domingo, 30 de março de 2008

Sub-14 Femininos: 4.º lugar

Resultados da Selecção Distrital de Sub-14 Femininos

Madeira 42-61 Coimbra
Coimbra 55-21 Leiria
Porto 64-55 Coimbra
Coimbra 56-53 Lisboa
Coimbra 47-51 Açores

Classificação Final

1. Aveiro
2. Porto
3. Açores
4. Coimbra
5. Lisboa
6. Madeira
7. Santarém
8. Algarve
9. Viana do Castelo
10. Leiria
11. Setúbal
12. Vila Real
13. Braga
14. Castelo Branco
15. Viseu
16. Algarve
17. Alentejo
18. Guarda

1.º plano: Ana Rita Cardoso (Sporting Figueirense), Joana Marques (Sporting Figueirense), Luisa Frutuoso (PT), Rita Lucena (Olivais), Carolina Leite (Académica) e Catarina Macedo (Sporting Figueirense)

2.º plano: Mauro Leitão (treinador adjunto), Manuela (seccionista), Francisca Lima (Académica), Ana Margarida Santos (Académica), Bruna Cunha (PT), Andreia Silva (Sporting Figueirense), Beatriz Rodrigues (Sporting Figueirense), Liliana Santos (Basquetebol de Cantanhede) e João Pedro Lourenço (seleccionador distrital)

Mais informações sobre a Festa do Basquetebol Juvenil no portal da FPB.

22 comentários:

jl disse...

Esta selecção que de selecção não tem nada a nível distrital.
Mas sim do concelho da Figueira da Foz.
As convocatórias e seus resultados tem que ser vistos como tal.
Quem arranja estes seleccionadores tendenciosos, deve reflectir para a próxima se é que tem próxima.
Uma vergonha quem não entender pergunte

Anônimo disse...

E as outras que têm 7 atletas da PT ja nao sao tendenciosas? Veja primeiro e fale depois...
AM

Anônimo disse...

E as Sub-16 com 7 atletas dos Olivais já nao nao tendenciosas? So quando são mais atletas da Figueira do que de Coimbra é que é mau...
AM

Anônimo disse...

A diferença é que as "outras" 7 mostraram em campo, ao longo do Distrital, que mereciam lá estar...

jl disse...

Eu não digo que são só por ser tendenciosas, veja quem selecciona e depois fale.
E que a AAC passeou no campeonato e tem 3 atletas sendo que um só clube da Figueira levou 5 e por quanto perdeu com a AAC? e isso não vos diz nada

jl disse...

Porque a legenda não aparece nesta fotografia?
Seria que a tal mascara não cairia de vergonha e se disserem o clube do treinadores e seleccionadores ainda será mais evidente.
Publiquem Por favor os nomes e clubes
Legendem a fotografia como as outras

Anônimo disse...

Caro/a jl

A ausência de legenda não tem, seguramente, a ver com o motivo que propõe. Unicamente não conhecíamos a totalidade das jogadoras, nem a seccionista, e portanto não pudemos avançar com a legenda tal como fizemos em relação às outras três selecções. Estamos em vias de o poder fazer. Se entretanto quiser dar uma ajuda, será bem-vinda...

Anônimo disse...

Será que perante os resultados os responsáveis da equipa de sub14 fem vão ser capazes de assumir os vários erros cometidos com esta convocatória? E tratem de arranjar boas desculpas porque esta de convocarem as jogadoras mais velhas não pega, quando se vê na convocatória que, por exemplo, o sp. apresenta várias atletas de 95. Existem estatísticas, e não falo só de pontos marcados, porque não deve ser por aí que se veêm as boas ou más jogadoras, mas em termos de ressaltos, perdas de bola, lançamentos tentados e convertidos, defesa, etc...As miúdas não têm culpa de terem sido convocadas, mas para algumas deve ter sido desgastante verificarem que não têm maturidade nem defensiva nem atacante para pertencerem a uma selecção distrital. Como é possível fazerem parte de uma selecção distrital atletas sub 14 que não sabem o que é uma defesa com ajuda, que quando, por exemplo, a bola entra na jogadora na posição 3 e a atleta está a defender uma jogadora na posição 2 se mantém "colada" a ela sem se deslocar para a linha cesto cesto, mantendo o contacto visual com a bola? Este é um exemplo entre muitos. O distrito de Coimbra este ano possui atletas sub14 fem capazes de lutar não pelo 1º lugar, porque a selecção de Aveiro é de facto muito forte, mas pelo 2º lugar. Foi pena, por todos, mas principlamente pelas miúdas, não terem sido convocadas de facto as atletas em melhor forma neste momento. Mas como ninguém acompanhou os jogos das outras equipas, a não ser do Sp. Figueirense, não viram a evolução das miúdas, e ficaram-se pela convocatória quase inicial. Quase porque entretanto foram retiradas atletas chamadas regularmente para serem substituídas por outras vá-se lá saber de que clube...e por quê.

jl disse...

Este ultimo comentário só peca por ser dia 1 de Abril.
A verdade vem sempre ao de cima como diz o ditado

Anônimo disse...

As pessoas não Sabem do que estão a falar, sabem lá se os selecionadores acompanham ou não os jogos das outras equipas podem estar num sitiu e as pessoas não os vêem, antes de falerem dos outros olhem primeiro para voces e para as vossas queridinhas atletas.

SM

Anônimo disse...

Enquanto continuarem a achar que está tudo bem, o basquetebol conimbricense não anda para a frente. Tem que haver humildade para reconhecer os erros e de futuro não os voltar a cometer. Todos cometemos erros, mas se os reconhecermos da próxima só os voltamos a cometer se quisermos. Quanto aos seleccionadores acompanharem as equipas deve ser brincadeira de 1 de Abril, ou então estão tão escondidos que ninguém os vê, nem eles veêm os jogos e as atletas. Exemplo: uma das atletas que integrou as 12 nem estava convocada, apareceu em substituição de uma outra atleta lesionada, no grupo de 16, e foi integrada no grupo de 12 tendo deixado de fora uma outra atleta da mesma equipa que tinha sido sempre convocada. Se uma das atletas não tivesse incapacitada esta não teria sido convocada, não que não o merecesse, mas porque os seleccionadores não acompanharam a sua evolução.

jl disse...

Para desmascare isto só falta por porque é verdade as outra legendas também não tem mas aqui é preciso saber, de onde são o treinadores e seleccionadores pois lá estão 5 atletas da S Figueirense e 3 da AAC que só é a melhor equipa do distrito segundo resultados e estatísticas.
divulguem o as preveniencias e todo o disparate fica fica esclarecido. Esta guerra é construtiva, porque quem se não sente não é filho de boa gente

Anônimo disse...

PAREM de criticar os seleccionadores!!! eles sabem aquilo que fazem, se não não eram eles que estavam a frente da selecção!!! o que esta feito esta feito e nao a volta a dar. e verdade sim senhora que podiam ter ficado em 2ºlugar, mas 4ºlugar tbm e bom no meio de 18 equipas! mas que eu saiba nao foram os seleccionadores que jogaram, foram as atletas convocadas! e se foram convocadas e porque merecem la estar! e por favor nao digam que foram convocadas por "favorzinho" ou por serem do sporting! porque e mentira!!! se a pessoas que por estarem com inveja e outras coisas nao conseguem ver o que as jogadoras do SCFjogam entao nao critiquem!!! e ja agora acrescento que elas nao jogaram sozinhas e que se esta equipa perdeu e pq nao se esforçaram TODAS!!! nao era por estaram mais jogadoras da academica do que do sporting na seleção que chegariam ao 2ºlugar ate porque quem viu os primeiros jogos viu como elas jogavam 1 para 5 e nao foram as do sporting a jogar individualmente!!!

PAREM DE UMA VEZ POR TODAS! JA CHEGA!!!
OS SELECCIONADORES SABEM AQUILO QUE SABEM E NAO PRECISAO DE DAR JUSTIFICAÇÕES A NINGUEM!!!

AC

Anônimo disse...

SE EM VEZ DE CRITICAREM TIVESSEM IDO VER OS JOGOS COM OLHOS DE VER E TIVESSEM IDO APOIAR A NOSSA SELECÇÃO TALVEZ CHEGASSES-MOS AO 2ºLUGAR!!!

E SE TIVESSEM PARADO LOGO COM OS COMENTARIOS EM RELAÇÃO A CONVOCATORIA DE CERTEZA QUE A EQUIPA SE TINHA UNIDO MUITO MAIS E TIVESSE CHEGADO AO 2ºLUGAR!!!

ARC

Anônimo disse...

UMA BOA JOGADORA NAO E AQUELA QUE SABE AS JOGADAS E NAO E AQUELA QUE ATE SABE MARCAR DE COSTAS OU QUE MARCA COM 4 JOGADORAS EM CIMA DELA(atenção pq isto aconteceu nos nossos jogos)!!! E AQUELA QUE LUTA AQUELA QUE SALTA AQUELA QUE SE REBOLA NO CHÃO PARA AGARRAR UMA BOLA PERDIDA E AQUELA QUE ASSISTE QUANDO PENETRA E VEM UMA ADVERSARIA!!!

POSSO AFIRMAR QUE VI ESTA VONTADE E ESTA "GARRA" NAS JOGADORAS DO SCF!!! E QUEM NAO VIU QUE ATIRE UMA PEDRA AO AR!!!

Anônimo disse...

Isso de dizer que os seleccionadores não precisam de dar justificações a ninguém e que se estão lá é porque sabem o que estão a fazer é precisamente a atitude que se vê em relação a estas selecções.

É falso que toda a gente que está nas selecções sabe o que está a fazer, bem como devia ser falso que os seleccionadores não devem justificações a ninguém!

Em vez de assumirem esta atitude, algumas das pessoas ligadas às selecções (não todas) deviam estar mais preocupadas em olhar para as próprias limitações e reconhecerem que, de facto, as têm em vez de se andarem a iludir (sim, porque não iludem mais ninguém), e procurar compensar isso com o diàlogo com os treinadores que lidam de perto com os atletas e com as dificuldades e as forças deles e com o visionamento de (muito) mais jogos.

Mas é sempre mais fácil dizer que as pessoas não estão abertas ao diálogo, etc, e continuar a afirmar que sabem tudo e que não têm de justificar nada a ninguém.

jl disse...

Os últimos comentários tem que se lhe diga.
Então esta tudo bem eu já dei para o peditório de que quem não sabe mais a mais não é obrigado caso dos seleccionadores mas o mal esta de quem os torna seleccionadores e não lhes ensina para despirem a camisola do clube a que pertencem porque se na convocatória já eram assim as criticas agora que os resultados estão escancarados devem-se tomar medidas e atleta seleccionada é "UMA BOA JOGADORA NAO E AQUELA QUE SABE AS JOGADAS E NAO E AQUELA QUE ATE SABE MARCAR DE COSTAS OU QUE MARCA COM 4 JOGADORAS EM CIMA DELA(atenção pq isto aconteceu nos nossos jogos)!!! E AQUELA QUE LUTA AQUELA QUE SALTA AQUELA QUE SE REBOLA NO CHÃO PARA AGARRAR UMA BOLA PERDIDA E AQUELA QUE ASSISTE QUANDO PENETRA E VEM UMA ADVERSARIA!!!"
segundo a Rita, então no campeonato estiveram a dormir porque não perderiam com a AAC o arreganho e outras virtudes aqui traduzidas são fundamentais?????
Mas de club são os selecionadores e treinadores não querem revelar e por isso estas encolhas?
Digam para eu que sou Loira/o ou Burro/a intender

Anônimo disse...

Sou adepto do desporto em geral, e acompanho com algum interesse o desenvolvimento de algumas modalidades ao nível do distrito de Coimbra.
São frequentes e raramente consensuais as discussões em torno das convocatórias para as Selecções Jovens que nos representam.
Considero as Selecções um complemento do trabalho dos clubes, mas tb um reflexo do trabalho realizado nos mesmos.
Assim sendo gostaria de saber, se alguém me puder responder, quantas equipas de clubes têm nos últimos anos conquistado títulos nacionais em escalões de formação (iniciados/as e cadetes)para o nosso distrito ou têm conquistado classificações finais nos respectivos Campeonatos Nacionais superiores ás classificações obtidas pelas Selecções.
Se os resultados dos clubes forem melhores do que o das selecções, então sim, há que parar e reflectir. Se os resultados dos clubes forem iguais ou inferiores, então aí nada mais resta dizer do que: "Sem ovos não se fazem omoletes".
Se alguém possuir dados de comparação penso que seria útil para a discussão...

PB

Anônimo disse...

Competição de clubes nada tem a ver com competição de selecções.
Já se viram equipas campeãs nacionais dos nosso distrito, nos ultimos anos, que nao obtiveram classificação correspondente (nem próxima) em termos de selecção distrital.

Se é certo, por um lado, que o quadro competitivo actual, em termos distritais, limita muito o desempenho dos atletas em competições nacionais (onde jogam contra atletas com mais jogos e, portanto, mais rodagem), é também certo que o mesmo acontece com as nossas selecções, que treinam menos e pior do que outras selecções.

Escusam portanto de varrer para canto as responsabilidades. Os problemas estão bem identificados.. pena que nada se faça para resolver esses problemas, sendo preferirvel atirar para canto ou dizer que nao se tem de justificar nada a ninguem.

Anônimo disse...

Apenas algumas considerações:
Considerando uma Selecção como a equipa que deve reunir os melhores jogadores distritais dos diversos Clubes, é impossível dissociar as competições de Selecções das competições de clubes. Afinal, estamos a falar dos mesmos jogadores, ainda que a treinar e a jogar em circunstâncias diferentes.

Posso estar errado, mas, que me recorde, não identifico nos últimos anos nenhuma equipa do Distrito de Coimbra que tenha sido campeã nacional de Iniciados ou Cadetes (masc ou fem). Para mal do nosso basquetebol...

Com base em que informação, dados ou avaliação se pode afirmar que as nossas Selecções treinam menos e pior do que as outras?

É verdade que existem mts problemas no basquetebol distrital quer a nível de clubes, quer a nível de selecções. Cabe aos seus responsáveis directivos e técnicos a análise dos problemas e a busca de soluções. Se não forem capazes de as encontrar...

M

Anônimo disse...

É certo que uma competição de selecções é feita com atletas dos clubes. Mas como se pode comparar uma coisa com outra? O formato é diferente, as rotinas raramente as há, os treinadores são diferentes, a forma de atacar e defender são diferentes, até a responsabilidade é diferente (nos dias que correm parece que os atletas são mais responsáveis nos clubes do que nas selecções), etc. Só quem nunca passou por selecções (nomeadamente enquanto jogava) pode dizer que são coisas iguais ou parecidas... porque na verdade não são. Não quer isto dizer que os treinadores dos clubes não tenham responsabilidades. Têm! Aliás, se coisas positivas acontecem nas selecções, bem podem agradecer ao trabalho que é feito ao nível de alguns clubes (ou, se calhar, por parte de alguns treinadores). Esse trabalho deve é ser feito com mais qualidade desde o início (Mini). E depois claro, é preciso incutir algum sentido de responsabilidade nos seleccionadores! Se ele não se sentirem responsáveis, dificilmente os atletas compreenderão o que é uma selecção. Esse é, provavelmente, um dos pontos importantes nos últimos anos. Há pessoas responsáveis que não sabem o que é uma selecção e, quando assim é, dificilmente irão conseguir motivar os atletas para aquilo que realmente importa, que é representar Coimbra da melhor forma possível.

Anônimo disse...

Enquanto criticam em comentarios destes, porque é que não vão falar com os próprios seleccionadores, falar por comentários mas falar na pr´pria cara é mais dificil, ficam sem argumentos...

E e, vez de falarem só das coisas másporque não falam das coisas boas que aconteceram tambem?
Pensem nisso ;)

Susana Moreira