sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Torneio de Minis no Pavilhão da PT

No próximo Sábado, dia 1 de Dezembro, será a vez dos Mini 10 masculinos do distrito de Coimbra reunirem-se no pavilhão da Portugal Telecom. Esta actividade, organizada pelo Clube PT e Comité Distrital de Minibasquete de Coimbra, terá como objectivo estimular o convívio entre todos os atletas e treinadores juntos pela mesma causa, o Minibasquete. Equipas PRETOS, AZUIS, VERDES, VERMELHOS, AMARELOS e ROXOS.
Todos ao Pavilhão da PT.

Retirado do blogue do Comité Distrital de Minibasquete (em www.cdmb-coimbra.blogspot.com)

Apelo... Todos à Palmeira dia 1 de Dezembro

Do blogue do Sport (em http://www.sportclubconimbricense.blogspot.com/), retirámos este texto que antecipa a importante jornada marcada para o próximo dia 1 de Dezembro, na qual a equipa sénior do clube (na foto) recebe a congénere do Gumirães (Viseu):

"Caros amigos, simpatizantes, sócios, adeptos do Sport ou simplesmente adeptos de basquetebol em geral. Vimos apelar à presença de todos no dia 1 de Dezembro às 17:30h no Pavilhão da Palmeira.
Nesse dia a nossa equipa irá realizar um dos mais importantes jogos deste ano. Iremos defrontar a equipa do Gumirães do distrito de Viseu.
Será um embate entre duas das equipas mais fortes desta divisão (CNB2 Centro) que se encontram ambas no 1º lugar sem derrotas (6 vitórias em 6 jogos) . O Gumirães é uma equipa muito jovem mas que vem demonstrando a sua qualidade e já venceu equipas bem mais experientes e de boa valia.
Quanto a nós queremos continuar a percorrer o nosso caminho de vitórias e de basquetebol corrido e de qualidade. Para isso necessitamos do apoio de todos! É muito importante que todos aqueles que gostam de basquetebol e de Coimbra venham apoiar-nos para que o nome do Sport e da nossa cidade sejam elevados cada vez mais alto.
Apelamos, portanto, a que compareçam no Pavilhão da Palmeira dia 1 de Dezembro às 17:30 para ver bom basquet e apoiar a nossa equipa.

S P O R T.....SPORT SPORT SPORT!!!"

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Olivais organiza Torneio de Minis

O Olivais leva a efeito mais um torneio, no próximo domingo, desta vez destinado ao escalão de Minis-12 Mistos.

Onze semanas de trabalho

São já onze as semanas que marcam o trabalho realizado no CNT Colégio de Calvão/Vagos. No período decorrido até ao momento, existem dois destaques a salientar. Em primeiro lugar a presença de 17 treinadores/coordenadores dos mais diversos clubes que connosco passaram um fim de tarde nas nossas instalações, e nos deram o prazer de acompanhar o nosso trabalhar e deixar os seus “feedbacks”. Como segundo destaque realçamos a grade capacidade de trabalho das 14 atletas que compõem este grupo. Pedimos então à nossa capitã, Maria João Andrade (jogadora do Olivais Coimbra), que nos deixasse o seu testemunho da experiência até aqui vivida:
"Já lá vão dois meses e meio...

Este ano começámos a época com a equipa incompleta, mas entretanto entraram três jogadoras que completaram o grupo. Estamos doze a viver juntas na Quinta do Éden mais duas atletas externas que participam em tudo o que lhes é solicitado. Somos uma equipa bastante unida e esperamos chegar juntas ao fim desta dura ‘viagem’ que nos aguarda.
Já jogámos quatro partidas, duas das quais perdemos e outras duas ganhámos. Três dos jogos foram relativamente equilibrados com as equipas da 2.ª Divisão de Seniores Femininos da Associação de Basquetebol de Aveiro. O último tendo sido contra o Esgueira, que disputa a Liga Feminina, foi de um grau de dificuldade bastante maior. Apesar de tudo foi um bom teste para percebermos que temos ainda muito a evoluir e aprender.
Na semana passada tivemos também a agradável presença das equipas de Iniciados e Cadetes Femininos do G.D. Gafanha num dos nossos treinos. Foi um óptimo convívio em que tentámos demonstrar o que é estar e treinar no Centro Nacional de Treino Colégio de Calvão/Vagos".

Retirado do portal da Federação Portuguesa de Basquetebol (em http://www.fpb.pt/)

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista ao jogador e treinador Vasco Azenha, do Clube Infante de Montemor

Breves sobre o título de Sub-20 Masculinos conquistado pelo Olivais, os prémios instituídos pelo Ginásio Figueirense, a Acção de Formação para Agentes Desportivos organizada pela Associação de Basquetebol de Coimbra e o 89.º aniversário do Sporting Figueirense

Resultados e Classificações

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Protocolo FPB/ANJB


No decorrer do Clinic Internacional da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB), realizado em Quiaios no passado fim-de-semana, foi assinado um protocolo entre aquela associação e a Federação Portuguesa de Basquetebol, cujo texto pode ser lido na íntegra em http://www.anjb.pt/DocsPDF/ProtocoloFPB.pdf ou no site da ANJB em www.anjb.pt (no Menu Principal "Informação/Outros Documentos")

O basquetebol na imprensa regional

Breve sobre o aniversário do Sporting Clube Figueirense

Sporting Figueirense apaga 89 velas

O Sporting Clube Figueirense comemora no próximo sábado 89 anos de existência. A passagem de mais um aniversário vai ser assinalada através de diversas iniciativas: no sábado, pelas 13H00, com um almoço no Aparthotel Sotto Mayor; no dia 7, às 21H00, com uma Sessão Solene na Sala Teatro da Assembleia Figueirense; finalmente, no dia 15, a partir das 20H30, na Escola Joaquim Carvalho, os sportinguistas figueirenses reúnem-se na tradicional Festa de Natal.

Capitão comenta primeiro título

Ao cabo da segunda de três voltas, o Olivais conquistou o ceptro distrital de Sub-20 Masculinos e assegurou a única vaga de acesso ao Campeonato Nacional da categoria. Em entrevista ao Basquetebol Conimbricense, o “capitão” Pedro Liberado congratula-se com o feito alcançado e garante que a equipa tem ambição e não vai ao “Nacional” apenas para “marcar presença”.

Como viveu o grupo a conquista do título distrital de Sub-20 Masculinos?
O grupo viveu este momento com grande tranquilidade, sem grandes festas. Obviamente que estamos contentes e confiantes pelo facto de termos conquistado o Título Distrital, que para muitos de nós foi o primeiro. No entanto, para ser sincero, gostaríamos de ter festejado o título no dia 14 de Novembro, no nosso pavilhão, mas tal não foi possível devido ao que já todos nós sabemos. É evidente que a euforia de vencer uma partida em campo é completamente diferente do que vencê-la na “secretaria”, mas penso que o desfecho do campeonato seria o mesmo se o jogo tivesse recomeçado ou até nem tivesse sido interrompido.

Na tua opinião, a que se deve esta conquista que o grupo vinha perseguindo há anos?
Esta conquista deve-se, essencialmente, à união presente no grupo desde há vários anos. Na época passada estivemos a um “pequeno passo” do título, mas a vitória acabou por sorrir ao Ginásio. No entanto, classificámo-nos para a Taça Nacional onde ficámos em 3.º lugar. Esta época apenas havia um vaga para as competições nacionais, neste caso o Campeonato Nacional, e garantimo-la, ao ficar em 1.º lugar. Tenho que referir que foi bastante importante para a equipa a chegada do Mexia e do Pauleta, pois ajudaram-nos a trabalhar para que fosse possível atingir os nossos objectivos, assim como o facto de seis de nós treinarmos habitualmente com a equipa sénior.

O "Distrital" fica marcado pelos incidentes no jogo Olivais-Académica. Queres dar a tua versão dos acontecimentos?
Com todo o respeito, penso que é escusado voltar a falar no sucedido. Todos nós sabemos o que se passou. Eu seria mais uma versão para além das inúmeras que já li e ouvi. É verdade e só posso concordar quando diz que este acontecimento marca o Campeonato Distrital de Sub-20, mas em especial, a meu ver, marca o basquetebol no distrito e as pessoas que nele participam, seja por que razão for.

Para "acabar com as dúvidas", gostavas que o jogo fosse repetido na íntegra ou, pelo menos, concluído?
Eu gostaria que nada disto tivesse acontecido, que algumas pessoas que intervêm no jogo para que o espectáculo se proporcione não tivessem intervido ou, se não se conseguem conter, que o tivessem feito dentro das regras estipuladas pela FIBA e não outras. Depois do espectáculo estar estragado, o Conselho de Arbitragem tomou uma decisão tendo em conta todos os acontecimentos protagonizados por atletas, treinadores, directores, adeptos... Seja o que for. Agora, esperemos que não volte a acontecer nada do género para bem do basquetebol em geral e, em particular, do distrito de Coimbra.

Perspectivas para o "Nacional"?
Somos uma equipa com muita ambição. Apesar de não possuirmos os mesmo meios que equipas do Porto e Aveiro, a nossa união, por vezes, causa surpresas. Queremos ter uma palavra a dizer contra qualquer equipa e não apenas “marcar presença”. Essa não é a nossa mentalidade! Não somos favoritos, nem temos a experiência que outras equipas têm, mas temos QUERER e isso nenhuma equipa nos poderá tirar.

De que forma pensas que se irá reflectir no "Nacional" o facto de o "Distrital" ter sido um pouco atípico, com poucas equipas e pouca competição?
É triste realizar-se um campeonato com apenas três equipas, mas é o reflexo da crise que os clubes de Coimbra têm em formar equipas, assim como jogadores que possam vir a integrar equipas seniores no futuro. No entanto, no “Nacional” iremos encontrar equipas com 20 jogos ou mais, onde alguns jogadores se encontram a fazer dois campeonatos e já chegam ao “Nacional” com mais de 30 jogos realizados. Nós sabemos disso e sabemos que é difícil, mas não serve de desculpa para nada.

Seis jogadores da equipa estão também a jogar pelos Seniores. Que importância atribuis a esse facto?
A meu ver, é extremamente importante treinar com a equipa sénior. Existe uma maior competição, tanto a nível técnico como físico, o que nos permite adquirir alguma experiência para que, quando subirmos a Seniores, já nos encontrarmos totalmente integrados na equipa e no contexto das dificuldades do campeonato a realizar. O facto de jogar e treinar pela equipa sénior transmite-nos também uma maior confiança quando entramos em campo no nosso escalão, o que até agora tem abonado a nosso favor.

Fazer chegar às equipas seniores jogadores formados na “casa” é sempre uma meta a atingir pelos clubes. Nesse contexto, como defines a época que está a ser feita pelo Olivais e a política seguida pela Direcção e equipa técnica?
Obviamente que, sendo eu um atleta da “casa” e da equipa Júnior A, concordo com o trabalho que tem sido feito, pois só assim é possível fazer chegar atletas da formação às equipas Seniores do clube, o que já não acontece há largos anos, principalmente no Olivais, onde o único elemento da equipa sénior formado inteiramente no clube, para além de nós, é o Carlo Ferreira. Por vezes, quando uma equipa sénior/clube se encontra em crise, a solução pode estar no seio do próprio clube ou mesmo da própria equipa, apenas temos que dar continuidade ao trabalho realizado.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Liga UZO em Oliveira do Bairro

Depois de Trancoso, prossegue o périplo que o campeonato da Liga UZO vai fazer pelo país, desta vez com o Pavilhão Municipal de Oliveira do Bairro a receber os quatro jogos da 6.ª jornada: Casino Figueira Ginásio-FC Porto Ferpinta (sábado, às 14H45); CAB Madeira-Ovarense Aerosoles (sábado, às 17H00); Vagos Dewalt-Lusitânia Angra Património Mundial (domingo, às 14H45); FC Barreirense-Belenenses Hyundai Lusifor (domingo, às 17H00).

De alto a baixo...

Alto

↑ Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – São muitos os exemplos de apoio ao fenómeno desportivo dados pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, pelo seu presidente Luís Leal e, de uma forma geral, por todo o “staff” ao serviço da autarquia. Desta vez, no passado fim-de-semana, a vila montemorense acolheu os estágios das selecções distritais de Sub-14 e Sub-16, masculinas e femininas, levados a cabo pela Associação de Basquetebol de Coimbra. Destaque para as excelentes condições oferecidas para a prática do basquetebol pelo renovado Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho. Triplo

↑ Associação de Basquetebol de Coimbra – Louva-se a Associação de Basquetebol de Coimbra pela organização da Acção de Formação para Agentes Desportivos, muito especialmente pelo envolvimento de Pais e Mães na formação dos filhos. Pena que aqueles não tenham acorrido em maior número, no passado sábado, ao Pavilhão Multidesportos de Coimbra. 2 Pontos

↑ Torneio Flash Trophy – Objectivo: jogar. Foi com este propósito que o Olivais organizou, no passado sábado, o Torneio Flash Trophy, que reuniu as equipas de Sub-14 Masculinos de Olivais/B, PT/B e Académica. Além de jogarem, cerca de três dezenas de “miúdos” divertiram-se e conviveram em torno da prática do basquetebol, pelo que se saúda o clube organizador e o treinador João Cortez Vaz, mentor da prova, pelo dinamismo que continua a revelar na organização de eventos deste género. 1 Ponto

Baixo

↓ Decisão – Independentemente das razões legais que terão ditado a decisão de averbar "Falta de Comparência" aos "estudantes", pelas instâncias competentes da Associação de Basquetebol de Coimbra, parece-nos que o mais correcto seria concluir o jogo de Sub-20 Masculinos entre o Olivais e a Académica, interrompido a cerca de um minuto do termo do terceiro período. Primeiro porque, assim, o jogo vai ser sempre recordado pelas piores razões e não pelo basquetebol que ambas os conjuntos sabem praticar; segundo porque, seguramente, os jogadores de ambas as equipas preferiam concluir jogo, retomando-o onde ficou. 0 Pontos

Agradecimento

"Terminado que está o 15º Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007, a Direcção da ANJB gostava de agradecer publicamente a várias entidades, sem as quais não teria sido possível a realização deste evento:
à APAMETAL;
à Federação Portuguesa de Basquetebol;
à Liga dos Clubes de Basquetebol;
à Delta Cafés;
à Câmara Municipal da Figueira da Foz;
à Junta de Freguesia de Quiaios;
aos Prelectores Miguel Betancor e José Manuel Meirim;
aos oradores António Coelho, António Pimentel, Cardão Machado, João Crucho, José Nina, Luís Avelãs, Luís Lopes, Mário Saldanha, Paulo Simão, Paulo Cunha, Rui Valente, Sérgio Silva e Valdemar Cabral;
aos membros da Comissão Organizadora Local Pedro Ferreira, Joaquim Inácio, João Jorge;
aos membros da equipa do Quiaios Hotel;
e a todos os participantes que fizeram deste Clinic Internacional um enorme sucesso.

A TODOS o nosso bem-haja
A Direcção da ANJB"

Retirado do site da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (em www.anjb.pt)

domingo, 25 de novembro de 2007

Olivais campeão!

O Olivais é campeão distrital de Sub-20 Masculinos. A equipa comandada por Pedro Leites e Nuno Abreu venceu os quatro jogos disputados até ao momento, sobre Académica (54-73), Sampaense (101-11), Académica (20-0) e Sampaense (47-90), resultados que garantem a conquista do "caneco" quando ainda falta disputar a terceira volta.
Parabéns ao Clube e a todo o grupo de trabalho!

Estão abertas as votações para o All-Star!

O All-Star está agendado para o fim-de-semana de 22 e 23 de Dezembro e, à semelhança dos anos anteriores, é VOCÊ que decide quais são os basquetebolistas do campeonato da Liga que terão o privilégio de estar em campo num dos encontros mais aguardados do ano. A votação para os "cincos" iniciais está oficialmente aberta e terminará no dia 16 de Dezembro. VOTE JÁ!

Para o All-Star desta época, a equipa do Norte será constituída por jogadores do FC Porto Ferpinta, do Casino Figueira Ginásio, da Ovarense Aerosoles e do Vagos Lusavouga Dewalt. Na formação do Sul, alinharão atletas do FC Barreirense, do Belenenses Hyundai Lusifor, do CAB Madeira e do Lusitânia Angra Património Mundial.
Para participar na votação e decidir os dois "cincos" iniciais que disputarão o "jogo das estrelas", terá que escolher obrigatoriamente um base, dois extremos e dois postes, pois, caso não o faça, o seu voto não será aceite. A votação está, desde já, oficialmente aberta e só terminará no dia 16 de Dezembro, pelas 23 horas.
A escolha dos suplentes de cada uma das selecções será feita após serem conhecidos os "cincos" iniciais, pelos dois treinadores que estarão presentes no jogo All-Star, ou seja, aqueles cujas equipas da Liga liderem a tabela classificativa dos "mini-campeonatos" Norte e Sul no final da 8ª jornada (15 e 16 de Dezembro).
Em breve, o LCB.pt divulgará a data, a hora e o local do All-Star 2007/08, bem como outras novidades sobre um dos momentos altos da época basquetebolística. Até lá, comece a votar! Pode votar em http://www.lcb.pt/ligauzo/allstar.php

Retirado do site da Liga de Clubes de Basquetebol (em www.lcb.pt)

Selecções de Sub-16

As selecções distritais de Sub-16, masculina e feminina, concentram-se hoje em Montemor-o-Velho, com a seguinte ordem de trabalhos:

10H00-12H00: treino
12H30: almoço
14H00: reunião com os treinadores do escalão
14H00-15H00: sessão teórica com os atletas
15H30-17H30: treino

Para os trabalhos da equipa feminina, as seleccionadoras Cristina Cachulo e Cristina Viegas convocaram as jogadoras Maria João Andrade, Carsidália Silva, Maria Alexandra Correia, Jéssica Almeida, Ana Mendes e Francisca Silva (Olivais); Filipa Belo, Ariana Choon e Inês Santos (Sporting Figueirense); Susana Sequeira e Adriana Baptista (PT); Soraia Branco, Beatriz Lemos, Daniela Fernandes e Soraia Matias (Infante de Montemor); Raquel Neves (Lousanense).
Os treinadores da equipa masculina, Jacinto Silva e Daniel Sousa, chamaram Henrique Moura Branco, Miguel Almeida, Bernardo Menezes e Gonçalo Fernandes (Olivais); João Sousa e Guilherme Silva (Académica); Nuno Pereira e João Pinto (Ginásio); Pedro Costa (Sampaense); João Ferrer, Jaime Fernandes, Gabriel Reis, António Almeida, Bruno Cunha, João Moreira e Afonso Moreira (PT).
Realiza-se hoje às 15H00, no Quiaios Hotel, em Quiaios, após o Clinic Internacional, uma Reunião Geral dos Núcleos Regionais com a Direcção da ANJB para a qual estão convocadas as Direcções de todos os Núcleos, bem como todos os interessados em constituir um Núcleo Regional da ANJB na sua região.

Melhor jogadora de outros tempos: Cristina Viegas

Resultado do inquérito: Noutros tempos, quem foi a melhor jogadora do distrito em actividade?

Total de participantes: 259

Cristina Viegas: 78 (30%)
Camila Almeida: 59 (22%)
Carmo Braga Rebelo: 50 (19%)
Sara Ferreira: 49 (18%)
Maria José Portugal (Bié): 11 (4%)
Outra: 12 (4%)

Melhor jogadora: Filipa Freitas

Resultado do inquérito: Actualmente quem é a melhor jogadora em actividade no distrito?

Total de participantes: 253

Filipa Freitas: 103 (40%)
Ana Teixeira: 72 (28%)
Patrícia Jesus: 15 (5%)
Mónica Seidi: 9 (3%)
Ana Fonseca: 5 (1%)
Outra: 49 (19%)

sábado, 24 de novembro de 2007

Manhã de basquetebol




Manhã de convívio e basquetebol no Pavilhão Eng. Augusto Correia. Com organização do Olivais Futebol Clube, o Torneio Flash Trophy reuniu as equipas de Sub-14 Masculinos de Olivais/B, PT/B e Académica. Uma boa jornada de basquetebol!

Resultados
Olivais/B 17-24 PT/B
Académica 20-41 PT/B
Académica 17-29 Olivais/B

Classificação
1. PT/B
2. Olivais/B
3. Académica

Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007

O Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007, promovido como habitualmente nesta altura do ano pela Associação Nacional de Juízes de Basquetebol, decorre hoje e amanhã na Praia de Quiaios (Figueira da Foz) e contará com a presença e prelecção de Miguel Betancor, responsável pela arbitragem na FIBA EUROPE. Vão intervir igualmente José Manuel Meirim, António Coelho, António Pimentel, Cardão Machado, João Crucho, José Araújo, José Nina, Luís Avelãs, Luís Lopes, Mário Saldanha, Paulo Simão, Paulo Cunha, Rui Valente, Sérgio Silva e Valdemar Cabral.
Obtenha o programa completo do clinic em http://www.anjb.pt/DocsPDF/clinic2007.pdf

Selecções de Sub-14

Hoje entram em campo as selecções distritais de Sub-14, masculinos e femininos, no renovado Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho, de acordo com o seguinte programa:

10H00-12H00: treino
12H30: almoço
14H00-15H00: sessão teórica com os atletas
15H30-17H30: treino

Na equipa feminina foram convocados por João Lourenço e Mauro Leitão as seguintes jogadoras: Andreia Rebelo e Diana Santos (Olivais); Maria Lima, Ana Margarida Santos, Carolina Leite e Antónia Santos (Académica); Bruna Cunha, Luísa Frutuoso, Rita Laeza e Maria Pinheiro (PT); Andreia Silva, Ana Cardoso, Joana Marques e Catarina Macedo (Sporting Figueirense); Maria Sousa (Lousanense); Liliana Santos (Basquete de Cantanhede).

Paulo Galvão e Leonor Silva, seleccionadores da equipa masculina, chamaram os jogadores Francisco Marques, João Coelho, Francisco Vieira e Miguel Hipólito (Olivais); Manuel Costa, David Martins e Francisco Sousa (Académica); Pedro Marques e Rodrigo Santos (Ginásio); Rui Valente, André Póvoa, Ricardo Campos, Pedro Martins e Manuel Almeida (PT).

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ginásio institui prémios de época

Com o objectivo fundamental de estimular uma prática desportiva de qualidade, em simultâneo com o saudável desenvolvimento pessoal e social de todos os jovens atletas, bem como fomentar os valores que o clube defende e representa, o Ginásio Clube Figueirense irá premiar, no final da presente época desportiva, o atleta que no seu escalão mais se evidenciar, de acordo com os seguintes itens:
- ASSIDUIDADE;
- APROVEITAMENTO ESCOLAR;
- RELAÇÃO COM OS OUTROS (colegas de equipa, treinador, seccionista, adversários, árbitros, outros elementos do clube);
- PARTICIPAÇÃO NAS ACTIVIDADES DO CLUBE.

Estes itens serão avaliados por um Júri composto pelo treinador da equipa, seccionista, coordenador da formação e um director.
Os prémios serão entregues no final da época desportiva.

Serviço de notícias

É sócio do Ginásio Clube Figueirense e quer estar a par das actividades do clube? É muito simples: faça chegar o seu endereço de e-mail aos serviços do clube e todas as segundas-feiras, cerca do meio-dia, receberá o noticiário e as fotos da semana.
Poderá contactar a secretaria da Ginásio através de telefone (233 418765) ou e-mail (
ginasiofigueirense@sapo.pt).
Mais informações em http://www.ginasiofigueirense.com

Torneio Flash Trophy

A equipa "B" de Sub-14 Masculinos do Olivais é anfitriã do Torneio Flash Trophy, organizado pelo Olivais Futebol Clube, que vai ter lugar no próximo sábado, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra, de acordo com o seguinte calendário: Olivais/B-PT/B (10H00); PT/B-Académica (10H40); Olivais/B-Académica (11H20).
Os jogos terão duas partes de 15 minutos, com intervalo de cinco minutos, com a particularidade de serem arbitrados pelos treinadores da equipa que não estiver a jogar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Memória da Naval

Os Meninos da Naval

“1º de Maio de 1893, nasceu a Associação Naval 1º de Maio, obra sonhada do povo, erguida pelo povo, mantida pelo povo – será eterna como a alma do próprio povo.”


A memória colectiva é um esteio dos clubes, da sua história, do passado, presente e futuro. É nesse sentido que chamamos a atenção para o blogue Meninos da Naval, onde se pode encontrar muito da vida da Naval 1.º de Maio e do desporto figueirense, não só basquetebol mas de muitas outras modalidades a que o emblema navalista se tem dedicado ao longo dos anos. Em http://www.meninosdanaval.blogspot.com

O melhor do mundo

"O ex-basquetebolista da NBA Michael Jordan, que se notabilizou ao serviço dos Chicago Bulls, ficou surpreendido por ter sido eleito o maior desportista de sempre, superando mesmo Maradona e Ronaldinho. Seis vezes campeão da NBA e duas vezes campeão olímpico, entre outros feitos, Air Jordan recebeu o troféu de melhor desportista do mundo, numa pesquisa levada a cabo na comemoração do centenário do jornal espanhol Mundo Deportivo junto dos seus leitores. A estrela dos Bulls recolheu 25,06% dos votos, seguido do nadador norte-americano Mark Spitz (17,35%) e do futebolista argentino Diego Armando Maradona (8,93%). Surpreendido com a votação dos leitores do jornal catalão, Jordan não quis acreditar: ‘É verdade? E Ronaldinho? Ficou em segundo?’, perguntou, antes de sorrir. Jordan e Ronaldinho conhecem-se pessoalmente, após se terem encontrado numa das sedes da Nike, que patrocina tanto o brasileiro quanto o norte-americano. Jordan foi eleito o melhor jogador da temporada (MVP) da NBA por cinco vezes, facto somente superado por Kareem Abdul Jabbar (seis vezes), e MVP das finais por 6 vezes, facto único na história da Liga. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos e a sua média de pontos durante toda a carreira é de 30,1 pontos em quinze temporadas. Abandonou a competição aos 41 anos."

Publicado na edição de ontem do jornal A Bola

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista com Ana Fonseca, jogadora do Olivais
Breves sobre a acção de formação para Agentes Desportivos, promovida pela ABC, e sobre o Clinic da ANJB
Resultados e Classificações

Crónica do jogo Seixal-Sampaense (Proliga)
Notícia sobre o estágio das selecções distritais de Sub-14 e Sub-16

O basquetebol na imprensa regional

Crónica do jogo Seixal-Sampaense (Proliga)

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Selecções distritais

Com apoio da autarquia local, vai realizar-se em Montemor-o-Velho, no próximo fim-de-semana, o primeiro estágio das selecções distritais da Associação de Basquetebol de Coimbra com vista à participação nos torneios inter-selecções, marcados para as Férias da Páscoa, em Portimão.

No sábado, dia 24 de Novembro, entram em campo as selecções de Sub-14, masculinos e femininos, de acordo com o seguinte programa:

10H00-12H00: treino
12H30: almoço
14H00-15H00: sessão teórica com os atletas
15H30-17H30: treino


Na equipa feminina foram convocados por João Lourenço e Mauro Leitão as seguintes jogadoras: Andreia Rebelo e Diana Santos (Olivais); Maria Lima, Ana Margarida Santos, Carolina Leite e Antónia Santos (Académica); Bruna Cunha, Luisa Frutuoso, Rita Laeza e Maria Pinheiro (PT); Andreia Silva, Ana Cardoso, Joana Marques e Catarina Macedo (Sporting Figueirense); Maria Sousa (Lousanense); Liliana Santos (Basquete de Cantanhede).
Paulo Galvão e Leonor Silva, seleccionadores da equipa masculina, chamaram os jogadores Francisco Marques, João Coelho, Francisco Vieira e Miguel Hipólito (Olivais); Manuel Costa, David Martins e Francisco Sousa (Académica); Pedro Marques e Rodrigo Santos (Ginásio); Rui Valente, André Póvoa, Ricardo Campos, Pedro Martins e Manuel Almeida (PT).


No domingo, dia 25 de Novembro, é a vez de se concentrarem as selecções de Sub-16, masculina e feminina, com a seguinte ordem de trabalhos:

10H00-12H00: treino
12H30: almoço
14H00: reunião com os treinadores do escalão
14H00-15H00: sessão teórica com os atletas
15H30-17H30: treino


Para os trabalhos da equipa feminina, as seleccionadoras Cristina Cachulo e Cristina Viegas convocaram as jogadoras Maria João Andrade, Carsidália Silva, Maria Alexandra Correia, Jéssica Almeida, Ana Mendes e Francisca Silva (Olivais); Filipa Belo, Ariana Choon e Inês Santos (Sporting Figueirense); Susana Sequeira e Adriana Baptista (PT); Soraia Branco, Beatriz Lemos, Daniela Fernandes e Soraia Matias (Infante de Montemor); Raquel Neves (Lousanense).
Os treinadores da equipa masculina, Jacinto Silva e Daniel Sousa, chamaram Henrique Branco, Miguel Almeida, Bernardo Menezes e Gonçalo Fernandes (Olivais); João Sousa e Guilherme Silva (Académica); Nuno Pereira e João Pinto (Ginásio); Pedro Costa (Sampaense); João Ferrer, Jaime Fernandes, Gabriel Reis, António Almeida, Bruno Cunha, João Moreira e Afonso Moreira (PT).

João Reveles no "Cinco Ideal" da semana

João Reveles (Ginásio), Tyrone Levett (Vagos), Frederick Gentry (FC Porto), Lance Soderberg (Belenenses) e Gregory Stempin (Ovarense). É este o "Cinco Ideal" da semana, constituído com base na 5.ª jornada da Liga UZO, disputada no passado fim-de-semana. A prestação do base figueirense (na foto), frente ao Vagos, resume-se com estes números: 16 pontos, 5 assistências, 3 ressaltos, 2 roubos de bola, 23 de eficácia.
Mais informações no site da Liga de Clubes de Basquetebol, em http://www.lcb.pt/

Equipas invictas

Neste momento há dez equipas do distrito de Coimbra que contam por vitórias os jogos realizados nos respectivos campeonatos: Olivais (Liga Feminina), Sport Conimbricense (CNB 2 - zona centro), Olivais (Distrital de Sub-20 Masculinos), Académica (Distrital de Sub-19 Femininos), Ginásio Figueirense (Distrital de Sub-18 Masculinos), Olivais (Distrital de 16-Femininos), PT (Distrital de Sub-16 Masculinos), Académica (Distrital de Sub-14 Femininos), PT/A (Distrital de Sub-14 Masculinos - série A) e PT/B (Distrital de Sub-14 Masculinos - série B).

Acção de formação para agentes desportivos

Com organização da Associação de Basquetebol de Coimbra, vai realizar-se no próximo sábado, dia 24 de Novembro, no âmbito da Jornada de Formação Regional, uma Acção de Formação para Treinadores e Pais e Mães dos Atletas de Minibasquete, da parte da manhã, e uma Acção para Dirigentes, na parte da tarde. Estas acções vão decorrer no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, de acordo com o programa seguinte:

TREINADORES DE MINIBASQUETE
9H00-11H00 (formação em sala)
Programa Treinar com Pais em Mães
Formadora: Dr.ª Helena Margarida Gomes (Mestre em Psicologia do Desporto)
11H00-13H00 (formação prática no Pavilhão)
I. Treinar a Coordenação com o Minibasquete
II. Jogos e exercícios para o Minibasquete
Formador: Prof. Sérgio Rosmaninho (Equipa Técnica Jamborees Nacionais)

PAIS E MÃES DE ATLETAS MINIS
11H00-13H00 (formação em sala)
Programa Treinar com Pais em Mães
Formadora: Dr.ª Helena Margarida Gomes

DIRIGENTES DESPORTIVOS
15H00-16H30
Estratégias de Marketing desportivo e captação de apoios
Formador: Prof. António Carlos (Liga de Clubes de Futebol)
16H30-18H00
Importância da organização técnica e administrativa do Clube
Formadores: Eng. Adriano Baganha e Prof. Alfredo Robalo (Corpo Formadores ABC)

Inscrições na Associação de Basquetebol de Coimbra:
assbc@sapo.pt (e-mail); 239404770 (fax); 968124403/5 (tlm).

Olivais e PT presentes

“O Pavilhão da ANIL na Covilhã, onde foram montados 6 campos e outros espaços para actividades alternativas aos jogos do minibásquete transbordou de movimento, alegria e vitalidade. Quase 4 centenas de jovens vindos dos distritos do Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Porto, Castelo Branco e Espanha marcaram presença e mostraram as suas habilidades no Sábado dia 17 de Novembro no Convívio do Unidos do Tortosendo-Intermarché. No final do Convívio o cansaço patente entre toda a equipa de organização do Unidos do Tortosendo, não se fazia sentir, pois a sensação de sucesso e a alegria com que os mais novos saíram da Covilhã sobrepunha-se à fadiga instalada. Este Convívio de minibásquete, muito acompanhado pelos órgãos de comunicação social da região, nomeadamente com reportagens da TV da Universidade da Beira Interior, da Rádio da Cova da Beira e Rádio C. Covilhã serviu também para o Director Técnico do CNMB San Payo de Araújo entregar ao Unidos do Tortosendo, o Certificado de Qualidade de FPB de Escola de Minibásquete Portuguesa. Para celebrar este momento o Unidos criou o logo da sua Escola de Minibásquete.
O Unidos do Tortosendo agradece ao Intermarché, aos muitos pais presentes e à ampla adesão ao seu evento por parte de muitos clubes: FC do Porto e Coimbrões, da AB Porto, GRI Brandoense da AB Aveiro, Guarda Basket e ACR Trancoso da AB Guarda, PT Coimbra e Olivais, AB Coimbra, Pimpões AB Leiria, GD André Resende AB Alentejo, Galitos da AB Setúbal, Balsa Nova AB Viseu, AB Albicastrense, Amigos da Covilhã, CD Covilhã da AB Castelo Branco e dos espanhóis de Alcântara.”

Texto retirado do portal da Federação Portuguesa de Basquetebol (em http://www.fpb.pt/)

O basquetebol na imprensa regional

Comentário, resultados e classificação do campeonato da Liga Feminina

Regresso às vitórias

Depois de quatro derrotas consecutivas na zona centro do CNB 2, frente a Sport Conimbricense (105-45), Gumirães (62-83), Atómicos (79-64) e ACER Tondela (52-72), o Lousanense (na foto de arquivo) reencontrou o caminho das vitórias que havia começado a trilhar logo à primeira jornada, então fruto do triunfo caseiro sobre o Basquete de Cantanhede (91-46). Agora, alinhando com os jogadores Luís, João, Hugo, Roger, Pedrito, Adão, Chinês, Argolita, Bruno, André e Nuno, a equipa de Joel Duarte foi vencer ao pavilhão do Gafanha por 66-74.

PT sem derrotas

No Campeonato Distrital de Sub-16 Masculinos, a PT chegou ao fim da primeira volta contando por vitórias os seis jogos realizados: Ginásio (44-65), Académica (66-23), Sampaense (33-75), Olivais/B (91-27), Lousanense (39-97), Olivais/A (73-31). Tendo em conta as diferenças verificadas (a menor a situar-se nos 21 pontos, em casa do mais directo adversário), tudo indica que a equipa de Rui Dengucho (na foto) vai levar a "Final 4" para o seu pavilhão.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Congresso Ibérico de Baloncesto

A cidade de Cáceres, na Extremadura Espanhola, recebe o IV Congresso Ibérico de Basquetebol entre os próximos dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro. Para mais informações e inscrições consultar o link http://www.unex.es/eweb/CIB2007/programa.htm

Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007


Foi prolongado até amanhã, terça-feira, o prazo das inscrições para o Clinic Internacional ANJB/APAMETAL 2007, promovido como habitualmente nesta altura do ano pela Associação Nacional de Juízes de Basquetebol. A edição de 2007 vai decorrer na Praia de Quiaios (Figueira da Foz) e contará com a presença e prelecção de Miguel Betancor, responsável pela arbitragem na FIBA EUROPE. Vão intervir José Manuel Meirim, António Coelho, António Pimentel, Cardão Machado, João Crucho, José Araújo, José Nina, Luís Avelãs, Luís Lopes, Mário Saldanha, Paulo Simão, Paulo Cunha, Rui Valente, Sérgio Silva e Valdemar Cabral.
Obtenha o programa completo do clinic em http://www.anjb.pt/DocsPDF/clinic2007.pdf

PT/A sem derrotas


A PT/A (na foto) venceu ontem no Pavilhão do Ginásio (48-52) e manteve a invencibilidade no Distrital de Sub-14 Masculinos, série A, liderando a prova no fim da primeira volta da primeira fase. Os "telefonistas" levaram a melhor sobre Olivais (106-40), Académica (51-63), Lousanense (180-10) e Ginásio (48-52).

domingo, 18 de novembro de 2007

Resultados

Liga Uzo
Ovarense 107-84 Barreirense

CAB Madeira 76-70 Lusitânia
Belenenses 89-87 FC Porto
Ginásio 79-64 Vagos

Liga Feminina
Olivais 65-48 Ovarense

CPN 51-62 Santo André
Algés 57-51 União da Madeira
D. Póvoa 65-68 Santarém
Vagos 77-63 Esgueira
Boa Viagem 70-75 CAB Madeira

Proliga
Seixal 71-74 Sampaense
Esgueira 88-76 Académica
Angra 73-70 Maia
Física 79-81 Illiabum
Queluz 82-57 Vila Pouca

Atlético 62-67 Sangalhos
Vitória de Guimarães 83-64 Galitos


CNB 1
Olivais 63-62 Infante de Montemor/Ginásio
Sanjoanense 82-75 Guifões

D. Póvoa 88-81 Viana
EB Porto 80-76 União da Madeira
UTAD 44-72 Vale de Cambra
Barcelos 50-45 Gaia


CNB 2
Naval 49-81 Atómicos
ACER Tondela 62-35 Pombal

Gumirães 72-46 Académico de Viseu
Gafanha 66-74 Lousanense
Cantanhede 47-110 Sport


Nacional da 2.ª Divisão Feminina
Sporting Figueirense 71-60 ACER Tondela
Colégio de Calvão 61-53 Beira Mar
Zona Alta 37-72 Académica
Unidos do Tortosendo 71-31 Lousanense
Olivais/B 46-51 Torres Novas

Distrital de Sub-20 Masculinos
Sampaense 47-90 Olivais

Distrital de Sub-19 Femininos
PT 85-70 Núcleo de Pombal

Académica 50-38 Sporting Figueirense
BC Lis 31-63 Olivais


Distrital de Sub-18 Masculinos
Ginásio 79-46 Olivais

Académica 70-38 Lousanense
Cantanhede 64-80 PT


Distrital de Sub-16 Femininos
Lousanense 12-103 Olivais

Sporting Figueirense 53-50 Infante de Montemor

Distriral de Sub-16 Masculinos
PT 73-31 Olivais/A
Ginásio 81-69 Lousanense
Académica 66-52 Olivais/B

Distrital de Sub-14 Femininos
Núcleo de Pombal 24-64 PT
Olivais 72-32 Sporting Figueirense/B
Cantanhede 8-119 Académica
Sporting Figueirense/A 89-18 Sporting Figueirense/B

Distrital de Sub-14 Masculinos (Série A)
Olivais/A 90-17 Lousanense
Ginásio/A 48-52 PT/A

Distrital de Sub-14 Masculinos (Séria B)
Ginásio/B 30-36 Olivais/B
PT/B 59-47 Cantanhede

sábado, 17 de novembro de 2007

Derbie em Cantanhede

Defrontam-se hoje, em Cantanhede, duas equipas do distrito com percursos totalmente distintos na zona centro do CNB 2. Com cinco jornadas disputadas, o Cantanhede ainda não obteve qualquer triunfo ao passo que o Sport conta por vitórias todos os jogos realizados. Os conimbricenses, comandados por Higino Santos, são totalmente favoritos. Para a equipa de Diogo Amoroso Lopes, estreante na prova e constituída por jovens jogadores formados nas "escolas" do clube, trata-se sobretudo de mais um momento de aprendizagem e aquisição de experiência competitiva.
Com arbitragem de Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias, o jogo vai desenrolar-se no Pavilhão do Marialvas a partir das 18H30.

Derbie nos Olivais

O Pavilhão Eng. Augusto Correia, nos Olivais (Coimbra), recebe hoje um derbie distrital aguardado com muita expectativa, a contar para a 7.ª jornada do CNB 1 (zona norte). Olivais e Infante de Montemor/Ginásio, comandados respectivamente por Luís Santarino e Mário Ramos, registam até ao momento percursos idênticos, ambos com 3 vitórias e 3 derrotas. Em casa os conimbricenses perderam com a EB Porto (61-71) e o Basquete de Barcelos (39-62) e levou a melhor sobre a Sanjoanense (84-64); fora o Infante de Montemor ainda não logrou vencer qualquer jogo, registando derrotas com União da Madeira (79-76), Gaia (78-65) e EB Porto (88-63).
O jogo está marcado para as 15H30, com arbitragem de Luís Lopes e Juan Alijas, ambos de Aveiro.

O basquetebol na imprensa regional

Antevisão do fim-de-semana basquetebolístico

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Agenda

Liga Uzo
Ginásio-Vagos
(domingo, às 15H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de José Araújo, Pedro Coelho e Pedro Costa)

Liga Feminina
Olivais-Ovarense (sábado, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Pedro Coelho e Daniel Costa)

Proliga
Seixal-Sampaense (sábado, às 16H00, no Pavilhão Sede do Seixal – arbitragem de Ricardo Severino e Bruno Maciel); Esgueira-Académica (sábado, às 18H00, no Pavilhão do Esgueira, em Aveiro – arbitragem de Pedro Maia e Ivo Rosário)

CNB 1
Olivais-Infante de Montemor/Ginásio (sábado, às 15H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Luís Lopes e Juan Alijas)

CNB 2
Naval-Atómicos (sábado, às 16H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de Diogo Morais e José Lopes); Cantanhede-Sport (sábado, às 18H30, no Pavilhão do Marialvas, em Cantanhede – arbitragem de Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias); Gafanha-Lousanense (sábado, às 21H00, no Pavilhão Desportivo da Gafanha da Nazaré – arbitragem de Bruno Velha e Fábio Dias)

Nacional da 2.ª Divisão Feminina
Unidos do Tortosendo-Lousanense
(sábado, às 17H00, no Pavilhão do Unidos do Tortosendo – arbitragem de Vasco Santos e Aires Sousa); Sporting Figueirense-ACER Tondela (sábado, às 21H30, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques); Zona Alta-Académica (domingo, às 11H00, no Pavilhão da Escola Artur Gonçalves, em Torres Novas – arbitragem de João Gouveia e Rui Rosa); Olivais/B-Torres Novas (domingo, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra - arbitragem de Daniel Costa e Pedro Miguel Dias)

Distrital de Sub-20 Masculinos
Sampaense-Olivais
(domingo, às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços – arbitragem de Sérgio Adegas e Diogo Morais)

Distrital de Sub-19 Femininos
PT-Núcleo de Pombal (sábado, às 15H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Borges e Tiago Neves); BC Lis-Olivais (sábado, às 18H30, no Pavilhão da Carreira – arbitragem de Bruno Santos e Valdir Coqueti); Académica-Sporting Figueirense (domingo, às 17H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Pedro Simões)

Distrital de Sub-18 Masculinos
Ginásio-Olivais
(sábado, às 18H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de Pedro Miguel Dias e Pedro Simões); Cantanhede-PT (sábado, às 21H30, no Pavilhão do Marialvas, em Cantanhede – arbitragem de Daniel Costa e Pedro Filipe Dias); Académica-Lousanense (domingo, às 19H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Nuno Albuquerque e Nuno Borges)

Sub-16 Femininos
Lousanense-Olivais (domingo, às 11H30, no Pavilhão Municipal da Lousã – SEM ÁRBITROS NOMEADOS); Sporting Figueirense-Infante de Montemor (domingo, às 16H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – SEM ÁRBITROS NOMEADOS)

Distrital de Sub-16 Masculinos
PT-Olivais/A (domingo, às 15H00, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Nuno Albuquerque e Nuno Borges); Académica-Olivais/B (domingo, às 15H00, no pavilhão Multidesportos de Coimbra – arbitragem de Pedro Filipe Dias e Pedro Simões); Ginásio/Lousanense (domingo, às 17H30, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques)

Distrital de Sub-14 Femininos
Sporting Figueirense/A-Sporting Figueirense/B (sábado, às 10H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes); Núcleo de Pombal-PT (domingo, às 11H00, no Pavilhão Municipal de Pombal – arbitragem de Ana Oliveira e Sandra Almeida); Olivais-Sporting Figueirense/B (domingo, às 11H30, no Pavilhão Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Gonçalo Punza); Cantanhede-Académica (domingo, às 17H00, no Pavilhão do Marialvas, em Cantanhede – SEM ÁRBITROS NOMEADOS)

Distrital de Sub-14 Masculinos (Série A)
Olivais/A-Lousanense (domingo, às 9H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – arbitragem de Gonçalo Punza); Ginásio/A-PT/A (domingo, às 10H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de José Lopes e Nuno Marques)

Distrital de Sub-14 Masculinos (Séria B)
Ginásio/B-Olivais/B
(sábado, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – arbitragem de Pedro Miguel Dias e Pedro Simões); PT/B-Cantanhede (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – arbitragem de Tiago Neves)

Pavilhão Prof. Alberto Martins?


Trazemos hoje para reflexão dos visitantes do blogue uma ideia que foi "lançada" no passado domingo pelo Dr. Luís Santarino, numa conversa de amigos tida durante o jogo Académica-Benfica (que registou boa assistência, a fazer lembrar os bons velhos tempos do basquetebol conimbricense): porque não designar o Pavilhão Multidesportos de Coimbra por Pavilhão Prof. Alberto Martins?
Nas piscinas municipais, por exemplo, a Câmara de Coimbra seguiu (e bem) o caminho de homenagear grandes figuras da natação. Porque não fazer o mesmo em relação ao Multidesportos, homenageando um grande nome do basquetebol conimbricense e nacional? Há figuras que merecem (devem) ser perpetuadas e o Prof. Alberto Martins é uma delas. É certo que o âmbito daquele magnífico espaço edificado na Solum vai muito para além do desporto da bola ao cesto, mas mais do que do basquetebol o Prof. é sobretudo uma figura do desporto, do jornalismo desportivo, da Académica (e da Academia), do Sport, do Olivais, em suma da cidade de Coimbra.
Deixe a sua opinião.

Jogo interrompido

Não chegou ao fim o jogo Olivais-Académica, a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Distrital de Sub-20 Masculinos. Para se perceber como tudo aconteceu, leia-se a crónica de Carlos Gonçalves publicada na edição de hoje do Diário de Coimbra e que aqui reproduzimos.

---

Mau demais...

Ouvem-se muitas vozes de que os pavilhões têm poucas pessoas a assistirem aos jogos. Não foi o caso do jogo entre o Olivais e a Académica em Juniores a, pois foram bastantes aqueles que pretendiam assistir a um bom jogo de basquetebol e que foram defraudados nessa sua intenção.
O jogo começou bastante rápido, com ambas as equipas em defesa individual. Aos dois minutos de jogo a primeira falta técnica para o "estudante" Tiago Neves, após ter cometido falta pessoal ao evitar um lançamento. Os locais aproveitaram e converteram os cinco pontos. Nesta fase, o Olivais com uma defesa mais consistente e com outro ritmo de jogo (tem vários atletas a actuar regularmente na equipa sénior) foi ganhando a luta das tabelas e em ataque bem planeado ia ganhando algum ascendente no jogo. Luís Silva era o atleta em maior destaque, com dezassete pontos convertidos, até sair por lesão a quatro minutos do final do período e não mais regressar.
O Olivais sentiu em demasia a sua saída e a Académica aproveitou para ir reduzindo a diferença, que na altura, era de quinze pontos. A equipa visitante, treinador e alguns atletas, continuavam a contestar as decisões da arbitragem, pelo que não foi de estranhar o "convite para sair", não expulsão, dada a Luciano Rodrigues, treinador dos estudantes. O espectáculo estava estragado.
O segundo período foi muito mal jogado, com constantes querelas e contestação à arbitragem, quase sempre por parte dos estudantes, pelo que o número de faltas técnicas se foi avolumando. A Académica, com mais querer e muita garra, conseguiu diminuir a desvantagem para sete pontos. Pensava-se que o intervalo iria serenar os ânimos. Puro engano.
O terceiro período trouxe mais do mesmo. Tiago Neves, um dos melhores elementos da Académica, saiu com a quinta falta aos quatro minutos e a sua equipa passou a defender zona. A diferença pontual ia-se mantendo. O pior estava para acontecer, quando a dupla de arbitragem mandou sair do pavilhão um espectador, dirigente da Académica, por mau comportamento e este não saiu.
A confusão estava instalada. Os atletas da Académica correram de imediato para o seu treinador, que dava instruções junto à entrada do Pavilhão, e estava a ser apupado por um adepto do Olivais. Mau de mais...
Os árbitros deram, então, o jogo por terminado a doze segundos do final do terceiro período. Cabe agora ao Conselho de Disciplina da ABC decidir sobre o relatório de Diogo Morais e Nuno Albuquerque.
No Olivais destaque para Luís Silva, Paulo Figueiredo e Pedro Liberado, enquanto na Académica o destaque vai para Tiago Neves, Rui Francisco e Pedro Batista.
Arbitragem regular, embora com falhas no aspecto disciplinar.

O basquetebol na imprensa regional

Crónica do jogo Olivais-Académica (Sub-20 Masculinos)

Antevisão do jogo Olivais-Infante de Montemor/Ginásio (CNB 1)

O basquetebol na imprensa regional

Apresentação de Brandon Voorhess, novo norte-americano do Ginásio Figueirense

Minis de Coimbra em Tortosendo

Minis do Olivais e da PT vão estar presentes amanhã num torneio organizado pelo Unidos do Tortosendo (Covilhã). Aqui fica o programa completo, já com as alterações entretanto verificadas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O basquetebol na imprensa regional

Crónica do jogo Sampaense-Benfica (Proliga)

Reunião geral dos núcleos regionais da ANJB

"A ANJB tem nos seus Núcleos Regionais um elemento importantíssimo de representação dos Juízes nas diversas regiões. Assim, de forma a conseguir chegar cada vez mais perto de todos os Juízes, a Direcção da ANJB pretende implementar uma estratégia de estímulo aos Núcleos Regionais em actividade e de incentivo à constituição de Núcleos nas regiões ainda não representadas. Desta forma, irá realizar-se no dia 25 de Novembro pelas 15H, no Quiaios Hotel, em Quiaios, após o Clinic Internacional ANJB, uma Reunião Geral dos Núcleos Regionais com a Direcção da ANJB. Estão convocadas para esta Reunião as Direcções de todos os Núcleos, bem como todos os interessados em constituir um Núcleo Regional da ANJB na sua região!"

Retirado do site da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (em www.anjb.pt)