quinta-feira, 20 de março de 2008

Importa-se de repetir?

"Com honrosas excepções do Olivais, Queluz, Barreirense, Vasco da Gama, entre muitos outros, os clubes não investem no trabalho especializado na formação."

Declarações de Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, em entrevista concedida ao Diário de Coimbra (19/03/08)

5 comentários:

F disse...

Será que é verdade? Será que é mentira? Por mim não sei! A unica coisa que sabemos é que perdemos uma oportunidade de ficar a saber o que significa " Trabalho especializado na formação" e aí, penso que o Sr. entrevistador tambem perdeu uma boa oportunidade de nos ajudar a ficar mais esclarecidos.

A não ser que, trabalho especializado queira dizer trabalho dirigido e direccionado ao basquetebol masculino pois,3 dos 4 clubes que foram referidos apenas se dedicam a esta secçao do basquetebol mas como tal afirmaçao foi feita durante uma final feminina esta conclusao nao deve ser verdadeira!

Em conclusao,sabemos hoje que existe uma nova nomenclatura no basquetebol " Trabalho especializado na formação" apenas não sabemos muito bem o que´é e enquanto nao soubermos, tudo o que foi dito pode ser verdade.....ou não!

Abraço

F

JN disse...

Boa F.

Anônimo disse...

Quando fui conhecedor, por terceiros, da entrevista em causa, não quiz acreditar no que me diziam.
Ao ler repetidamente a mesma fiquei siderado com o seu conteúdo.

O Srº presidente, que afirma ser a FPB a realizar todo o trabalho na formação, que no seu entender pertenceria aos clubes, demonstra no minimo uma falta de conhecimento do que se vai construindo por esse Pais fora, melhor dizendo, no basquete real, que não ao nivel da secretária e dos gabinetes inacessiveis para a maioria dos agentes do verdadeiro basquetebol nacional.

Demonstra não conhecer as dificuldades e as contrariedades com que os clubes se deparam dia a dia, demonstra uma total falta de respeito por aqueles e por todos os Encarregados de Educação que vão solidáriamente disponibilizando-se financeiramente para manter o basquetebol em actividade.

Mais grave ainda, é demonstrar uma total ignorância de todos os Clubes que existem e que sózinhos vão teimosamente mantendo a chama acesa, proporcionando a muitos viverem da modalidade, como quais expertos na matéria, resultando de muito da sua actividade uma única palavra

DIRIGISMO RETRÓGADO

Srº Presidente da F.P.B., o senhor nesta entrevista nem se limitou a ser poliitcamente correcto, pelo contrário, preferiu denegrir e ausentar de existência um enorme conjunto de Instituições e Agentes que teimosamente continuam a justificar, sabe lá DEus como, o lugar de muitos, muitos outros, que lá vão aparecendo quando manifestamente lhes serve,
quando pelos clubes raramente são capazes de dizerem presentes.

Já agora, para que fique claro, gostaria em nome do Basquete PT, exigir que os Órgãos Directivos da A.B.C., se manifestassem de forma objectiva sobre a presente entrevista.

Se o não fizerem estarão a ser coniventes com a mesma.

O Responsável do Basquete PT
Moura Távora

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de ler a entrevista em causa, no dia em que foi publicada no Diário de Coimbra. Li uma, duas e ainda uma terceira vez uma afirmação ali contida achando estar a cometer algum erro de interpretação. Constatei que o erro não era de leitura, era mesmo da afirmação efectuada pelo Exmo. Sr. Presidente da F.P.B.
Pasme-se: "o trabalho especializado na formação", seja lá o que isto significa, "é realizado pela Federação e não pelos clubes, salvo honrosas excepções", e que excelentes excepções foram apresentadas...
Sabe uma coisa Senhor Presidente, alguém que ao olhar determinada realidade, como aquela que observamos diáriamente, pelos menos aqueles que andam nos clubes, por esse país fora, como ainda no passado fim-de-semana pudemos observar no Torneio de Valença de Minibasquete, lê uma coisa destas e só pode concluir que o responsável pela mesma entrou em profundo delírio...
HAJA VERGONHA!

José Pedro
Clube PT - Coimbra

Nota: As portas do nosso pavilhão estão "escancaradas" aguardando a sua próxima visita, ou a de qualquer outro alto responsável da F.P.B., à nossa cidade.
O convite fica feito!

Anônimo disse...

concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito, e queria deixar os meus parabéns tanto à PT como aos olivais que nesse sentido tem feito um trabalho extraordinário, e deixar o meu desagrado em relaçao ao meu próprio clube a académica que parece interessada apenas nos séniores, esquecendo a formação. dá gosto ver o fernando sousa e o pedro rebelo, entre outros a jogar nao é? mas esquecem-se é que isso começa cá em baixo, e agora quero ver que fernandos e pedros é que vao haver.. é triste ver os seniores com equipamentos novos e regalias todas, e haver uma equipa que teve para não jogar mais esta época por falta de dinheiro para pagar os árbitros.é triste ver treinos com 20 jogadores, um treinador apenas, num campo pequeno e isto é quando há treino, não vão os séniores precisar de treinar.. é triste ver jogadores com muitos anos de casa mudarem para os outros clubes da cidade.. é triste ver este clube, símbolo da cidade, afundar-se assim..