Para dar conta do estado de espírito com que a equipa se vai abalançar a este momento alto da época, ninguém melhor que Fernando Sousa, jogador, "capitão" de equipa e presidente da Secção de Basquetebol. "O grande dividendo de termos conquistado a vantagem casa será o apoio dos adeptos", afirmou em entrevista ao Basquetebol Conimbricense.
Nos dois primeiros jogos das meias-finais, disputados em Guimarães, a equipa reagiu de forma distinta. A que principais factores se deve a diferença nos resultados?
Penso que no primeiro jogo o efeito surpresa teve alguma importância, associado a uma boa preparação táctica durante a semana de treinos. O jogo foi sempre bastante equilibrado e sabíamos que se conseguíssemos chegar à parte final da partida sem deixar fugir o Vitória no marcador teríamos boas hipóteses de vencer, o que veio a suceder. No segundo jogo, a história tendia a repetir-se, onde conseguimos durante a primeira parte condicionar os movimentos ofensivos do adversário, no entanto, na segunda parte uma quebra física associada à dificuldade em atacar a zona pressionante do Vitória impediu que conseguíssemos a segunda vitória.
A conquista da "vantagem casa" foi deveras importante. Que principais dividendos pode a equipa recolher pelo facto de poder decidir a contenda em "casa"?
O grande dividendo de termos conquistado a "vantagem casa" será o apoio dos adeptos. Espero que compareçam em grande número para nos ajudar neste dois jogos. A tarefa é muito difícil, mas temos de acreditar!
Que "importante palavra a dizer" pode ter o público conimbricense? Gostarias de ver "casa cheia" nos dois jogos do próximo fim-de-semana?
Todos sabemos que Coimbra tem muitas pessoas que são adeptas de basquetebol e que viveram no passado grandes conquistas do basquetebol conimbricense, no entanto, agora queremos que nos apoiem no presente e que valorizem todas as conquistas do basquetebol da nossa região. Esta época a equipa feminina dos Olivais já nos conseguiu dar uma grande alegria.
Sabendo-se como habitualmente a equipa da Académica prepara muito bem os jogos, como perspectivas os próximos confrontos com o Vitória de Guimarães?
Os dois primeiros jogos demonstraram que estas duas equipas preparam bem os jogos, como demonstra o baixo número de pontos marcados. As equipas tentam anular os pontos mais fortes do adversário, tentando condicionar ao máximo o plano da outra equipa para o jogo. Neste momento, as equipas já se defrontaram 4 vezes, os segredos já não existem, os jogadores já se conhecem muito bem, serão pormenores que vão decidir a eliminatória.
Que significado teria para a cidade e para o basquetebol da Associação Académica de Coimbra a desejada participação na Final da Proliga?
A edição deste ano da Proliga foi a mais mediática até ao presente, quer pela participação de determinados clubes históricos quer pelo fim anunciado da Liga Profissional, logo a presença na Final desta competição seria a efectivação do trabalho que se tem realizado no basquetebol de Coimbra e mais particularmente na Associação Académica de Coimbra.
Mensagem que gostarias de deixar para os conimbricenses afectos ao basquetebol e à Associação Académica de Coimbra?
Aos conimbricenses, queria pedir que apoiem o basquetebol para que os resultados positivos que se têm verificado nesta época se possam repetir, e que o basquetebol da região volte a ter maior expressão a nível nacional. Da Associação Académica de Coimbra será importantíssimo o apoio, quer a nível logístico, quer a nível financeiro para a Secção conseguir ombrear com os principais clubes de basquetebol português. A formação também deverá ser apoiada, pois o futuro da nossa secção está nos 200 praticantes que temos a jogar em todos os escalões. Obrigado pelo apoio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário