eleição o que se passou este fim de semana no jogo de jun b de aac-pt coimbra

Anônimo disse...

nao percebo porque dao tanta importancia a arbitragem e tao pouca aos jogadores que por sinal tiveram um comportamento vergonhoso. tendo em conta que os arbitros eram ou pais de uma tleta ou presidente do clube o desrespeito foi total. porque nao criticar esss jogadores tambem?

joao medeiros disse...

Agradeçamos aos 2 voluntários que permitiram que o jogo se realizasse !!!

joao medeiros disse...

Era óptimo que estes "desabafos tão corajosos" - ainda que anónimos !!! - trouxessem mais gente com "tudo no sítio" para a arbitragem, enfrentando as multidões (onde é que estão as multidões ?!), fazendo por esquecer alguns piropos vindos da bancada...Nessas equipas, um dos atletas já deu o exemplo. Obrigado, Wilson !!!

joao medeiros disse...

Nesse sábado, 20, dos 14 (!!!) árbitros "disponíveis" - 1 ainda não tem atestado médico - 1 em Guimarães, 2 em Tondela (nomeados pela FPB), 1 a jogar, outro a orientar equipa, 2 em Mafra, em formação (federativa e obrigatória). Sobram...???...7, digo bem, SETE. Para 13 jogos, 12 dos quais entre as 15 e as 21,30 h. O que se passou então ? 8 jogos com dupla de arbitragem e 5 sem árbitros, sendo que alguns fizeram 3 jogos nesse dia. E os jogos nacionais têm prioridade, porque são confiados ao CAD regional.

joao medeiros disse...

Para se falar com desassombro, coragem e dando a cara, o nome e o corpinho ao manifesto - como soi dizer-se - é preciso conhecimento de causa. E TODOS os agentes da modalidade seremos poucos para mudar o actual estado do basket regional...pouca quantidade, escassa qualidade, em todos os sectores. A solução não está, seguramente, em desancar nos árbitros ou em quem os substitui, em favor das equipas presentes !

joao medeiros disse...

Belo artigo o do Tó Zé, "Jogos sem árbitros". Será que sequer o leu, anónimo ?

Anônimo disse...

Bem escrito João.
Há com certeza que tentar mudar e muita a mentalidade das pessoas em relação ao fenómeno desportivo e ao basquetebol. A ideia que por vezes existe, de que os árbitros são uns bandidos é uma estupidez. São agentes importantissimos no jogo, e que têm de ser motivados e elogiados como toda a gente.
Apitei o jogo no sábado, e na realidade foi bastante desagradàvel. Lembro, para quem não sabe, que joguei durante mais anos que qualquer dos jogadores que jogaram esse jogo, e que antes de atacarem, deveriam ter outra postura.
Não pude ver o jogo como um espectador normal. Apitei o jogo porque doutra forma provavelmente não teria havido jogo, e em ultima análise os prejudicados seriam os jogadores.
Termino dizendo que quem escreve comentários e não assina, não tem qualquer crédito, nem promove uma sã discussão da modalidade.
Deixo um recado à A.B.C., ou a quem nomeia os árbitros: dos muitos jogos que houve no fim de semana, esse A.A.C. - PT em sub 18 masculinos,era de certeza um jogo dificil, e que podia ter problemas, pelo que fazia mais sentido haver árbitros nomeados para esse jogo do que para outros que tiveram 2 árbitros e oficiais de mesa, que a propósito também foram voluntários retirados do público a quem também devemos agradecer, ou será que também eram bandidos que tinham filhos a jogar?

Anônimo disse...

E o artigo está excelente Tó Zé.
Com agentes assim, que de facto trabalham no terreno a bem do basquete, as coisas irão com certeza melhorar. Pouco ou muito, sempre vamos fazendo alguma coisa.

Anônimo disse...

