sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Pavilhão Prof. Alberto Martins?


Trazemos hoje para reflexão dos visitantes do blogue uma ideia que foi "lançada" no passado domingo pelo Dr. Luís Santarino, numa conversa de amigos tida durante o jogo Académica-Benfica (que registou boa assistência, a fazer lembrar os bons velhos tempos do basquetebol conimbricense): porque não designar o Pavilhão Multidesportos de Coimbra por Pavilhão Prof. Alberto Martins?
Nas piscinas municipais, por exemplo, a Câmara de Coimbra seguiu (e bem) o caminho de homenagear grandes figuras da natação. Porque não fazer o mesmo em relação ao Multidesportos, homenageando um grande nome do basquetebol conimbricense e nacional? Há figuras que merecem (devem) ser perpetuadas e o Prof. Alberto Martins é uma delas. É certo que o âmbito daquele magnífico espaço edificado na Solum vai muito para além do desporto da bola ao cesto, mas mais do que do basquetebol o Prof. é sobretudo uma figura do desporto, do jornalismo desportivo, da Académica (e da Academia), do Sport, do Olivais, em suma da cidade de Coimbra.
Deixe a sua opinião.

12 comentários:

Anônimo disse...

Perfeitamente de acordo! Há uma geração que deve muito a este Mestre. Enorme referência para todos nós.
Excelente ideia amigo Santarino.
JCVAZ-Ex pupilo do grande teórico Prof Alberto martins

Unknown disse...

Nada mais justo, estarei sempre grato ao Profº, pois se hoje me encontro no Basquetebol como treinador a ele o devo.

Anônimo disse...

Absolutamente de acordo. Boa ideia.
CG

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE

Anônimo disse...

Perfeitamente de acordo.É o mínimo que ser poderá fazer para homenagear o Prof. Alberto Martins.
LG

Anônimo disse...

podia publicar um post sobre esse sonhor para os atletas mais jovens saberem quem ele foi, e o que e que ele fez?

Anônimo disse...

O que sugere tem a ver com aquilo que é a memória colectiva, hoje cada vez mais enfraquecida porque os próprios formadores não a têm. E não a têm porquê? Simplemente porque houve um enorme hiato entre a geração do Prof. Alberto Martins e os treinadores actuais. Dou um pequeno exemplo: os seleccionadores distritais da Associação de Basquetebol de Coimbra são, por norma, nos últimos anos, treinadores na casa dos 20/25 anos, quase todos com reduzida experiência e vivência no basquetebol. Não podem, por isso, transmitir às gerações mais novas quem foi (é) o Prof. Alberto Martins ou outros treinadores de referência no basquetebol conimbricense.
Eun sou "suspeito" para dizer quem foi o Prof. Alberto Martins, porque no basquetebol foi das pessoas de quem mais gostei e mais admirei. E, posso dizê-lo, era meu amigo pessoal. Pela diferença de idades, lembro-me apenas do seu trabalho no Sport Conimbricense, então na 1.ª Divisão, numa equipa onde agora apenas me lembro do João Cortez Vaz e do Pedro Rebelo (ainda juvenil mas já a jogar nos Seniores, lançado pelo Prof). Ainda no Sport lembro-me do Prof treinar uma grande equipa de Juvenis: Pedro Rebelo, "Tonicha", "Pilha", irmãos Félix, etc. Equipa que perdia apenas com o Académico, salvo erro treinado por Apolino Teixeira, onde jogavam, dos que me lembro, o José Paiva e o João Cardoso (então um fantástico jogador). Mais tarde, no Olivais, lembro-me de o Prof. ser adjunto de Adriano Baganha numa equipa que era quase uma réplica da selecção nacional (Eustácio Dias, António Almeida, Pedro Rebelo, Zé Quintela, António Quintela, José Paiva, etc), bem como de uma grande equipa de Juvenis (Gugu, Paulo Urbano, Paulo Nabais, Luís Agostinho, etc). Não me lembro, pela diferença de idades, repito, dos tempos áureos do Prof (ganhou sucessivos títulos ao serviço da Associação Académica de Coimbra) mas, lá está, tenho referências que os meus treinadores e familiares me foram transmitindo, dizendo que o Prof foi dos maiores treinadores do basquetebol conimbricense, pelos títulos, pelos conhecimentos, mas sobretudo por uma forma séria, amiga e fraterna de estar no basquetebol.

Anônimo disse...

Essa memória de jogadores está mesmo mal!!!!!!!! De uma equipa três anos consecutivos Campeã Nacional só se lembrar de dois jogadores.

Anônimo disse...

e voce pelos vistos nem do seu nome se lembra quando e' para dizer parvoices o' anonimo das 10:37

Tozé disse...

Tem alguma razão o anónimo das 10:37. Não me recordo de muitos mais, mas foi uma gaffe não me ter lembrado por exemplo do João Paulo Mendes, do Rafael Baptista e do Luís Gonçalves (que era também, nesta altura, um fantástico jogador). Porque não nos traz à memória outros nomes desses tempos?
E a propósito deste post porque não nos fala do Prof. Alberto Martins? Terá certamente muitas coisas interessantes a dizer.

Anônimo disse...

O Prof. foi a maior figura do basquetebol de Coimbra,para quem ainda se lembra dele desde o Campo de Santa Cruz até ao Pavilhão dos Olivais.
Uma ideia maravilhosa Pavilhão Prof Alberto Martins.

Anônimo disse...

O anónimo das 10.37 não disse "parvoíce" nenhuma, limitou-se a constatar um facto e pelos vistos você também não se lembra do seu nome. Ao Tozé sugiro que fale com o filho do Prof. Martins, porque ele será a melhor pessoa para fazer um pequeno apanhado da vida de seu pai.