quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Hoje há basquete


O Pavilhão Eng. Augusto Correia recebe hoje, às 21H30, com arbitragem de Diogo Morais e Nuno Borges, um jogo aguardado com elevada expectativa e muito importante para as "contas" do Campeonato Distrital de Sub-20 Masculinos (disputado a três voltas por apenas três equipas). O Olivais está na frente, com duas vitórias averbadas sobre Académica (54-73) e Sampaense (101-11) e se hoje voltar a vencer dá um passo quase definitivo no sentido da conquista do ceptro distrital, uma vez que fica com dois triunfos sobre os "estudantes", os mais directos adversários. A Académica joga, portanto, a última cartada o que faz prever um jogo vivo e bem disputado.
Motivos de sobra para que o público conimbricense acorra ao "velhinho" Pavilhão dos Olivais a apoiar as duas equipas e o basquetebol!
Na primeira volta (triunfo dos olivanenses por 54-73) as equipas alinharam como as fotos documentam.

19 comentários:

Anônimo disse...

Acabo de chegar do Pavilhão dos Olivais, onde fui cheio de esperança de assistir a um bom especáculo de basquetebol entre os Juniores A da equipa local e os Juniores A da Académica.

O espectáculo esteve lá todo! Pena não ter sido de basquetebol! Foi vergonhoso o que se passou! Contado quase que nem dá para acreditar, por isso, deixo por tópicos:

- o "treinador" da Académica, enquanto se aguentou no banco, não se sentou durante um minuto. Deu indicações, protestou com arbitragem, etc, etc... há uns tempos apareceu neste mesmo blog um excerto com regras bastante claras em relação a este tipo de situações que alertava exactamente para o facto de pessoas que fazem a função de treinador, mas que não têm o nível correspondente, não poderem estar em pé e muito menos protestar com os árbitros
- mal o dito "treinador" foi convidado a deixar o banco (leia-se, expulso), seguiu em direcção ao àrbitro que (aplauda-se a coragem) o convidou a sair e teve de ser segurado pelos próprios jogadores
- estes comportamentos do "treinador" estiveram também presentes nas atitudes dos jogadores da Académica, que a cada apito contestavam o que quer que fosse
- depois de passar 1 período na bancada, o "treinador" da Académica voltou à carga, posicionando-se estratégicamente atrás da tabela mais próxima do banco da sua equipa (o que não é permitido, como é óbvio) para dar instruções (pior um pouco); perante este facto, os àrbitros cometeram o erro de "fechar os olhos" para aquilo que se estava a passar - absolutamente vergonhoso
- Já toda a gente comentava o que se estava a passar na bancada e nada era feito. O treinador continuava a incendiar o ambiente, os jogadores continuavam a confundir agressividade com violência (felizmente ficou-se pela violência verbal)
- Finalmente (sim, porque só faltava mesmo isso) o "treinador" chamou os seus atletas para junto dele (já depois de ser convidado a sair de onde estava, novamente) como se tivesse todo o direito de falar com eles depois de ter sido expulso

Não há palavras! Nunca tinha visto uma "cena" destas em toda a minha vida, e espero não voltar a ver.
Não sei o que vão fazer em relação ao "treinador" em questão (nem me interessa, para ser sincero), mas se ele não receber um castigo exemplar (leia-se, ficar proibido de se sentar no banco até ao final desta temporada, no mínimo) então o basquetebol em Coimbra está bem pior do que aquilo que as pessoas mais pessimistas pensam.

Até quando se vai deixar que pessoas sem o nível correspondente ao escalão que orientam se sentem no banco? Pior... até quando se vai deixar que sejam exactamente essas pessoas que estraguem o epectáculo e os (poucos) jogadores que vão chegando aos escalões superiores?

Uma última nota em relação aos dirigentes da Académica que estiveram presentes. Uma nota negativa. É que o exemplo vem de cima e, cada vez mais, esse exemplo é do mais negativo que se pode encontrar. Quem viu (e vê, noutras ocasiões) saberá ao que me refiro.

Nota: Felizmente existe este espaço para, se para mais não der, deixar opiniões sobre o que se vai passando.

Anônimo disse...

Caríssimos

Vim aqui pela primeira vez. Expresso obviamente o meu total repúdio por ver comentários como este...sem a devida assinatura.
O anónimo escreve muito sobre a Académica. Isto é um facto!
Não vi o jogo. Não comento as atitudes. O treinador Luciano Rodrigues tem muitos anos de basquete. Alguns infelizmente - para mim - passados nos Olivais. O Luciano não precisa de defesa nenhuma, mas a bem da verdade também é bom escrever que os anos que já leva de basquetebol...permitem-lhe treinar a equipa que quiser. Outros há que os anos lhes permitem escrever o que lhes apetece, infelizmente sobre a cobertura do anonimato. Nunca entendi muito bem este tipo de textos que parecem expressar um claro sentimento anti-académica. Eu sei muito bem que a Académica é a maior instituição desportiva deste país. As pessoas (só algumas… felizmente) em Coimbra continuam a destilar ódio em relação à Académica. É o mal...em Coimbra fica bem ser de todos. É por mensagens como esta (e não só como é obvio) que saliento que, por muito respeito aos outros clubes, sou só da Académica. É que o ódio que destilam à instituição Académica, ainda mais vindo de clubes (não chamo clubes de bairro pelo respeito ao grande trabalho que fazem) só engrandece a Instituição e de quem dela e só dela é adepto.
Quanto aos dirigentes, é verdade que devem dar o exemplo. No entanto todos sabemos que por vezes "no calor da luta" se cometem alguns excessos...que só mesmo esse "calor" justifica.

Luís Pedro Reis

Anônimo disse...

Só mesmo quem não presenciou a vergonha que teve lugar na noite passada pode dizer tais babuseiras.

Até por aquilo que disse, os intervenientes deviam ter mais moderação nas coisas que dizem ou fazem/fizeram.

Não é preciso ser anti-Académica ou o que quer que seja para sentir repúdio absoluto por aquilo que as pessoas do referido clube fizeram na noite passada.

Quanto a poder treinar a equipa que quiser (referindo-se ao treinador em questão), eu apenas digo que a FPB discordará. O problema de muita gente é pensar que está acima de todas as leis/regras. Aliás, foi precisamente por isso que a situação chegou ao que chegou.

Anônimo disse...

Caro Anônimo

Mal vai alguém...quando comenta alguém que diz babuzeiras - como classificou o meu comentário.

Aceite assim um abraço Académico.

P.S.- O anónimo fica-lhe bem.

Luís Pedro Reis

Anônimo disse...

Luís Pedro Reis, o "calor da luta" não pode ser desculpa para atitudes indignas de desrespeito pelo árbitro (que os jogadores copiam do treinador e dirigentes!) e ameaças directas e repetidas (e a menos de um metro) ao árbitro! Se a Académica não afastar imediatamente esse dirigente indigno então pactua com a indignidade e não pode ser considerado o maior clube do País, apenas o mais arruaceiro!

Anônimo disse...

No ano passado o Luciano voltou a jogar para ajudar o Sport Conimbricense. Deu cabo daquilo tudo. Contra o Infante de Montemor, como as pernas já não davam começou a mandar vir com os árbitros, levou uma técnica e a equipa acabou por levar 20.

Agora isto...

Tem calma rapaz...

Anônimo disse...

É pena que nenhum dos anónimos comente a "tentativa" de agressão do conhecido adepto dos Olivais ao treinador da AAC. Porque será? E depois não querem que se fale de clubismo "doentio"....
MFAC

Anônimo disse...

Será que agora, por milagre, irá aparecer a indicação dos delegados ao jogo que deveriam ter actuado e não actuaram e que não foram indicados na altura. Pelo que conheço da ABC e do seu envolvimento com os Olivais, nada me espantaria.
MF

Anônimo disse...

Só passo para dizer que denota-se aqui uma falta de argumentação mais que evidente por parte dos “defensores” academistas, que tentam desculpar o indesculpável, ou seja, as atitudes de um treinador mais do que experiente, para saber que não se pode, nem deve exaltar à 1ª ou 2ª falta da forma que se exaltou, gritando na cara do arbitro, logo no 1º período, levando assim também as mentalidades dos jogadores para outros patamares de agressividade e exaltação.
Não compreendo também como é que o senhor luís, diz que este treinador podia treinar quem quisesse depois do vi, exaltação mais do que exagerada no 1º período, e não me venha com essa historia do calor do momento porque se esse treinador tem tanta experiência como disse, não pode NUNCA reagir como reagiu no 1º período de jogo e também não pode faltar ao respeito como faltou a todos os presentes no pavilhão ao incentivar a equipa a desobedecer a ordens do arbitro como foi presenciado por todos.
Queria também refutar mais uma ideia antes publicada, é o facto de alguém (num comentário atrás) ter dito que um adepto do olivais tentou agredir o treinador da aac, é falso e essa pessoa que insinuou isso primeiro devia informar-se e só depois falar, isto porque eu estava lá, diga-se bastante sereno e com bastante atenção e o que se passou foi o seguinte: o adepto olivanense dirigiu-se ao treinador, não digo que nos melhores modos, para pedir justificações (isto porque o culpado da interrupção do jogo, durante 10min foi dele), e esse adepto foi empurrado e só depois tentou também empurrar, portanto não se tentem defender com argumentos desviadores da realidade.

Anônimo disse...

Falta só aterar o título do post"Hoje há basquete" para "Hoje não houve basquete"

Anônimo disse...

Peço imensa desculpa, secalhar nem devia estar a comentar uma vez que não marquei presença no jogo, mas com tanta parvoice nao me conseguiu conter.
Quer dizer so a Académica e que esteve mal??O Olivais Futebol Clube é o maior?? E que tal referir que um parente de um jogador do clube da casa agrediu o treinador da equipa visitante. Será que é mentira? Quem é que pode negar os factos?
Para terminar de quem é a culpa de tanta "agitação"? Da Académica? Não será dos Olivais?Quem é que deveria ter policias no pavilhão?Nós,Académica? Não me parece. As pessoas antes de escreverem, muitas vezes a quente, têm que pôr todos os argumentos na "mesa", não apenas aqueles que abonam apenas a bem do seu clube. E outra coisa, tenham vergonha e assinem.
O nosso basket não vai a lado nenhum, porque temos uma cidade de cobardes, que nem assinam os ideais, os argmentos que defendem.

Cumprimentos
Soraia Braga Rebelo

Anônimo disse...

Cara Soraia,

Felizmente ninguém agrediu ninguém, mas perante a atitude dos agentes da Académica, certamente que isso será o mais estranho, naquela noite!

E quanto a não haver polícia, digo eu, que estive lá, que se as coisas decorressem de forma normal, jamais seria necessária polícia! Infelizmente, as pessoas da Académica (e sem dúvida que os problemas vieram todos do mesmo lado), tornaram uma coisa dispensável, numa coisa sem a qual seria difícil continuar o jogo.

Estranho é tudo isto vir da parte de um clube como a Académica... ou se calhar.....

Anônimo disse...

Ó Soraia, se não estiveste presente, como afirmas com tanta certeza a agressão ao Luciano? E nos jogos da AAC onde estão os polícias? E não achas de que não haveria de ser necessário a presença de polícias para realização de Jogos de Basquete. Porque falas tão mal do Olivais, onde o teu pai e irmão foram tão bem tratados?
MG

Anônimo disse...

Caros Anónimos, sim, porque são cobardes ao ponto de nao assinarem o que dizem.

Em parte alguma do comentário que fiz referi que o meu pai ou irmão foram mal tratados no clube, e esse assunto nem é para aqui chamado...

Quando ao outro anónimo, eu não estive presente.Você esteve?Como é que o pode comprovar?ASSINANDOOOOOOO, algo que por cobardia não o faz.

