quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Revista do ano: Outubro

• Reúne pela primeira vez o Plenário do Comité Distrital de Minibasquete, que passa a ser composto por José Manuel Almeida (Presidente) – na foto -, Isabel Lemos (Directora Técnica ABC), Carlos Gonçalves, Oriana Cação (Sporting Figueirense), Augusto Cavaleiro (Olivais FC), Moura Távora (PT), Fernando Lucas (Académica) e Jorge Reis (Ginásio Figueirense).

• Aos 57 anos, Fausto Correia morre em Bruxelas vítima de ataque cardíaco. O malogrado político de Coimbra foi presidente da Associação Académica/Organismo Autónomo de Futebol e era actualmente presidente da mesa da Assembleia-geral do Olivais Futebol Clube.

• A Federação Portuguesa de Basquetebol “lança” a I Taça Vítor Hugo, competição destinada a todas as equipas que participam no campeonato da Liga Feminina e que homenageia um dos maiores impulsionadores do basquetebol feminino, não só como treinador mas também como jornalista. Didio Aguiar, filho de Vítor Hugo, recebe das mãos do Presidente Mário Saldanha e do Vice-presidente José Tolentino uma réplica do troféu que tem o seu nome e um quadro com a imagem da 1.ª edição da prova (na foto).
O Olivais participa, mas não atinge a final da competição (começou bem com uma vitória sobre o Esgueira, por 64-59, mas no jogo seguinte perdeu com o Vagos, por 55-59). O “caneco” acaba por rumar à Madeira, fruto do triunfo do CAB sobre a Escola de Santo André (64-44).

• Decorre em Queluz a “Final 8” do 1.º Troféu Proliga António Pratas, ao
longo do qual é prestada uma homenagem ao malogrado dirigente da Federação Portuguesa de Basquetebol (a filha recebe uma cópia do troféu das mãos de Mário Saldanha). Académica e Sampaense ficam pelo caminho nos quartos-de-final, perdendo respectivamente com Física e Benfica que viriam a ser os dois finalistas com os “encarnados” a conquistarem o troféu.

• O Ginásio aposta num modelo diferente para apresentar a sua equipa profissional à cidade da Figueira da Foz. A “festa” decorre nas ruas, junto ao Casino, para gáudio da “pequenada” que se diverte com as “estrelas” às ordens de Sérgio Salvador e recebe t-shirts e bolas.


• O Comité Distrital de Minibasquete promove a Semana da MiniAtleta, que decorre em vários pontos do distrito. A presença de Ticha Penicheiro, no encerramento das actividades na Figueira da Foz, é um dos momentos mais altos e mais apreciados pelas jovens praticantes.


• O empresário conimbricense António Pereira é o único representante português no exame da FIBA, em Genebra, na Suíça. O organismo que tutela o basquetebol mundial aprova uma série de medidas, inseridas na lei H5, que visam controlar a função do empresário desportivo, pelo que o empresário de Coimbra é o único luso reconhecido pela FIBA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Comité Distrital de Minibasquete, alguem sabe como este comite apareceu ?,quem o elegeu? ,ou como foi feito ?.
Aguardo a resposta por alguem que saiba.