terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mais e melhor!

"o melhor ambiente alguma vez visto naquele pavilhão.... isto sim... isto é o verdadeiro basquetebol... parece que apesar de muitas críticas ainda nos consegue dar algumas surpresas o basquetebol conimbricense

grande noite de basquetebol!!!"

Transcrevemos este comentário anónimo que nos chegou, a propósito da primeira jornada da Fase Final de Sub-19 Femininos, realçando o que tem de mais positivo e também o toque de ironia que lhe está implícito. O que tem de mais positivo porque, de facto, foi uma grande noite de basquetebol, demonstrativa de que a modalidade é muito querida na cidade e no distrito; o que tem de irónico porque, apesar de se entender onde o caro anónimo quer chegar, é possível analisar o ambiente ontem vivido sob outro... ponto de vista.
Porque não aproveitar a força que o basquetebol tem no distrito, e que ontem ficou demonstrada, para se dar o salto qualitativo desejado?
Será que devemos estar satisfeitos por o distrito de Coimbra ter apenas quatro equipas de Sub-19 Femininos? (seis de Sub-18 Masculinos, cinco de Sub-16 Femininos, sete de Sub-16 Masculinos, cinco de Sub-14 Femininos, nove de Sub-14 Masculinos)
Será que devemos ficar satisfeitos por não termos nenhuma equipa nas fases finais nacionais, a discutir as grandes decisões, como se verificou no ano passado?
Será que devemos ficar satisfeitos por as nossas selecções distritais há muito não discutirem um título nacional, ao invés "levarem" 50 pontos das melhores Associações do país?
Será que devemos contentar-nos por ser "uma festa" quando um jogador do distrito é convocado para uma selecção nacional, ao invés de legitimamente aspirarmos, com o trabalho de todos, a termos mais atletas seleccionados?
Será que, aproveitando e elevando o tal entusiasmo que ontem se verificou e o caro anónimo muito bem realçou, não é possível fazer muito mais e melhor?
Qual a sua opinião?

10 comentários:

Anônimo disse...

Claro que é sempre possível fazer melhor, mas tá bom d ver as suas críticas radicais a clubes e associação de basquetebol não são assim tão correctas! Afinal até há um entusiasmo enorme! E o presidente da ABC estava lá ou n? Mas n nos queiramos comparar com Porto ou Lisboa com uma riqueza e uma população tão maior que a nossa que n nos dá a hipótese de encontrsr tantos bons jogadores como eles! Melhore-se o que já existe sim de acordo mas não se queira mudar tudo como vocês dizem nos vossos textos..

Anônimo disse...

É um facto que Coimbra tem menor extensão e é, historicamente, um foco de mentalidade bem diferente de Porto ou Aveiro. Mas se calhar é também um distrito onde a captação de miúdos para a prática do basket é feita de forma muito deficiente. Não basta os miúdos irem ter aos clubes. Se os clubes querem mais e melhor, é preciso que os próprios clubes vão ao encontro dos jovens.
E depois, claro, são precisos mais espaços, o que obviamente só é possível com mais apoios, que em Coimbra não existem (e que existem noutros distritos).

Ou seja... é possível fazer melhor? É! Com estes recursos? Não sei (não me parece fácil).

Anônimo disse...

descansem que este ano haverá uma equipa do distrito a estar numa final4 do nacional....e mais não digo...estejam atentos.

Anônimo disse...

Caro anónimo das 18:13, pode dizer ao menos se será feminino ou masculino?
Gostaria de saber que previsões você anda a fazer, e saber a dita equipa, para então podermos acompanhá-la.


B

Anônimo disse...

eu nao sei o qual seria a equipa que referemciaram atras, mas acredito possa ser ou das sub 19 da academica ou os juniores sub 18 do ginasio que ganharam ao fcp (detentor do titulo nacional) este fim de semana num torneio.

Anônimo disse...

Obrigado Sr. Nuno!

Anônimo disse...

Eu como atleta ha 9 anos deste distrito,tendo já integrado a selecção distrital, sei que nem sempre perdemos por "50" ou por valores tão elevados contra outras selecções. Podemos não conseguir ainda estar no topo, mas o esforço das atletas que ainda actuam neste distrito não podem ser denegridos. Apesar de serem poucas equipas neste escalão, podemos verificar o amor à modalidade, visto que é nesta idade que muita gente desiste devido a ingressar na universidade. A paixão sente-se no campo e não há um jogo que não seja disputado com garra até ao último segundo. Podiam as pessoas pensar em apoiar as duas equipas que vão para a 1ªfase do Nacional (Académica e PT) visto que assim podem ver com os vossos olhos e assim criticar melhor (positivamente ou negativamente) as equipas deste distrito e o seu contributo para o Basquetebol. Sempre me orgulhei por pertencer a este distrito e aos clubes aos quais pertenci, tendo esta época adorado a minha recepção na Académica. Só espero que continuemos o bom trabalho e que tanto a nós como à PT nesta fase façamos o nosso melhor e o que seja possível atingir :)

Anônimo disse...

Cara Patrícia

A constatação de que as nossas selecções "levam" 50 pontos das melhores selecções do país não é para "denegrir" os jogadores ou as jogadoras (bem pelo contrário, porque são o melhor que há no basquete). É, isso sim, um lamento pelo facto de alguns responsáveis pela modalidade não fazerem "mais e melhor" para que atletas que revelam entusiasmo e gosto pela modalidade, como tu, não possam evoluir mais e ter mais sucesso. Tens exemplos bem próximos de ti de que trabalhar "mais e melhor" compensa sempre. Quando o teu treinador chegou à equipa quase não havia... equipa. Hoje é bicampeã distrital, tem jogadoras na selecção nacional e outras que, como tu, revelam ambição para muito mais.
Podes "zangar-te" comigo (já outros o fizeram), mas eu vou continuar a dizer que é possível fazer muito "mais e melhor" por esta nossa modalidade. E pelos jogadores e jogadoras que dela tanto gostam. Comprovo-o com trabalho.

1 Abraço e Bom Basquete

Anônimo disse...

Pois é, pois é... o problema é quando se ganham títulos com o trabalho de outros, como o Olivais em iniciados, no ano passado, e depois se diz que se comprovam as coisas com trabalho. Bom trabalho é pegar naqueles que já são, à partida, os melhores do distrito e fazer deles dos melhores do país.
Ou então pegar naqueles que não sendo os melhores do distrito merecem o trabalho de quem gosta de comprovar as coisas... com trabalho... para serem cada vez melhores.

Isso sim, é que é preciso no nosso distrito, para termos mais e melhor. Não basta ir à procura de melhores oportunidades para ganhar a nível distrital.

Anônimo disse...

Cara amiga

É a sua opinião, que eu respeito, embora obviamente não concorde com ela. Como sabe, a nível nacional os Iniciados do Olivais no ano passado só perderam com o FC Porto, que tinha uma super-equipa e foi campeão nacional. Mas a sua opinião tem a valor que tem, até porque, na sua opinião, eu só deixei de ser bom treinador mais ou menos a partir de Novembro... Até lá estava a fazer um bom trabalho e do qual a equipa estava a gostar muito...

Garanto-lhe, no entanto, porque a sua resposta sugere que pensa o contrário, que não sou eu que ando aqui no blogue a dizer mal de si e da sua actuação na fase final. Acredite que não sou.