Este último fim de semana tivémos basquetebol ao mais alto nível em Coimbra (final da Taça de Portugal feminina e PROLIGA), em Vila Nova de Poiares (Liga UZO) e em S. Paio de Gramaços/Oliveira do Hospital (PROLIGA) e vamos voltar a ter, já amanhã, em S. Paio (Taça de Portugal masculina) mais espectáculo ! Para o final do mês, 29 e 30, é a cidade de Coimbra que acolhe mais uma jornada desconcentrada da principal competição nacional.
O facto de a Liga Profissional - ainda que passando por dificuldades óbvias - ter realizado no distrito de Coimbra três das suas sete jornadas desconcentradas, pode fazer pensar todos aqueles que gostam e se preocupam com a modalidade e lançar várias questões, sérias, para lá do vulgar bitaite: será mérito exclusivo das autarquias que pagam para trazer o espectáculo ? será mérito repartido entre os que pagam e os que promovem (Liga e empresa privada) ? será que o papel reservado à ABC deve ser tido por menor, sobretudo depois de lido e relido o desabafo do Senhor Presidente do Município de Poiares, ou deve ser realçado, desde logo porque foi na sua área de influência que a Liga Profissional apostou ? e que impactos se retirarão da conjugação destes factores ? quem os estuda, quem os vai avaliar ?
Seria da maior conveniência - agora vem o bitaiteiro ! - que este esforço financeiro, logístico e promocional (mas poucochinho...) não caisse em saco roto. E neste âmbito, os apaixonados pela modalidade só podem agradecer comparecendo nos pavilhões - para o Multidesportos de Coimbra, o repto ainda vem a tempo..., já os responsáveis devem ter uma postura diferente, mais efectiva, mais exigente e que, aproveitando a vaga emergente em todos os sectores da nossa sociedade, AVALIEM !
Entretanto, vêm aí as Selecções Distritais, primeiro com os treinos (em Coimbra, Montemor e Penacova), depois com os jogos, em Portimão, de 27 a 30. E se já falámos das convocatórias de atletas, não esqueçamos também aqueles de quem tanto se fala (mal), que tantos contestam, tantas vezes sem razão. Arrisco um bitaite, é mais uma brilhante selecção, que tão bem representará o distrito: Sérgio Adegas (de 1ª categoria), os promissores figueirenses Pedro Dias e "Bolacha", além do Tiago Neves; nas mesas, estarão as "nossas" meninas Lara e Ana Barbosa. Neste âmbito, nenhum deles ganhará ou perderá, agora no sentido literal do termo, porquanto as suas actuações serão a título gracioso, ganharemos todos pela certeza de uma arbitragem isenta e imparcial onde quer que eles e elas actuem. Boa estadia, bons jogos. Façam amizades, espalhem charme e encanto, divirtam e divirtam-se...O basquete de Coimbra TAMBÉM precisa de Vós, ao melhor nível.
Por fim, o bitaite-aposta: palpite ou talvez não, entre juniores, cadetes e iniciadas (tudo no feminino), uma ou mais das nossas representantes estará na(s) respectiva(s) fase(s) final (is) ! Para já, juniores e cadetes vão com apenas 2 derrotas em 7 partidas disputadas, enquanto as mais pequeninas só começarão a competição nacional lá para Abril.
Até lá, boa Páscoa e não poupem em bitaites...o bitaite (ainda) não paga imposto !!!
Um comentário:
Jovens promessas??? Só pode estar a brincar... Deveria ter havido melhor selecção dos árbitros, dos oficiais de mesa não comento, porque acho que qualquer um poderia ir, agora dos árbitros deveriam ir outros.
Postar um comentário