Caro anõnimo eu nao vejo a situação da mesma maneira que o senhor ve!
Cada arbitro ou oficial de mesa tem mais de 3 jogos por fim de semana e acredite que os arbitros e os oficiais de mesa nao andam aqui so por dinheiro porque se fosse por dinheiro nao era este o ramo mais certo!
Acho que o senhor e que esta a ser vergonhoso se em vez de utilizar o seu nome ta a escrever em anonimo porque nem pa dar a cara e capaz!
Acho que devia-se informar melhor porque nem sequer e a associacao que nomeia os arbitros mas sim o conselho de arbitragem!
E tambem cada juiz de basquetebol tem o seu trabalho e por vezes impede o juiz de actuar em certas alturas do dia!
Se pensa que isto da dinheiro inscreva-se tambem porque o basquete em coimbra esta a precisar de arbitros e oficiais de mesa!

Aqui vai um grande abraço para todos os arbitros,oficiais de mesa e pa o respectivo cad e abc que permitem que ainda se consiga ver basquete em coimbra!

Caros anonimos abram os olhs para a vida e nao falem sem conhecimento de causa!

Abraço para todos...

Anônimo disse...

mas e simplesmente desprezivel o facto de iniciados e cadetes terem dois arbitros e um jogo de jun b nao ter ninguem nomeado nao tem sentido algum e quem saiu prejudicado foram as equipas logicamente mais a derrotada

Anônimo disse...

Mais uma vez está mal informado, não vai ao portal da FPB verificar os jogos do fim de semana. Não custa nada: www.fpb.pt. Vá lá e não diga baboseiras. Já cheira mal.
Deixe de dizer mal. Se não há Árbitros em Coimbra é porque eles são insultados, mesmo num jogo de Sub-14. Ah. Agora é Sub-14, Sub-16, Sub-18, Sub-19 e Sub-20. Os iniciados, cadetes, juniores B, juniores A, juniores femininos passaram à história. Mais uma vez está mal informado. "NÃO CONSULTA O PORTAL DA FPB.

Anônimo disse...

A Académica perdeu, tem de encontrar bodes expiatórios!...

Anônimo disse...

Este bocado do texto original está claramente a mais:

"É fundamental, assim sendo, que a ABC se faça representar nos pavilhões onde não vão estar árbitros nem oficiais de mesa, dialogando com os clubes e os intervenientes envolvidos e pugnando para que tudo se desenrole dentro da normalidade, sem a ocorrência de situações menos claras ou justas."

Pois se até se diz que

"a própria Direcção da ABC tem poucos elementos"

A ABC tem culpa de tudo, tem de estar em toda a parte (e tem de fazer o que eu quero senão critico-a ou boicoto-a?)?

Estou certo que se todos os jogadores e treinadores tivessem um comportamento desportivo exemplar não haveria problemas como o que se refere e o testemunho do árbitro, um ex-jogador e treinador experientes como Miguel Cunha mostra isso à saciedade.

Não, não culpem a ABC e não queiram que ela faça de polícia onde não há árbitros nomeados, comportem-se como verdadeiros desportistas! Sobretudo os treinadores, sejam um exemplo para os vossos atletas! Se os treinadores ensinarem os atletas como deve ser não haverá quaisquer problemas!

Anônimo disse...

A Associação de Basquetebol de Coimbra tem de fazer aquilo que está determinado que faça. Nomear árbitros para as diversas competições distritais é um desses atributos. Não o conseguindo fazer deve acompanhar de perto os jogos sem árbitros (no imediato) e aumentar o quadro de juizes, para que deixe de haver jogos sem árbitros (a médio prazo). Não fazer uma coisa nem outra é alhear-se da realidade.

Anônimo disse...

Se não houver arbitros num jogo, nem ninguem que faça o seu lugar, o que acontece?

Anônimo disse...

Para o treinador indignado. Estive a ler o cometário postado às 14.33 de 21 de Outubro e só espero que não use a mesma linguagem com os atletas. Deverá ser por isso que dentro das 4 linhas se ouvem tantos palavrões ditos por miudos e miudas tão novos. Espero, sinceramente, que não use essa linguagem nem nos treinos nem nos jogos e que ensine os seus atletas a comportarem-se como gente civilizada que é para isso que TAMBÉM lá está

Anônimo disse...

O jogo de sábado fez-me recordar outros jogos realizados em iguais circunstâncias, mas desta vez nos Olivais. Havia sempre um senhor pronto para apitar e o resultado qual era.......claro!!!! (ganha sempre quem tem menos escrúpulos)