terça-feira, 18 de março de 2008

De alto a baixo...

Alto

Sérgio Adegas – A arbitragem conimbricense voltou a estar em destaque no passado fim-de-semana, com a nomeação de Sérgio Adegas para arbitrar a final da Taça de Portugal Feminina. Numa altura em que não existem referências na arbitragem distrital, o reconhecimento do valor daquele que é, actualmente, o melhor árbitro do distrito, é sem dúvida um bom estímulo para os juízes mais novos e para outros jovens que queiram abraçar a carreira da arbitragem. Triplo

Académica – Sem qualquer derrota em 18 jogos oficiais disputados, a Académica sagrou-se campeã distrital de Sub-14 Femininos. Trata-se de um feito importante para a formação feminina do clube, que venceu igualmente o “Distrital” de Sub-19, e que premeia o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde o Minibasquete pela equipa liderada por Sofia Pereira. Trata-se também de um bom exemplo de transição do trabalho feito nos Minis para o escalão seguinte. 2 Pontos

“Somos uma equipa” – Como forma de divulgar o dia-a-dia do basquetebol estudantil, da formação aos seniores, e de criar maior empatia entre equipas e público, nomeadamente com os estudantes, a Secção de Basquetebol da Associação Académica de Coimbra lançou a revista “Somos Uma Equipa”, cujo primeiro número foi distribuído no passado sábado, antes do jogo frente ao Queluz. Chapeau! 1 Ponto

Baixo

Infante de Montemor/Ginásio – A equipa sénior do Clube Infante de Montemor/Ginásio entrou para as três derradeiras jornadas da prova ainda com a possibilidade de assegurar uma das oito vagas para o “play-off”. Esta ponta final, no entanto, viria a saldar-se em três derrotas consecutivas, ante Guifões, Barcelos e Vale de Cambra, as duas primeiras em casa, acabando a equipa de Mário Ramos por se quedar pela décima posição da tabela classificativa. 0 Pontos

7 comentários:

Anônimo disse...

Está de parabens o Sr. Sergio Adegas, pela sua nomeação para arbitrar esta final, onde esteve ao melhor nível. No entanto não foi só este que representou a arbitragem do distrito, nesta final. Tambem estiveram presentes nesta final o Srs. Gaspar da Silva (Comissário) João Ferreira e Daniel Campos (Oficiais de mesa).

EN

Anônimo disse...

Este blogue tem muito respeito por todos os juizes, nomeadamente pelos oficiais de mesa, como se constata pela referência aos seus nomes quando apresentamos os diversos jogos (o que aconteceu também em relação ao jogo da final da Taça). Neste caso, no entanto, como se compreende, cremos que se justificava o destaque ao árbitro Sérgio Adegas, conforme aconteceu.

F disse...

Caro Tozé

Nada me move contra os elogios sistemáticos ao Sr. Sérgio Adegas (conto já a segunda vez em que a frase e cito " o reconhecimento do valor daquele que é, actualmente, o melhor árbitro do distrito"é mencionada neste espaço)
nem tão pouco contra os bitaites repetidos a quem exerce a actividade de árbitro no distrito.
Mas,tenho para mim, que a avaliação quer das pessoas, quer das suas performances é das actividades mais dificeis de executar e, assumindo que, ao afirmar que fulano A é o melhor, significa que todos os restantes fulanos são piores que o fulano A, o que ao ser afirmado, terá que ter uma justificação baseada em critérios rigorosos e conhecidos.
Como não conheço os critérios que foram utilizados para justificar tal afirmação e por consequencia ,nao estar habilitado a confirmar ou a desmentir tal informação, sera que seria possivel esclarecer-me de forma a ter tambem opiniao válida sobre o assunto?

1 - Como se avalia um arbitro de basquetebol de forma a afirmar que é o melhor?

2 - Será que é o melhor em que segmento do basquetebol?
2.1 - Escaloes de Formaçao?
2.2 - Escalões de Competiçao?
2.3 - Todos os escalões do basquetebol?

3 - Quantos encontros são necessários fazer para que se possa aferir da qualidade de um arbitro de forma a garantir que é o melhor? ( < de 5 - entre 5 e 10 - + de 10 ? )

4 - Sendo o Sr. Sérgio Adegas uma arbitro de 1ª ( penso ser assim a denominação ) qual foi a sua classificação no ranking nacional do ano anterior?

5 - Sera que ser de 1ªCategoria automáticamente dará um estatuto de melhor do que os que não sao?

Tudo isto são perguntas ás quais nao tenho resposta e, sendo o caro Tozé uma pessoa bem informada seguramente me vai esclarecer sobre o racional existente para confirmar ( ou nao ) a afirmação que deu origem e este meu comentário.

Abraço

F

Nota: Quando dizemos que o atleta A foi o melhor ( MVP ) do jogo ou do ano, sabemos qual a formula utilizada para chegar a essa conclusão. Será que a metodologia é a mesma para avaliar e classificar a performance da arbitragem?

Anônimo disse...

Caro F

Os árbitros são avaliados pelos Comissãrios da Federação Portuguesa de Basquetebol. O árbitro Sérgio Adegas foi nomeado para arbitrar a final da Taça de Portugal Feminina. Portanto, a menos que os Comissários avaliem mal (e não temos como avaliar isso) ou que ande tudo maluco, o árbitro Sérgio Adegas é um árbitro com reconhecido valor. Valor que deve ser enaltecido e propagandeado pela simples razão de que, como teve noutros tempos, a arbitragem conimbricense precisa de referências para os mais novos. Sérgio Adegas ja é uma referência e a chamada a uma final nacional não podia, nem devia, passar sem ter o devido destaque.
Deixe-me dizer-lhe também que, à "vista desarmada", ou seja sem rigorosos critérios de avaliação, o árbitro Sérgio Adegas sabe estar dentro de campo, nomeadamente nos jogos de formação, e é pena que não possa vir mais vezes "cá a baixo", não só porque seria bom para o desenrolar dos jogos mas também porque seria uma boa ajuda para os juizes mais novos. Creio que o F não está de acordo com isto, mas lá está, são avaliações diferentes. Agora também deixe-me dzer-lhe que não sei se será um bom "critério de avaliação" estar sistematicamente a "atirar-se" ao árbitro Sérgio Adegas só porque uma vez ele se "passou" e resolveu dialogar com a assistência (tal como o F aqui referiu num comentário recente).

Sandra * disse...

Parabéns ao Sérgio Adegas por mais uma conquista no seu percurso pela arbitragem.

É de lamentar que existam tão poucos árbitros como ele, que sejam imparciais ou que apitem nos momentos certos.

Deixo aqui uma mensagem de apelo aos árbitros, para que passem a arbitrar melhor independentemente da equipa que vão arbitrar.

P.S. Que fique claro que não tenho nada mesmo nada contra os árbitros..apenas vejo alguns jogos de basket dos quais a maior parte não é bem arbitrado. A verdade é que também estes são indispensáveis!

Sandra

Anônimo disse...

Parabéns Sérgio. Todos os elogios são merecidos. É pena que não existam mais árbitros iguais ou melhores que tu. Mais uma vez parabéns

Luis Gonçalves

Anônimo disse...

Sérgio Adegas é um bom árbitro. Coimbra, com os novos valores que começam a despontar está no bom caminho.
Quanto ao senhor F, já começa a ser um hábito dizer mal de tudo e de todos. Certamente, anda zangado com o Mundo.
Já agora que equipa treina agora o senhor F?
José Carlos