Quanto à agressão ao Luciano...um empurrão não o é?O que é agressão?

Para terminar, e não volto a comentar este jogo, porque não vou descer mais ao nível das pessoas que o comentam, qual é a equipa que apenas no terceiro periodo tem a primeira falta?

Fico por aqui...

Cumprimentos a todos os anónimos e mais uma vez,não me canso de dizer,tenham VERGONHA.

Anônimo disse...

Cara soraia,

Vê-se mesmo que não viste o jogo. Dizes " qual é a equipa que apenas no terceiro periodo tem a primeira falta?" e que tal no terceiro período só terem marcado uma falta ao olivais ou demorarem a tal. Não acho estranho pois mantendo o critério que se manteve desde início, a agressividade defensiva do olivais foi apenas isso e não chegou às chapadas audiveis e empurrões de alguns jogadores da AAC, que com todo o direiro têm ao fazê-lo pois o critério o perimitiu apesar de considerar em demasia.
Peço que não comentes jogos que não vais ver, eu também podia aqui falar da guerra entre tribos na Amazónia e não o faço porque não tenho informações para tal!!
Vergonha por que? Antes dar opiniões fiáveis em anónimo que dizer alguma coisa baseada em rumores ou "ouvi dizer...".

Só tenho mais uma coisa a dizer: Luciano Rodrigues foi matreiro, ao ver ,como todos viram. no primeiro periodo que o olivais era superior(15 pontos de diferença) tentou ele próprio "jogar o jogo",perssionando os arbitros (exageradamente digamos). Daí ter sido logo no primeiro periodo. Reparem que quando a AAC se aproximou no segundo período manteve-se sentado e calado na bancada a dar indicações aos jogadores como deveria ter feito o jogo todo.
No fianl do 3periodo, altura decisiva em que o jogo se estava a estabilizar nos 8-10pontos de diferença para os olivais, voltou a fazer das suas. Infelizmente sucedeu o que sucedeu! Falta de destreza e inteligência talvez por parte de LR, que com os anos da modalidade que tem deveria evidenciar melhor comportamento.

Vejamos o que será decidido

Anônimo disse...

Não te cales soraia.Tens razão, vivemos numa cidade onde querem que o OFC seja campeão em tudo à força.São levados ao colo, os árbritos são filhos de directores do clube.Só cenas tristes.
E quanto às faltas, não tiveram apenas no terceiro periodo, mas a que tiveram no terceiro periodo foi a 30 segundos do fim.
Não agrediram o LR,como diz o anónimo,pois deram-lhe um beijinho. Os adeptos do OFC são os santos.

Quanto a assinar, pensei duas vezes e cheguei à conclusão que digo quem sou depois de todos os anónimos o fazerem.

Anônimo disse...

Só anónimos!!!Isto só estraga Blogues.Apenas 2 pessoas assinaram e por sinal duas pessoas que não estiveram presente.Quem falará verdade?Quem ouviu os dois lados ou apenas quem fala com o coração,e muitas vezes sem razão?

Anônimo disse...

Oh colega anônimo, claro que quem tem razão são os que não estiveram lá, que esses ouviram as duas partes, e até descubriram que um árbitro era filho de um director do Olivais, ,embora não se saiba quantas faltas marcou exactamente! Pequeno pormenor! Quem lá esteve só viu com os seus dois olhos e pro isso não é fiável!... Pois... Excelente comportamento o do treinador e dos dirigentes da Académica, em conclusão, a culpa é do presidente e dos delegados do Olvais, tá bom de ver, espero que a Federação decrete a derrota do Olivais e os orbigue a pagar uma pesada multa que eles têm montes de massa mas a Académica não que é probrezinha e bem comportada e nem nunca mrecia as faltas técnicas que levou!

Anônimo disse...

Tão vergonhoso como o que lá se passou são os comentários de quem não esteve lá para ver.

É que as pessoas da Académica que lá estiveram, pelo menos, têm tido o bom sendo de estar quietinhos.

Pena que "a coisa" não tenha sido filmada.