O Ginásio regressou às vitórias no fim-de-semana passado, levando a melhor sobre o Barreirense (87-78), e pode manter-se hoje nesse caminho (joga às 16H00, na Figueira da Foz). O adversário chama-se CAB Madeira, conta com o concurso de José Costa, jogador que conhece bem os "cantos à casa" do Pavilhão Galamba Marques, mas a equipa de Sérgio Salvador, a jogar no seu melhor, pode conseguir novo triunfo e, assim, ascender ao quarto lugar da tabela classificativa da Liga UZO (isto se a Lusitânia não conseguir a vitória na recepção à Ovarense). Até ao momento o Ginásio foi sempre superior nos confrontos entre as duas equipas: 74-81 (Funchal) e 78-83 (Vale de Cambra).
No campeonato da Proliga, a Académica ocupa neste momento o sexto lugar (34 pontos) e o Sampaense o nono (32), ambos com menos um jogo em relação aos sétimo e oitavo e, portanto, com boas possibilidades de consolidarem em definitivo um lugar de acesso ao "play-off". No caso do emblema de S. Paio de Gramaços, embora não sendo de "tudo ou nada", o jogo desta tarde (16H30, no Municipal do Formigueiro, frente ao Maia) assume capital importância, uma vez que a vitória colocará a equipa "dentro" do objectivo e será um bom "tónico" para o ciclo decisivo que se aproxima: Atlético (c), Vitória de Guimarães (f), Queluz (c), Vila Pouca (f) e Galitos do Barreiro (c). No caso da Académica a eventual derrota em Guimarães até se poderá considerar "normal" e, portanto, não mexerá decisivamente com os objectivos da equipa, não deixando este difícil jogo (hoje, às 21H30) de funcionar como um bom teste ao bom momento por que passa a equipa de Norberto Alves.
A realizar uma época a todos os níveis notável, a que corresponde para já um pecúlio de 19 vitórias em igual número de jogos disputados na fase regular da Liga Feminina (apenas "manchado" com a derrota caseira ante o Boa Viagem, para a Taça de Portugal), o Olivais pode "carimbar" já hoje, em definitivo, o primeiro lugar nesta fase inicial da prova (recebe o Algés, às 17H30). O adversário é poderoso, vem de sete triunfos consecutivos, o que traduz igualmente um bom momento, mas a equipa de José Miguel Araújo já mostrou argumentos bastantes para responder às dificuldades criadas por todos os adversários, nomeadamente a jogar em "casa", onde com toda a certeza vai querer continuar a "mandar".
Os Seniores Masculinos do Olivais jogam igualmente em casa. Recebem hoje o Basquete de Viana, às 15H30, em jogo a contar para a 21.ª jornada do CNB 1, e a prevísivel vitória pode garantir desde logo o apuramento para a fase seguinte da prova. Tarefa mais difícil tem o Infante de Montemor/Ginásio, uma vez que recebe o Basquete de Barcelos (amanhã às 17H00), segundo classificado, mas só pode pensar na vitória para manter ainda ténues possibilidades de chegar ao "play-off".
Académica e Sporting Figueirense, envolvidos na zona norte B do "Nacional" da 2.ª Divisão Feminina, mantêm-se na corrida pelo apuramento, reservado apenas ao primeiro classificado nesta primeira fase. A tarefa não é fácil, até porque dependem de "terceiros" nos jogos da derradeira ronda, marcada para o próximo fim-de-semana, mas só vencendo hoje os difíceis compromissos referentes à jornada 17 poderão continuar a aspirar a esse objectivo: as "estudantes" visitam o pavilhão do Colégio de Calvão (17H30) e as figueirenses jogam no Gimnodesportivo de Minde, frente ao Torres Novas (17H00).
Nos escalões jovens, destaque para a dupla visita do FC Porto ao Pavilhão da PT: hoje em Sub-18 Masculinos (21H30) e a amanhã em Sub-16 Masculinos (15H00). Tendo em vista os objectivos desportivos, que no caso de várias equipas do distrito passam legitimamente pelo apuramento para as fases finais nacionais, e nesse contexto é fundamental ganhar em casa, as principais atenções centram-se nos seguintes jogos (para além do já citado PT-FC Porto, em Sub-16 Masculinos): Olivais-Escola Limiana, em Sub-16 Femininos (amanhã, às 11H30); e Ginásio-Oliveirense, em Sub-18 Masculinos (amanhã, às 16H00).
sábado, 8 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário