terça-feira, 11 de março de 2008

Reunião de treinadores em Coimbra

O basquetebol foi sempre uma modalidade de referência e de vanguarda em Portugal e Coimbra foi um dos grandes centros da modalidade. Por aqui passaram grandes treinadores e magníficos jogadores.
Porque o papel do treinador foi (e é) sempre o principal dinamizador, o empresário António Pereira convidou vários treinadores da Liga de Clubes de Basquetebol e da PROLIGA, preocupados com o actual momento do basquetebol em Portugal, a deslocarem-se a Coimbra, na noite de ontem (Hotel Dona Inês).
Marcaram presença em Coimbra Alberto Babo, André Martins, Costa Dias, Emanuel Seco, Henrique Vieira, João Freitas, Jorge Fernandes, Luís Silveira, Miguel Faria, Nuno Ferreira, Nuno “Rodinhas” Ferreira, Renato Soares, Rui Silva e Sérgio Salvador, tendo concluído ser necessário:
a) criar uma comissão de treinadores, de forma a activar a ANTB com carácter urgente;
b) solicitar ao Presidente da Assembleia Geral da ANTB uma reunião de imediato, por forma a convocar uma assembleia geral extraordinária para eleição dos orgãos sociais;
c) promover um debate alargado, de forma a conseguir consensos sobre o caminho a percorrer para o basquetebol português.

Foi igualmente manifestada uma grande preocupação relativamente aos seguintes aspectos:
1º - Quadros competitivos, qual o modelo mais ajustado à realidade portuguesa;
2º - O Jogador Português – que percurso, que caminho a seguir para o sucesso.

Um comentário:

F disse...

César e a sua Mulher ( a verdadeira )

De aplaudir esta ideia de trazer a Coimbra alguns dos mais conceituados treinadores de basquetebol para discutir alguns dos pontos mais importantes ao futuro da modalidade.
Se estivessemos nos USA diria que se trataria de um " Charming Marketing Relationship Event ) mas como estamos em Portugal tal não me parece viável!
Ao longo da minha carreira enquanto profissional de marketing tive a oportunidade de organizar já centenas de reuniões,congressos,simpósios médicos contendo para isso como convidados os mais prestigiados liders de opinião nacionais e internacionais nas mais variadas áreas medicas. Ainda que os temas fossem todos de elevado interesse científico sendo por isso reconhecidos e autorizados pelas várias Sociedades Médicas envolvidas existia sempre algo subjacente aos mesmos: todos tinham por detras um patrocinador com interesses comerciais e financeiros bem definidos para cada um dos eventos realizados!
( Sim , porque ninguem acredita que qualquer empresa nao tem como objectivo final de qualquer evento por si patrocinado criar valor para o seu dono ou se for caso disso,para os seus accionistas ).
Ou seja, se esta acção tinha ( e nao duvido que nao tenha tido )por objectivo discutir os verdadeiros problemas do basquetebol nacional, porque não teve ela a alto patrocinio da FPB ou em última instância da ABC ( cado tenha tido retiro a pergunta mas como no post nao vi referência a isto resolvo perguntar )

Sabendo que a actividade profissional do Sr, António Pereira ( Empresário embora nao seja mencionado no post todos sabemos de que )está directamente relacionada com esta modalidade e tendo todos os participantes um papel decisivo na escolha do material humano do qual o Sr. António Pereira é empresário fico sempre com a dúvida dos reais interesses deste evento.
Nada me move contra manifestações desta natureza ( antes pelo contrario..adoro-as )mas já nao gosto muito quando tal não é mencionado e muito menos deixando-a como um acto de altruísmo!

João Cesar das Neves escreveu em tempo algo delicioso que aqui recomendo " Não existem almoços gratis " e como o título deste comentário indica, à mulher de César já nao basta parecer seria..tem mesmo que ser ou entao...dizer que não é!

Nota: Insisto que apreciei a ideia ( do ponto de vista de um marketeer)mas para ser realmente genuína apenas me levanta a dúvida da ausência do patrocínio das entidades oficiais que regem esta modalidade no país e no distrito pois, tal patrocínio lhe traria seguramente mais credibilidade!
Com outra dúvida fico: porque não alargar esta conferência ao público interessado nomeadamente a treinadores das ligas onde os jogadores estrangeiros nao abundam?
Será que os treinadores destas equipes nao terão tambem uma palavra que mereça atenção?
Estou certo que sim!

Abraço

F