segunda-feira, 10 de março de 2008

De alto a baixo...

Alto

Pedro Miguel Dias – Depois de José Miguel Lopes, na semana passada, foi agora a vez de Pedro Miguel Dias ser chamado a dirigir um jogo da Liga Feminina. Trata-se de um jovem árbitro da Figueira da Foz, com apenas 20 anos de idade, que demonstra qualidades para chegar longe na arbitragem nacional. A “estreia” não foi fácil, uma vez que Olivais e Algés “deram tudo” e o jogo acabou por ter demasiados contactos, mas valeu a experiência do árbitro principal, Paulo Pereira, para que o juiz figueirense encontrasse a tranquilidade necessária para realizar um trabalho positivo.
Para o distrito de Coimbra esta dupla chamada à segunda maior competição da Federação não deixa de ser um bom prenúncio e de abrir portas para que novos valores surjam e singrem na arbitragem distrital e, depois, nacional. Nomes como António Batista, Carlos Tomás, Raul Galvão, Carlos Abrantes e, mais recentemente, Gaspar da Silva, entre outros, deixaram a sua marca neste sector difícil do basquetebol e é fundamental que, agora, outros apareçam ao mais alto nível. Triplo


Basquete PT – A conquista do ceptro distrital de Sub-14 Masculinos “sela”, a nível distrital, uma época muito bem conseguida pela Secção de Basquetebol do Clube PT. O “saldo” é este: 2 títulos distritais, 4 equipas nos campeonatos nacionais, todos os escalões no pódio distrital. É obra! 2 Pontos

Olivais – Com alguma irregularidade e, pelo caminho, com alguns jogos “desperdiçados”, nos quais a vitória esteve perfeitamente ao alcance, o certo é que o Olivais segue em frente na zona norte do CNB 1. Nos “melhores momentos” a equipa de Luís Santarino praticou um basquete agradável e com muita qualidade, demonstrativo de que poderá ter uma palavra a dizer na fase seguinte. 1 Ponto

Baixo

Selecções e Passo a Passo – Escrevemos estas linhas antes de conhecermos as convocatórias finais para a Festa do Basquetebol Juvenil. Escolher/seleccionar é sempre uma missão difícil, que no dia-a-dia se depara a todos os treinadores, e portanto há que dar o benefício da dúvida a quem está incumbido de a desempenhar. Mas algo não está bem quando alguns dos melhores jogadores do distrito nem sequer por uma vez são chamados aos trabalhos das selecções distritais. No caso dos escalões de Sub-14, masculinos e femininos, essa lacuna é mais gritante e por demais evidente uma vez que a Associação de Basquetebol de Coimbra tem um programa chamado Passo a Passo, ao qual deviam ser chamados os jogadores com mais potencial. O que não aconteceu ao longo da presente época, com alguns dos melhores jogadores, como facilmente constata quem assiste ou assistiu aos jogos disputados até ao momento. 0 Pontos

PS: quando for caso disso aqui estaremos a elogiar o trabalho da ABC, do presidente e dirigentes, da direcção técnica, dos seleccionadores, etc. Esperamos, por isso, que haja “espaço” para estas críticas que assentam unicamente no seguinte: precisamente por ser a Festa do Basquetebol Juvenil um momento único e desejado por todos, devem ser escolhidos os melhores jogadores e, de entre estes, aqueles que mais merecem participar. É injusto que assim não seja!

4 comentários:

Anônimo disse...

vamos chamar as coisas pelos noems sub.14 fem. os treinadores puxaram os cordelinhos para a casa..

F disse...

“É verdade que sou um provinciano!”

Esta frase foi dita pelo nosso Primeiro Ministro José Sócrates numa entrevista que deu no final do ano passado ao jornalista Jean Quatremer do conceituado jornal francês Liberation.
Naturalmente que ao assumir esta afirmação (provinciano = aquele que mora ou vem da província sendo que a província é apenas uma forma administrativa de dividir um país ou uma região) demonstrou José Sócrates alguma coragem ao assumir que, a localização geográfica de Portugal face à Europa Central era um obstáculo ao desenvolvimento do Pais. Simples, preciso e concreto!

Mas fomos em busca de outros conceitos de “provinciano “ e encontramos alguns que não foram por certo, os que o nosso Primeiro Ministro quis dizer quando fez a afirmação que deu origem a este comentário:

Cito: alguém que pode ser "tacanho", ou "caipira".... pessoas de conhecimento limitado e uma outra que me parece ser mais amistosa

Alguém com uma percepção da realidade quase exclusivamente centrada numa estreita relação de proximidade. Tudo é apreciado mediante a valoração apriorística que se tem do que está mais perto - os problemas do mundo reconduzem-se às questões da minha "aldeia" e as múltiplas contrariedades do nosso tempo serão, no fundo, as vicissitudes que acontecem na "minha rua".

Será isto que considero ser então, pelo menos uma das convocatórias para uma das selecções distritais de basquetebol juvenil que irá participar no encontro de Portimão, um acto de um Provincianismo que já não é aceitável numa sociedade desenvolvida.

Bom, a não ser que a definição de provincianismo seja na verdade a que o nosso primeiro ministro definiu e considerou como sendo um obstáculo ao desenvolvimento do país: A deslocalização geográfica como factor chave ao não desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Nota: O tema será abordado de novo mais tarde sendo que o mesmo nada tem a ver com as pessoas mas sim com as decisões ou actos que as pessoas tomam.

Abraço

F

Anônimo disse...

As convocatórias para as selecções acabam por não ser surpresa. Quando as pessoas não assistem a jogos dos respectivos escalões (de forma coerente e crítica), dificilmente se chegará à selecção dos jogadores com mais potencial e facilmente se cairá no ridículo de fazer uma selecção de jogadores que, em alguns casos, nem dos melhores do respectivo clube são, muito menos do distrito.

Difícil mesmo será encontrar alguém que concorde com as escolhas feitas, o que infelizmente não vai alterar absolutamente nada em relação àquilo que se vê.

S.M.

Anônimo disse...

Pedro Miguel Dias - Triplo! Não se esqueça que esta grande figura da arbitragem de Coimbra, enganei-me, da Figueira da Foz, quase que agrediu um jogador na Final 4 de Sub-18 Masculinos este ano. A não ser que isso seja positivo, de forma a realçar a pujança deste GRANDE árbitro!