sábado, 22 de março de 2008

Os meus convidados… em 1x1 sem bola!

Esta rubrica, que se pretende seja semanal, foi baptizada por mim próprio e pretende ser o reencontro com pessoas amigas que, de algum modo, conheci através do basquetebol distrital, ou com quem fortaleci relações de proximidade que já vinham de trás.

Noutros casos, nem tanto. Serão seguramente pessoas do basket, no activo ou não, mas cujo contributo – mesmo que esporádico - é sempre bem vindo, porque feito de experiências vividas, de saber acumulado. É também a saudade, palavra tão arreigada a Coimbra, que me fez esgravatar o “baú das recordações”…

Aqui surgirão “craques” e jogadores banais, oriundos de todos os cantos do distrito, com “obra feita” ou passagem marcante, mas também curiosos que, sem conheceram as dimensões das bolas de basket, o vivem(viveram) intensa e apaixonadamente.

O critério subjacente à escolha dos meus convidados é, obviamente, só meu ! Ainda assim, explico: antes de mais, um ponto prévio, em situações de 1 contra 1, no campo de basket ou fora dele, é necessário 2 protagonistas !

Pois, os desta semana – para ser rigoroso, fui preguiçoso e só convidei Amigos de 15 em dias ! – são nados e criados na Figueira da Foz, de novo são Pai e Filho, o progenitor por lá permanece, o herdeiro, porque Professor, anda de casa às costas e, no momento presente, está no Algarve. Há ainda um terceiro elemento, que não pode participar neste 1 x 1 (passaria a ser um 1 x 2), porque mais atarefado: ainda no activo, trocou a Praia da Claridade pela margem sul do Tejo e, por sinal, dentro de duas semanas virá a Coimbra disputar mais um jogo da PROLIGA ! Conheci Arnaldo (o Pai) e Paulo (o filho), na qualidade de adversários da AAC nas provas regionais de formação (iniciados, cadetes e juniores), bem assim como em algumas Selecções Distritais. O facto de, à data, terem sido briosos na defesa do seu emblema de coração (e eu…do meu) não diminui a estima, a admiração e o respeito. Que a aceitação do convite agora reforçou.

As boas-vindas a este blogue ao Senhor Arnaldo Biscaia e ao Paulo Biscaia, o mais velho dos herdeiros. O 3º é o (mais conhecido) Rui Biscaia, que defende esta época as cores do Galitos do Barreiro e que visitará a AAC no próximo dia 30.

Aos 2 Amigos Biscaia, o meu Muito Obrigado.

NOTA: clique no quadro para ver melhor

João Medeiros

Nenhum comentário: