quarta-feira, 21 de maio de 2008

Prestígio Nacional para Selecção em Cadeira de Rodas

Este ano, na IX Gala do Olivais Futebol Clube, o Troféu Prestígio Nacional vai ser entregue à Selecção Nacional em Cadeira de Rodas (na foto), que em Setembro passado, em Dublin, venceu a Divisão C do Campeonato da Europa e, assim, garantiu o acesso à Divisão B. Depois de ter ultrapassado a Finlândia (71-43), a Sérvia (77-53), a Ucrânia (59-42) e a Grécia (61-45), o seleccionado português venceu a Lituânia na grande final (69-60), alcançando assim o primeiro lugar. São campeões da Europa os jogadores João Cardoso, Pedro Gonçalves (cap.), Rui Nicolau e Hugo Silva (APD-Sintra); Jorge Almeida e Renato Pereira (APD-Lisboa); Paulo Soeiro (GDD-Alcoitão); Valter Mendes e Aníbal Costa (APD-Leiria); Hugo Lourenço e Cláudio Batista (CD-Mideba, de Espanha); Henrique Sousa (APD-Porto). Hugo Lourenço e Pedro Gonçalves foram eleitos como os melhores jogadores das suas classes e integraram o ALL STAR do campeonato. A equipa técnica foi constituída por Victor Sousa (chefe da delegação); José Maria Cristo (seleccionador nacional); Pedro Tiago Costa (treinador-adjunto); Nuno Fonseca (massagista).

"Uma verdadeira família"

“Todo este grupo é uma verdadeira família”. Entre outros motivos, esta frase do adjunto Pedro Tiago Costa, proferida no final da competição, esteve na base da decisão da Direcção olivanense. Porque, como foi avançado na Conferência de Imprensa, o trabalho realizado pela Selecção Nacional em Cadeira de Rodas e o "lado humano" em que assentou "é seguramente, para os todos os atletas do Olivais, um bom exemplo de força, tenacidade, lutar por um objectivo". E também, porque não, "um incentivo para que se constitua na região uma equipa do género" (os dados existentes levam a concluir que, de momento, não existe nenhuma equipa de basquetebol em Cadeira de Rodas).

Em competição

O grupo de trabalho que vai ser distinguido pelo Olivais não vai estar presente na Gala porque, no dia 31 de Maio, vai estar em competição no Algarve. Será representado por José Carlos Nazaré Cavaleiro, presidente da Direcção da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores.

Para saber mais sobre a Selecção Nacional em Cadeira de Rodas e, de uma forma geral, sobre o desporto para deficientes visite as páginas da Federação Portuguesa de Desportos para Deficientes e da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores.

Nenhum comentário: