terça-feira, 23 de outubro de 2007

Entrevista de Manuel Costa ao Semanário Desportivo do Centro


Jovens Talentos

Nome: Manuel Costa
Idade: 13 anos
Ano de Escolaridade: 8.º ano no Colégio São José
Escalão: Sub-14/ Sub-16
Clube: Académica


“Aquilo que mais gosto é treinar e jogar”

Semanário Desportivo do Centro (SDC) – Como e quando entraste para o basquete?
Manuel Costa (MC) –
Entrei para o basquete por influência do meu pai, que foi jogador da AAC nos escalões de formação. Comecei nos Minis, com 8 anos.

SDC – Que importância ocupa o basquete no teu dia-a-dia?
MC –
O basquete no meu dia-a-dia representa um escape para a pressão da vida intensa que os jovens hoje têm, bem como um prazer, pois posso estar com os meu amigos e fazer aquilo que mais gosto que é treinar e jogar.

SDC – Desde que andas no basquete quais os melhores momentos que passaste?
MC –
Os meus melhores momentos foram a deslocação à Madeira enquanto Mini, o Jamboree em Mira e os torneios em Évora que eram bastante competitivos e em que participaram grandes equipas portuguesas e estrangeiras.

SDC – Já trabalhaste com vários treinadores. Quais os que mais te marcaram?
MC –
João Cortez Vaz, Hernâni Folgado e João Lourenço (Jota).

SDC – Este ano estás a jogar em dois escalões, Sub-14 e Sub-16. Como encaras esta situação e que importância lhe atrubuis para o teu futuro como jogador?
MC –
Esta situação exige um maior esforço da minha parte, pois terei algumas vezes dois jogos num fim-de-semana. O facto de jogar e treinar pelos Sub-16 permite-me uma evolução maior, que poderà ser determinante no meu futuro.

SDC – Fala um pouco sobre as tuas equipas e sobre a forma como está a correr a presente época.
MC –
A equipa de Sub-14 é uma equipa em construção, com muitos jogadores novos mas que tem muitas possibilidades de fazer uma boa época. A equipa de Sub-16 é uma equipa de futuro, uma vez que somente dois jogadores são de segundo ano, mas estou confiante que podemos fazer uma excelente época.

SDC – Coimbra já foi o maior centro do basquetebol português, sendo a Académica o clube com palmarés mais rico. Tens referências desses tempos?
MC –
Tenho algumas referências, nomeadamente do meu pai que foi jogador da AAC tendo sido campeão nacional por tres vezes nos escalões de Juvenis e Juniores. Ainda assisti a um dos últimos títulos nacionais da AAC, em Iniciados Masculinos, tendo o meu irmão Pedro feito parte da equipa.

SDC – Ganhar é importante?
MC –
Apesar dos meus treinadores no escalão de Minis dizerem que o mais importante é participar, penso que ganhar deve fazer parte, em qualquer altura, da ambição de todos os jogadores.

SDC – "Um homem pode ser um ingrediente fundamental numa equipa, mas um homem não faz a equipa". Como comentas esta frase de Kareem Abdul-Jabbar?
MC –
Concordo plenamente com esta frase, pois cada vez mais o espírito de equipa e a entreajuda dos jogadores é mais importante do que um mero jogador que, por muito bom que seja, não faz uma equipa.

SDC – Consegues conciliar o basquete com os estudos?
MC –
Consigo e penso que a prática desportiva é fundamental para o equilíbrio da nossa vida escolar.

SDC – Mensagem que gostarias de deixar para os leitores do Semanário Desportivo do Centro?
MC –
Todas as pessoas devem praticar desporto e, já agora, que se desloquem aos pavilhões para assistirem aos jogos de basquete

Um comentário:

Anônimo disse...

A Grande Manel!!!!