quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Juventude marcou apresentação do Ginásio

"A quatro dias do início da Liga UZO, a equipa profissional do Ginásio apresentou-se à comunicação social. O palco foi o Casino da Figueira, principal patrocinador da equipa e parceiro fundamental para que o clube mais eclético da cidade continue entre a elite do basquetebol nacional.Se no futebol se costuma falar em pontapé de saída, como estamos no âmbito do basquetebol, podemos dizer que foi formalmente lançada a bola ao ar da época 2007/08 do Casino da Figueira Ginásio. O clube que desde 1995 faz parte dos quadros da Liga Profissional – que já foi TMN e que desde o ano passado é UZO – está assim apostado em dar continuidade ao que tem sido feito nos últimos anos, apesar de partir para esta temporada com um orçamento mais modesto e uma equipa bastante jovem.O local escolhido para o efeito foi, como não poderia deixar de ser, o Casino da Figueira, principal patrocinador e «parceiro decisivo para que o Ginásio consiga estar entre os melhores do basquetebol nacional», como referiu o presidente José Tomé, um dos presentes na mesa principal e o primeiro orador.O líder dos ginasistas fez vários apelos, mas o mais importante terá sido porventura o último: «Que as pessoas da Figueira apoiem mais a equipa. Toda a gente se lembra do que aconteceu há dois anos, quando fomos vice-campeões, em que depois de eliminarmos o FC Porto, as pessoas começaram a aparecer porque se gerou uma dinâmica de vitória», referiu. Um pedido que foi corroborado pelo novo capitão João Reveles.José Tomé proferiu ainda uma mensagem de «confiança» no grupo de trabalho, em especial no técnico Sérgio Salvador, deixou agradecimentos à Câmara Municipal e assumiu a aposta na juventude, de uma equipa que este ano tem uma média de idades de 23 anos. Sem tabus, foram igualmente revelados os números de um orçamento mais modesto: 276 a 280 mil euros, o que significa uma redução na ordem dos 15 por cento, face aos 320 a 330 mil de 2006/07.Na mesa estiveram ainda Lídio Lopes, vereador da Câmara Municipal figueirense, e Fernando Maia, director de marketing do Casino da Figueira. Nas declarações de ambos ficou o desejo comum de que o Ginásio «continue a levar bem longe o nome da cidade, dando continuidade aos excelentes resultados das últimas épocas». Maia classificou mesmo o Ginásio como «instituição exemplar», enquanto Lídio Lopes tocou num ponto não muito habitual, o de que «o desporto é cada vez mais um dos temas que promove um destino, tal como o turismo, a cultura ou a gastronomia».

Objectivos ficam para depois

O técnico Sérgio Salvador, mesmo estando na mesa, acabou por não falar numa primeira fase, mas como estava à disposição dos jornalistas para responder às perguntas, acabou por ser confrontado com a inevitável questão dos objectivos, que é algo que para já… não existe: «Ainda não estão traçados porque ainda não temos um conhecimento profundo do valor do plantel», explicou, lembrando depois que o novo plantel ginasista sofreu pequenos retoques até à última hora.«O que tenho passado para os jogadores é de que queremos uma equipa ‘à Ginásio’. Essa é a ideia de que a equipa tem que lutar pela vitória em todos os jogos. Como o grupo é muito jovem, o Ginásio já está a ganhar, pois temos aqui uma base para um trabalho de continuidade. Sabemos que talvez venhamos a pagar a factura disso nos primeiros jogos, mas tudo faremos para representar bem a nossa cidade e o nosso patrocinador», disse.

A alegria da miudagem

Para aquilo que vai ser a competição na Liga UZO, o que contou foi a apresentação oficial no hall de entrada do Casino, mas o ponto de maior festa no fim de tarde de ontem deu-se antes das cerimónias e no exterior do edifício do patrocinador da equipa. É que para comemorar este início de época, o Ginásio carregou uma carrinha com 150 bolas de mini-basket e igual número de t-shirts com o objectivo de as distribuir por crianças dos 6 aos 14 anos, que passassem no cruzamento entre as Ruas Bernardo Lopes e Cândido dos Reis.Apesar da festa, e a da normal confusão que se gerou, o certo é que a afluência dos irrequietos miúdos ficou muito abaixo dos tais 150 esperados. Assim, houve alguns que levaram para casa equipamento a dobrar e até os pais fizeram o mesmo.

Tiago Lemos"

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