segunda-feira, 2 de junho de 2008

"As equipas portaram-se dignamente"

"O balanço é francamente positivo". Em declarações ao BC, foi desta forma que Orlando Faustino, director-técnico da Associação de Basquetebol do Algarve, sintetizou a análise à "Final 6" de Sub-14 Femininos. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recolheu palavras de apreço, pelo apoio dispensado à organização da prova.

Que balanço faz da "Final 6" de Sub-14 Femininos?
O balanço é francamente positivo. Um dos objectivos deste torneio, atendendo à idade das "miúdas", também era o convívio entre elas, o que foi plenamente conseguido. As equipas portaram-se todas dignamente. Dentro do campo também não houve registo de quaisquer problemas e em termos competitivos a Sanjoanense acabou por se destacar das restantes equipas e é uma digna vencedora desta fase fina, embora no confronto com a ESSA esta equipa tenha tido a possibilidade de resolver o jogo nos minutos finais.

De que forma este tipo de momentos, e este em particular, podem contribuir para o desenvolvimento da modalidade no Algarve?
Podem ajudar os treinadores e as atletas a verem o que é feito a nível nacional. Os treinadores no plano técnico-táctico, os jogadoras como forma de de tomarem contacto com o basquetebol que é praticado noutras zonas do país. E foram muitas, de vários pontos do Algarve, as que vieram assistir aos jogos. Muitas delas não conhecem outra realidade além da nossa e é bom verem que existe um patamar superior e que com trabalho poderão um dia atingi-lo.

Podemos afirmar que o basquetebol no Algarve está numa fase de crescendo?
Podemos dizer que sim, não só em termos de número de atletas, que tem vindo sempre a aumentar nos últimos cinco anos, como também ao nível da qualidade das equipas. Temos tido uma maior participação nas provas nacionais e este ano, pela primeira vez, as nossas quatro selecções conseguiram o acesso ao Nível I. Temos também cada vez mais atletas nas selecções nacionais, bem como a ingressarem nos principais clubes portugueses, o que atesta o trabalho que tem vindo a ser realizado.

Com que principais apoios contou a Associação de Basquetebol do Algarve para "erguer" este evento?
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António disponibilizou-se desde a primeira hora para dar todo o apoio para a organização deste evento, acabando por suportar toda a parte de alojamento e alimentação das equipas. Uma palavra também para o Juventude, clube local que também esteve connosco desde o início.

Nenhum comentário: