"Nota positiva para a organização desta fase final realizada em Vila Real de Santo António, nos dias 29 e 30 de Maio e 1 de Junho, sob a responsabilidade da Associação de Basquetebol do Algarve. A equipa da Académica foi muito bem recebida pelos organizadores, sempre presentes em todos os jogos realizados, e preocupados em saber se tudo estava a correr bem. Nessa altura tivemos oportunidade de referir os dois aspectos menos positivos desta fase final: a qualidade do piso do pavilhão onde se disputaram os jogos e o pouco intervalo de tempo para almoçar.
A qualidade do piso é um aspecto a rever em próximos torneios. Não é muito normal a quantidade de lesões que assolaram a nossa equipa, uma mais grave, outras nem tanto, e atletas de outras equipas que participaram nesta fase final. A nossa médica de serviço, Dra. Margarida, teve algum trabalho em socorrer as nossas atletas bem como as dos outros clubes, facto elogiado e agradecido pela organização.
Em relação às equipas participantes pareceram-me bastante simpáticas. Houve muita empatia e fair-play entre todas, sendo a equipa dos Açores, União Micaelense, a mais introvertida, talvez por ter sido a única a ficar alojada em Vila Real de Santo António.
As nossas atletas divertiram-se bastante, conviveram com todas as outras equipas e tiveram um enorme apoio da claque, cerca de 30, entre pais e familiares, atletas Sub-19 Femininos, atletas Sub-16 Masculinos, e os amigos de sempre, Carmo, Pedro e Inês Rebelo, e João Horácio, que viajaram de Coimbra. Sem eles teria sido muito difícil às nossas "miúdas" recuperarem do primeiro dia de jogos.
Os dois primeiros jogos deste torneio correram bastante mal à nossa equipa. No primeiro entrámos algo nervosas, começámos a perder por alguns pontos de diferença, conseguimos recuperar e estar empatadas, mas a cerca de três minutos do fim do jogo faltaram-nos as forças e a Sanjoanense, equipa mais forte fisicamente e mais equilibrada, conseguiu dar a volta e alcançar uma vitória por uma diferença que não espelha bem a realidade do jogo. À tarde, no jogo frente ao CAB, a equipa parece ter acusado o esforço despendido de manhã, e perdeu um jogo que estava perfeitamente ao seu alcance.
Nos três restantes jogos tudo foi diferente. A claque sempre acreditou e apoiou, tendo as "miúdas" correspondido com atitude e garra em praticamente todo o tempo de jogo. Ganhámos os três últimos jogos, com maior ou menor dificuldade, e conquistámos o terceiro lugar do Nacional, com os mesmos pontos que CAB Madeira e ESSA. No desempate entre as três equipas o ESSA levou a melhor tendo ficado com um parcial de +2, a Académica com +1 e o CAB com -3.
Uma nota final para a arbitragem. Muito mal no primeiro dia de jogos, onde apenas um dos vários árbitros presentes mostrou qualidade. Bastantes queixas por parte das equipas perante a organização. Nos segundo e terceiro dias foi um pouco diferente. Melhor nível na arbitragem, apesar de ocorrerem alguns erros, mas não tão graves como os do primeiro dia.
Como apreciação global posso dizer que gostei bastante deste Torneio. Tenho a certeza que as 14 atletas da Académica que estiveram presentes não se vão esquecer destes dias passados no Algarve, não posso dizer do Sol algarvio porque este, ao contrário da chuva e do vento, não se deu muito a conhecer. Penso que todas elas cresceram com esta competição, perceberam o quanto é importante lutar desde o primeiro segundo de jogo até ao último, e espero que o possam transmitir às atletas mais novas que para o ano irão fazer parte da equipa de Sub-14 Femininos e às mais velhas que vão encontrar na equipa de Sub-16 Femininos.
Ana Amaro"
Nenhum comentário:
Postar um comentário