quarta-feira, 30 de abril de 2008

Equipa jovem: Sub-16 Femininos do Olivais

Resultado do inquérito: Qual a equipa jovem do distrito que, ao longo da época, praticou melhor basquetebol?

Total de participantes: 673


Olivais - Sub-16 Femininos: 223 (33%)
PT - Sub-14 Masculinos: 155 (23%)
Académica - Sub-19 Femininos: 123 (18%)
Ginásio - Sub-18 Masculinos: 84 (12%)
PT - Sub-16 Masculinos: 45 (6%)
Académica - Sub-14 Femininos: 43 (6%)

As imagens do título

Ainda a propósito do título nacional da Liga Feminina conquistado pelo Olivais, veja aqui a foto-reportagem da Final e da festa que se seguiu.

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista a José Miguel Araújo, treinador da equipa sénior feminina do Olivais que recentemente se sagrou campeã nacional da Liga Feminina

Breves sobre a chamada de Ana Fonseca e Ana Teixeira à selecção nacional de Seniores Femininos; e sobre os jogos decisivos que Académica e Sampaense vão disputar no "play-off" da Proliga

Resultados

O basquetebol na imprensa regional

Crónica do jogo Académica-Queluz (Proliga)

Desenvolver o minibásquete, que estratégias? (5)



Opinião

San Payo Araújo

Director-técnico do Comité Nacional de Minibásquete




Não existem projectos sem comunicação

Para a qualidade dos eventos, para além de uma boa organização, muito contribui a capacidade de passar uma mensagem, transmitir uma ideia, do que é verdadeiramente essencial.
Uma mensagem assente numa ideia e objectivos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projecto. Não se realizam projectos, seja a nível do clube, seja a nível das Associações, seja a nível da Federação sem comunicação e transmissão dos objectivos, das finalidades e das ideias subjacentes a esses projectos.
A este nível, acções como “Treinar Pais e Mães” e os inúmeros blogues e sites que existem no âmbito da Associação de Basquetebol de Coimbra são momentos e meios excelentes para reflexão e passar mensagens, que tragam mais pessoas para o processo de desenvolvimento do minibásquete. Aproveito para fazer um parêntesis, na sequência do que tenho vindo a propor: quero reconhecer o trabalho e o empenho de pessoas. Neste âmbito creio ser justo referir o trabalho do Carlos Gonçalves no blogue do CDMB. Pela sua qualidade, este é um espaço que, a par de outros, dos clubes de Coimbra, costumo visitar com grande frequência.
As grandes campanhas de divulgação têm custos elevados. Como sabemos e já mencionámos várias vezes, os recursos financeiros são, no caso da formação, muito limitados. De certeza que não há verbas para custear campanhas de promoção, temos então que usar a imaginação e apostar no reconhecimento e na satisfação das pessoas que se envolvem nos projectos. Se aquilo que fizermos falar mais alto do que aquilo que dissermos, tenho a certeza que estamos na presença de pessoas decisivas para o sucesso de qualquer mensagem, e as pessoas são, indubitavelmente, o capital mais importante de qualquer projecto.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Bitaites do Medeiros !

Olá malta !

É verdade, cá estou eu, não com a periodicidade desejada, mas sempre que posso e as minhas múltiplas ocupações e hobbies mo permitem.

Por vezes, desanimo com alguns contra-bitaites que aqui (me) deixam, mas...como dizia um nosso ex-primeiro-ministro...é a vida !

O que não acontece todos os dias, nem todos os anos tão pouco, é a inequívoca, indiscutível e brilhante vitória do OLIVAIS FUTEBOL CLUBE na principal prova do Basquetebol Feminino Português !

Eu sei que até pareceu fácil, porque o Olivais andou sempre na frente e apenas perdeu 2 jogos na Liga e um na Taça. Mas não há vitórias fáceis, as vitórias são reflexo do trabalho quotidiano, do espírito de corpo e de grupo que o líder consegue incutir, da presença constante e efectiva da Direcção.

Não nos devemos cansar de enviar SINCEROS PARABÉNS ao OLIVAIS, até pelo significado que traz ao basquetebol do distrito. BEM HAJAM !

Também na formação feminina, o Olivais está em excelentes condições de "fazer história", bastando (?!) fazer o que sempre fez esta época - vencer os jogos realizados em casa ! Lamentavelmente, compromissos assumidos há muito vão impedir-me de assistir a um grande jogo de basquetebol, na próxima 5ª feira, entre as meninas do OFC e as poveiras, mas espero e desejo enviar um sms de felicitações à Cristina Viegas e restante staff, lá pelas 19,30 horas do dia do trabalhador ! E que não seja por falta de apoio, pois é nestas horas que se vê quem puxa por Coimbra e quem contribui para o desenvolvimento da modalidade, nem que seja aplaudindo ou gritando...a plenos pulmões !!!

Com a "embalagem" que o Olivais nos deu (e dará) esta semana - 1 título nacional do maior relevo e uma participação muito bem encaminhada numa fase final nacional - a Académica só lhe "deve" seguir o exemplo ! Se, na 5ª feira, os jogos decisivos se disputam em Coimbra (AAC-Tortosendo e PT-Académico do Porto), no sábado a deslocação das estudantes ao Porto é sempre decisiva. Mesmo que as meninas da PT consigam desfeitear as nortenhas (só o CPN, por duas vezes e a AAC no Multidesportos o conseguiram, mas nunca se sabe...), a AAC terá de vencer no pavilhão do Lima, se as adversárias venceram aqui na 5ª feira ou perder por escassos 2 pontos, se a PT fizer uma gracinha !!! E porque não um forte e incondicional apoio às "telefonistas", até por parte das meninas da AAC, para tornar o caminho até à fase final mais "cor-de-rosa" ? O que espera as sub-19 da AAC afigura-se mais complicado do que o que espera as sub-16 olivanenses, mas devemos ser ambiciosos e querer as duas coisas, numa semana que poderá ser vibrante para as cores de Coimbra...
E se o meu dedo mindinho me não engana, ainda teremos muito de falar das sub-14 da AAC...

Académica em segundo

A Académica mantém-se na corrida pela fase final nacional de Sub-19 Femininos, estando para isso "obrigada" a vencer os dois últimos jogos desta fase, nomeadamente aquele que vão disputar em "casa" do Académico do Porto (em Coimbra as "estudantes" levaram a melhor por 50-47).
Apesar da acentuada quebra que a equipa de Ermesinde tem vindo a denotar, o primeiro lugar não deve fugir ao CPN uma vez que tem ainda um jogo em atraso e um calendário aparentemente mais favorável (defronta o Unidos do Tortosendo, duas vezes, e o Desportivo da Póvoa).
A PT perdeu em Tortosendo, com algumas queixas apontadas à dupla de arbitragem de Castelo Branco, e dificilmente fugirá ao último lugar da zona norte (o que poderá implicar a perda de um lugar destinado a equipas do distrito no Campeonato Nacional). A única possibilidade que as "telefonistas" têm de largarem a "lanterna vermelha" é vencerem os dois jogos que faltam e esperarem que o Unidos do Tortosendo não obtenha mais nenhuma vitória.

11.ª Jornada

Académico do Porto 55-53 Desportivo da Póvoa
Esgueira 78-36 Unidos do Tortosendo
PT 37-72 Académica
CPN-Ovarense (vitória da Ovarense)

12.ª Jornada

Académica 76-56 CPN
Unidos do Tortosendo 65-59 PT
Académico do Porto 34-25 Esgueira
Ovarense 56-55 Desportivo da Póvoa

Classificação após a 12.ª jornada

1. Académico do Porto (12 jogos, 9 vitórias, 3 derrotas, 21 pontos)
2. Académica (12j, 8v, 4d, 20p)
3. CPN (11j, 8v, 3d, 19p)
4. Desportivo da Póvoa (12j, 7v, 5d, 19p)
5. Ovarense (12j, 6v, 6d, 18p)
6. Esgueira (12j, 5v, 7d, 17p)
7. Unidos do Tortosendo (11j, 3v, 8d, 14p)
8. PT (12j, 1v, 11d, 13p)

Próximas jornadas

Académica-Unidos do Tortosendo (quinta-feira, às 15H00)
CPN-Desportivo da Póvoa (quinta-feira, às 15H00)
Esgueira-Ovarense (quinta-feira, às 17H00)
PT-Académico do Porto (quinta-feira, às 17H30)

Académico do Porto-Académica (sábado, às 16H00)
Ovarense-PT (domingo, às 15H00)
Desportivo da Póvoa-Esgueira (domingo, às 16H30)
Unidos do Tortosendo-CPN (domingo, às 17H00)

Nota: está em atraso o jogo CPN-Unidos do Tortosendo, referente à 7.ª jornada, disputando-se no sábado às 15H00

O basquetebol na imprensa regional

Crónica do jogo Académica-Queluz (Proliga)

Ginásio em segundo

O Ginásio entrou bem na zona norte B do Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos, vencendo em Viana do Castelo, mas no segundo jogo foi derrotado em casa pela Sanjoanense. Disputada a segunda jornada, os ginasistas ocupam o segundo lugar da tabela classificativa.

1.ª Jornada

Sanjoanense 93-32 Desportivo da Póvoa
Escola de Viana 43-64 Ginásio

2.ª Jornada

Ginásio 52-70 Sanjoanense
Desportivo da Póvoa 59-61 Escola de Viana

Classificação após a 2.ª jornada

1. Sanjoanense (2 jogos, 2 vitórias, 0 derrotas, 4 pontos)
2. Ginásio (2j, 1v, 1d, 3p)
3. Escola de Viana (2j, 1v, 1d, 3p)
4. Desportivo da Póvoa (2j, 0v, 2d, 2p)

Próxima jornada (1 de Maio)

Desportivo da Póvoa-Ginásio (18H30)
Sanjoanense-Escola de Viana (19H00)

PT em terceiro

A PT entrou da melhor maneira no Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos (zona norte A), com uma vitória sobre o Vale de Cambra, segundo classificado em Aveiro, mas logo a seguir deixou-se surpreender no campo do Unidos do Tortosendo (num jogo onde voltou a haver "dedo" da arbitragem - um assunto a ser "agarrado" pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol e pela Associação de Basquetebol de Coimbra).

1.ª Jornada

PT 61-50 Vale de Cambra
FC Porto 98-38 Unidos do Tortosendo

2.ª Jornada

Vale de Cambra 42-71 FC Porto
Unidos do Tortosendo 64-62 PT

Classificação após a 2.ª jornada

1. FC Porto (2 jogos, 2 vitórias, 0 derrotas, 4 pontos)
2. Unidos do Tortosendo (2j, 1v, 1d, 3p)
3. PT (2j, 1v, 1d, 3p)
4. Vale de Cambra (2j, 0v, 2d, 2p)


Próxima jornada (1 de Maio)

FC Porto-PT (15H00)
Unidos do Tortosendo-Vale de Cambra (16H00)

Sporting Figueirense em terceiro

O Sporting Figueirense entrou com o pé direito no Torneio Nacional de Sub-14 Femininos (zona norte B), com uma vitória em Tondela, mas depois não resistiu ao maior poderio da Sanjoanense, primeira classificada no "Distrital" de Aveiro. As figueirenses ocupam o terceiro lugar da classificação.

1.ª Jornada

ACER Tondela 37-48 Sporting Figueirense
Sanjoanense 73-40 Coimbrões

2.ª Jornada

Sporting Figueirense 19-74 Sanjoanense
Coimbrões 78-43 ACER Tondela

Classificação após a 2.ª jornada

1. Sanjoanense (2 jogos, 2 vitórias, 0 derrotas, 4 pontos)
2. Coimbrões (2j, 1v, 1d, 3p)
3. Sporting Figueirense (2j, 1v, 1d, 3p)
4. ACER Tondela (2j, 0v, 2, 2p)

Próxima jornada (1 de Maio)

Sanjoanense-ACER Tondela (9H15)
Coimbrões-Sporting Figueirense (15H00)

Académica em primeiro

A Académica venceu os dois primeiros jogos do Torneio Nacional de Sub-14 Femininos (zona norte A) e lidera, isolada, a tabela classificativa. Nas duas próximas jornadas joga fora de casa, em campos tradicionalmente difíceis, Gafanha e Valongo. Continuar na senda dos triunfos significará, desde logo, o primeiro lugar na série e o apuramento para a fase final nacional.

1.ª Jornada

Valongo 60-42 Gafanha
Vitória Guimarães 49-75 Académica

2.ª Jornada

Gafanha 58-46 Vitória de Guimarães
Académica 55-48 Valongo

Classificação após a 2.ª jornada

1. Académica (2 jogos, 2 vitórias, 0 derrotas, 4 pontos)
2. Valongo (2j, 1v, 1d, 3p)
3. Gafanha (2j, 1v, 1d, 3p)
4. Vitória de Guimarães (2j, 0v, 2d, 2p)

Próxima jornada (1 de Maio)

Gafanha-Académica (15H00)
Valongo-Vitória de Guimarães (16H00)

Só mais uma!

Falta mais uma vitória para que a equipa de Sub-16 Femininos do Olivais garanta o "passaporte" para a fase final nacional. O jogo de todas as decisões, frente ao Desportivo da Póvoa, está marcado para a próxima quinta-feira, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia. As duas equipas estão "coladas" na classificação e, portanto, seguirá em frente a que levar a melhor na "negra" a disputar na derradeira jornada desta fase.

12.ª Jornada

Esgueira 62-37 Desportivo da Póvoa
Escola Limiana 61-76 Olivais
Coimbrões 43-49 Diogo Cão
Académico do Porto 49-60 Ovarense

13.ª Jornada

Desportivo da Póvoa 61-51 Escola Limiana
Diogo Cão 42-57 Esgueira
Académico do Porto 38-46 Coimbrões
Ovarense 53-62 Olivais

Classificação após a 13.ª jornada

1. Esgueira (13 jogos, 11 vitórias, 2 derrotas, 24 pontos)
2. Desportivo da Póvoa (13j, 10v, 3d, 23p)
3. Olivais (13j, 10v, 3d, 23p)
4. Coimbrões (13j, 8v, 5d, 21p)
5. Diogo Cão (13j, 5v, 8d, 18p)
6. Ovarense (12j, 4v, 9d, 17p)
7. Académico do Porto (13j, 3v, 10d, 16p)
8. Escola Limiana (13j, 1v, 12d, 15p)

Última jornada (1 de Maio)

Escola Limiana-Diogo Cão (10H00)
Esgueira-Académico do Porto (15H00)
Coimbrões-Ovarense (17H00)
Olivais-Desportivo da Póvoa (17H30)

segunda-feira, 28 de abril de 2008

De alto a baixo...

Alto

Olivais/Freitas & Sobral – O Olivais venceu o campeonato da Liga Feminina, precisamente dez anos depois de ter conquistado o “Nacional” da 1.ª Divisão. No “play-off” e na “Final 4”, que concluiu invicta, a turma olivanense confirmou a superioridade e regularidade já patenteadas ao longo da fase regular. Está de parabéns o clube e os seus adeptos e todo o grupo de trabalho, que sempre deu mostras de grande união e colectivismo, mormente todas as atletas, os treinadores José Miguel Araújo e João Pedro Gonçalves, os dirigentes José Mingocho e José Castro, e toda a Direcção olivanense chefiada por Carlos Ângelo. Uma palavra muito especial para a empresa Freitas & Sobral e para o sócio gerente Rui Freitas, pelo apoio que dispensaram à equipa e ao clube e pela “coragem” demonstrada ao envolverem-se num projecto ambicioso (e ganhador) como este que rodeou a equipa sénior feminina do Olivais. Chapeau! Triplo

Olivais – A dupla vitória obtida no fim-de-semana, em Ponte de Lima e em Ovar, coloca as Sub-16 do Olivais a um pequeno passo da fase final nacional. À equipa comandada por Cristina Viegas e Rafaela Santos basta agora levar a melhor sobre o Desportivo da Póvoa, no derradeiro jogo desta fase, marcado para a próxima quinta-feira, dia 1 de Maio, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia. O público olivanense voltará com toda a certeza a dizer “presente”. 2 Pontos

Académica – Fazendo jus à superioridade demonstrada ao longo do Campeonato Distrital, que concluiu sem qualquer derrota, a equipa de Sub-14 Femininos da Académica de Coimbra entrou com o pé direito no Torneio Nacional, com dupla vitória sobre o Vitória de Guimarães (fora) e o NCR Valongo (casa). Na próxima quinta-feira as pupilas de Sofia Pereira jogam no campo do Gafanha, segundo classificado no “Distrital” de Aveiro, e novo triunfo abrirá excelentes perspectivas de apuramento para a fase final nacional. 1 Ponto

Baixo

RTP – A Liga Feminina é a prova mais importante do basquetebol feminino português. Exige aos clubes enorme esforço financeiro e de organização, que merecia maior visibilidade proporcionada pela Comunicação Social. O jogo da Final, pelo menos (porque não ao longo da época?), “exigia” transmissão em directo na RTP. Seria um excelente “serviço público” prestado à divulgação do basquetebol e um justo prémio para os clubes e respectivas equipas, muito especialmente para as jogadoras. Os responsáveis pela RTP assim não entenderam. É pena! 0 Pontos

Ontem e hoje

Descubra as semelhanças...


27 de Abril de 1998

27 de Abril de 2008

Resultados

Liga Feminina ("Final 4")
Vagos 48-60 Algés
Olivais 70-53 ESSA
Algés 62-65 Olivais

Proliga ("Play-off")
Esgueira 80-72 Vitória de Guimarães
Física 82-75 Illiabum
Sampaense 62-74 Benfica
Académica 59-61 Queluz

CNB 2 (Fase Zonal Norte)
Beira Mar 78-72 Basquete de Penafiel
Sport 62-70 Atómicos
Atómicos 78-68 Maia/B
Basquete de Penafiel 69-81 Salesianos
CAB/B 51-54 Sport

Nacional de Sub-20 Masculinos (Zona Norte)
Olivais 85-95 Desportivo da Póvoa
Académico do Porto 87-45 Sanjoanense
Galitos 78-76 Ovarense

Inter-Associações de Sub-20 Masculinos
Académica 60-72 Vale de Cambra

Nacional de Sub-19 Femininos (Zona Norte)
Esgueira 78-36 Unidos do Tortosendo
PT 37-72 Académica
Académico do Porto 55-53 Desportivo da Póvoa
Académica 76-56 CPN
Unidos do Tortosendo 65-59 PT
Académico do Porto 34-25 Esgueira
Ovarense 56-55 Desportivo da Póvoa

Nacional de Sub-18 Masculinos (Zona Norte)
Ginásio 63-57 Maia
PT 44-106 Oliveirense
Oliveirense 70-59 Ginásio
Ovarense 50-82 FC Porto
Maia 60-66 Vasco da Gama

Nacional de Sub-16 Femininos (Zona Norte)
Esgueira 62-37 Desportivo da Póvoa
Escola Limiana 61-76 Olivais
Coimbrões 43-49 Diogo Cão
Académico do Porto 49-60 Ovarense
Desportivo da Póvoa 61-51 Escola Limiana
Diogo Cão 42-57 Esgueira
Académico do Porto 38-46 Coimbrões
Ovarense 53-62 Olivais

Taça Nacional de Sub-16 Femininos (Zona Norte)
PT 84-57 ACER Tondela
Trancoso 34-95 PT

Inter-Associações de Sub-16 Femininos
Lousada 73-22 Sporting Figueirense

Nacional de Sub-16 Masculinos (Zona Norte)
Leça 88-25 Diogo Cão
FC Porto 78-62 PT
Ovarense 87-65 Galitos
Ovarense 48-61 Vasco da Gama
Gaia 62-65 Leça
Diogo Cão 33-92 FC Porto
Galitos 79-76 PT

Taça Nacional de Sub-16 Masculinos (Zona Norte)
Ginásio 77-42 Vitória de Guimarães
Académico de Bragança 50-94 Ginásio

Torneio Nacional de Sub-14 Femininos (Zona Norte)
Valongo 60-42 Gafanha
Vitória Guimarães 49-75 Académica
Gafanha 58-46 Vitória de Guimarães
Académica 55-48 Valongo
ACER Tondela 37-48 Sporting Figueirense
Sanjoanense 73-40 Coimbrões
Sporting Figueirense 19-74 Sanjoanense
Coimbrões 78-43 ACER Tondela

Inter-Associações de Sub-14 Femininos
FC Porto 62-49 PT
Olivais 56-53 Oliveirense

Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos (Zona Norte)
PT 61-50 Vale de Cambra
FC Porto 98-38 Unidos do Tortosendo
Vale de Cambra 42-71 FC Porto
Unidos do Tortosendo 64-62 PT
Sanjoanense 93-32 Desportivo da Póvoa
Escola de Viana 43-64 Ginásio
Ginásio 52-70 Sanjoanense
Desportivo da Póvoa 59-61 Escola de Viana

Inter-Associações de Sub-14 Masculinos
Guifões 55-57 Olivais
Illiabum 37-74 Galitos

Torneio de Encerramento de Sub-14 Masculinos
Cantanhede 29-53 Olivais/B
PT/B 30-48 Ginásio/B

O basquetebol na imprensa regional

Reportagem completa sobre a final da Liga Feminina, ganha pelo Olivais

O basquetebol na imprensa regional

Crónicas do jogos Algés-Olivais (Liga Feminina), Ovarense-Ginásio (Liga UZO) e FC Porto-Vagos (Liga UZO)

O basquetebol na imprensa nacional


Notícias sobre o título da Liga Feminina conquistado pelo Olivais, em dois dos principais jornais desportivos nacionais

Festa!


O título nacional ontem conquistado pela equipa sénior feminina do Olivais foi muito festejado pelo grupo de trabalho chefiado por José Miguel Araújo e, de uma forma geral, por todos os olivanenses.

Veja a reportagem completa no blogue do Olivais. Mais informações também no site oficial do clube e no portal da FPB.

domingo, 27 de abril de 2008

Campeãs!

Veja a reportagem sobre o título ganho pelo grupo de trabalho olivanense no blogue do Olivais.

Olivais é campeão nacional!

O Olivais é campeão nacional! Dez anos depois de ter vencido o "Nacional" da 1.ª Divisão, então a prova mais importante do basquetebol feminino português, o emblema olivanense volta a sagrar-se campeão nacional, desta feita vencendo o campeonato da Liga Feminina. Na grande final, hoje disputada no Pavilhão de Desportos de Anadia, a turma olivanense levou a melhor sobre o Algés por 62-65.
Estão de parabéns todos os olivanenses, mormente o grupo de trabalho chefiado pelos dirigentes José Mingocho e José Castro e pelos treinadores José Miguel Araújo e João Pedro Gonlçalves, bem como a Direcção do clube, presidida por Carlos Ângelo.


Mais informações no portal da FPB.

Anadia vestiu de preto e branco

O Olivais está na final da Liga Feminina! Ontem, na meia final, a equipa de José Miguel Araújo e João Pedro Gonçalves levou a melhor sobre a Escola de Santo André, por concludentes 70-53, sempre com forte apoio do público olivanense e conimbricense, que vestiu as bancadas de preto e branco.
No jogo de todas as decisões, marcado para hoje às 15H00, o Olivais defronta o Algés (levou a melhor sobre o Vagos por 60-48).

Todos a Anadia!

Veja a reportagem completa no blogue do Olivais.

O basquetebol na imprensa regional

Crónica dos jogos Olivais-ESSA (Liga Feminina), Vagos-Algés (Liga Feminina) e Ovarense-Ginásio (Liga UZO)

Académica e Sampaense jogam hoje


Académica e Sampaense iniciam hoje a participação no "play-off" da Proliga, jogando ambos em "casa". Os sampaenses são os primeiros a entrar em campo, defrontando o Benfica às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços (jogo dirigido pelos juízes João Veiga e Marco Gonçalves; na mesa vão estar os oficiais Teresa Ferreira, Daniel Campos, Joaquim Inácio e Eduardo Nabais). Às 17h30 a Académica recebe o Queluz, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra (jogo arbitrado por Paulo Marques e Paulo Sousa; na mesa vão estar os oficiais Guilherme Dias, João Quintas, João Ferreira e Pedro Ferreira).

sábado, 26 de abril de 2008

Olivais na final

Olivais (em foto de arquivo) e Algés disputam amanhã a final do campeonato da Liga Feminina, depois de hoje terem levado a melhor, respectivamente, sobre Escola de Santo André (70-53) e Vagos (60-48). O jogo de todas as decisões está marcado para as 15H00 de amanhã, tendo por palco o magnífico Pavilhão de Desportos de Anadia (vai ser dirigido pelos árbitros Fernando Rocha e Vítor Cardoso; na mesa vão estar os oficiais Olga Sucena, Ana Silva e Cristina Alijas).

Saiba mais informações no site oficial e no blogue do Olivais. E também no portal da FPB.

Todos a Anadia!

Dez anos depois de ter conquistado o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, então a prova mais importante do basquetebol feminino português, curiosamente decidida em sistema de "Final 4", tal como este ano volta a acontecer, o Olivais é um dos quatro finalistas do campeonato da Liga Feminina, cuja fase final se vai disputar este fim-de-semana no Pavilhão de Desportos de Anadia (nas fotos).



A equipa de José Miguel Araújo e João Pedro Gonçalves venceu a fase regular, com 20 vitórias e 2 derrotas. Na meia-final vai defrontar-se com a Escola de Santo André, actual campeã nacional, sobre quem levou a melhor nos dois jogos já disputados esta época (58-68, no Barreiro; 71-59, em Coimbra).
O público olivanense (na foto) tem acompanhado passo a passo a carreira da equipa, com gradual entusiasmo, e vai certamente marcar presença em Anadia, tanto mais que se trata de uma localidade bem próxima de Coimbra. A própria Direcção olivanense organizou formas de fazer deslocar os associados do clube.


Calendário de jogos

Sábado, 26 de Abril
15H00: Vagos-Algés (árbitros: Luís Lopes e Ivo Rosário; oficiais de mesa: Carla Ribeiro, José Gamelas e Bruno Rodrigues)
17H00: Olivais-ESSA (árbitros: Sérgio Silva e Paulo Alves; oficiais de mesa: João Redondo, Dulce Junqueiro e Nuno Silva)

Domingo, 27 de Abril
15H00: Final (árbitros: Fernando Rocha e Vítor Cardoso; oficiais de mesa: Olga Sucena, Ana Silva e Cristina Alijas)

Para mais informações vá por aqui, por aqui ou ainda por aqui...

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Agenda

Liga UZO ("Play-off")
Ovarense-Ginásio (quinta-feira, às 21H00, na Arena Dolce Vita, em Ovar – árbitros: Fernando Rocha, Fernando Rezende e Pedro Rodrigues); Ovarense-Ginásio (sábado, às 17H00, na Arena Dolce Vita de Ovar – árbitros: José Araújo, José F. Abreu e Pedro Maia)

Proliga ("Play-off")
Sampaense-Benfica (domingo, às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques, em S. Paio de Gramaços – árbitros: João Veiga e Marco Gonçalves; oficiais de mesa: Teresa Ferreira, Daniel Campos, Joaquim Inácio e Eduardo Nabais); Académica-Queluz (domingo, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Paulo Marques e Paulo Sousa; oficiais de mesa: Guilherme Dias, João Quintas, João Ferreira e Pedro Ferreira)

Liga Feminina (“Final 4”)
Olivais-ESSA (sábado, às 17H00, no Pavilhão de Desportos de Anadia – árbitros: Sérgio Silva e Paulo Alves; oficiais de mesa: João Redondo, Dulce Junqueiro e Nuno Silva)

CNB 2 (Fase Zonal Norte)
Sport-Atómicos (sexta-feira, às 20H15, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Pedro Costa e João Gouveia; oficiais de mesa: Daniel Campos, Joaquim Inácio e Eduardo Nabais); CAB Madeira/B-Sport (domingo, às 18H00, no Pavilhão do CAB, no Funchal – árbitros: Rui Ribeiro e Bruno Maciel)

Nacional de Sub-20 Masculinos (Zona Norte)
Olivais-Desportivo da Póvoa (sexta-feira, às 15H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – árbitros: Pedro Cunha e Hugo Beja; oficiais de mesa: Joaquim Inácio, João Quintas e Pedro Ferreira)

Inter-Associações de Sub-20 Masculinos
Académica-Vale de Cambra (sexta-feira, às 17H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Nuno Albuquerque e Pedro Miguel Dias; oficiais de mesa: Ana Archer, Cláudio Gomes e José Cardoso)

Nacional de Sub-19 Femininos (Zona Norte)
PT-Académica (sexta-feira, às 15H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Pedro Miguel Dias e Pedro Simões; oficiais de mesa: João Ferreira, José Cardoso e Guilherme Dias); Académica-CPN (sábado, às 19H30, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Sérgio Adegas e José Lopes; oficiais de mesa: Guilherme Dias, Joaquim Inácio e Eduardo Nabais); Unidos-PT (domingo, às 15H00, no Pavilhão do Unidos do Tortosendo – árbitros: José Bicho e Tiago Pinheira; Catarina Pombo, Francisco Branco e João Chasqueira)

Nacional de Sub-18 Masculinos (Zona Norte)
Ginásio-Maia (sexta-feira, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – árbitros: Hélder Lopes e Catarina Teixeira; oficiais de mesa: Graça Lourenço, Eduardo Nabais e Rui Saltão); PT-Oliveirense (sexta-feira, às 21H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Diogo Morais e João Medeiros; oficiais de mesa: Guilherme Dias, Pedro Ferreira e João Quintas); Oliveirense-Ginásio (sábado, às 21H00, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em S. João da Madeira – árbitros: Hélder Lopes e Catarina Teixeira; oficiais de mesa: Olga Santos, Maria Teixeira e Ana Silva); FC Porto-PT (domingo, às 11H00, no Centro de Desportos de Matosinhos – árbitros: Pedro Costa e Pedro Lourenço; oficiais de mesa: Carlos Dias, Patrícia Peixoto e Eva Vasconcelos)

Nacional de Sub-16 Femininos (Zona Norte)
Escola Limiana-Olivais (sexta-feira, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima – árbitros: Hugo Antunes e José Mendes; oficiais de mesa: Ana Baptista, Duarte Lourenço e Olga Pereira); Ovarense-Olivais (domingo, às 17H00, no Pavilhão Dolce Vita, em Ovar – árbitros: Juan Alijas e Paulo Almeida; oficiais de mesa: Suzi Dias, Aldina Costa e Jorge Costa)

Taça Nacional de Sub-16 Femininos (Zona Norte)
PT-ACER Tondela (sexta-feira, às 11H30, o Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitros: Nuno Albuquerque e Pedro Filipe Dias; oficiais de mesa: José Cardoso, Adriano Mendes e Cláudio Gomes); Trancoso-PT (domingo, às 15H30, no Pavilhão Multiusos de Trancoso – árbitro: Carlos Bernardo; oficiais de mesa: Tânia Lopes, Kelly Gonçalves e Rui Cavaco)

Inter-Associações de Sub-16 Femininos
Lousada-Sporting Figueirense (sexta-feira, às 15H00, no Pavilhão Municipal de Lousada – árbitro: Frederico Maia; oficiais de mesa: Joana Gonçalves e Sérgio Madureira)

Nacional de Sub-16 Masculinos (Zona Norte)
FC Porto-PT (sexta-feira, às 11H00, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de São Romão – árbitros: Orlando Monteiro e Sónia Bernardes; oficiais de mesa: João Torres, Joana Oliveira e Eva Vasconcelos); Galitos-PT (domingo, às 16H00, no Pavilhão do Galitos, em Aveiro – árbitros: Rui Belo e Fábio Dias; oficiais de mesa: Sara Pereira, Telmo Dias e Maria Teixeira)

Taça Nacional de Sub-16 Masculinos (Zona Norte)
Ginásio-Vitória de Guimarães (sexta-feira, às 19H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – árbitros: Sérgio Adegas e José Lopes; oficiais de mesa: Rui Saltão, Liliana Silva e Lara Violante); Académico de Bragança-Ginásio (domingo, às 11H00, no Pavilhão Municipal de Bragança – árbitros: Rui Freitas e Luís Vilarinho; oficiais de mesa: Jorge Nascimento e Vítor Gonçalves)

Torneio Nacional de Sub-14 Femininos (Zona Norte A)
Vitória de Guimarães-Académica (sexta-feira, às 15H00, no Pavilhão do Vitória, em Guimarães – árbitros: Ruthiel Trevisan e José Martins; oficiais de mesa: Ilídio Vedor e João Vedor); Académica-Valongo (domingo, às 15H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitros: Sérgio Adegas e Pedro Miguel Dias; oficiais de mesa: Carlos Falcão e Ana Archer)

Torneio Nacional de Sub-14 Femininos (Zona Norte B)
ACER Tondela-Sporting Figueirense (sexta-feira, às 17H00, no Pavilhão Municipal de Tondela – árbitros: António Moitas e José Ângelo; oficiais de mesa: Joana Almeida e Cláudia Pereira); Sporting Figueirense-Sanjoanense (domingo, às 11H00, no Pavilhão da Escola Joaquim Carvalho – árbitros: Pedro Simões e Nuno Marques; oficiais de mesa: Lara Violante e Liliana Silva)

Inter-Associações de Sub-14 Femininos
Olivais-Oliveirense (sexta-feira, às 17H00, no Pavilhão Eng. Augusto Correia, em Coimbra – árbitro: Pedro Filipe Dias; oficiais de mesa: João Quintas e Pedro Ferreira); FC Porto-PT (sexta-feira, às 9H00, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de S. Romão – árbitros: Orlando Monteiro e Sónia Bernardes; oficiais de mesa: Eva Vasconcelos e Joana Oliveira)

Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos (Zona Norte A)
PT-Vale de Cambra (sexta-feira, às 17H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra - árbitros: José Lopes e Nuno Borges; oficiais de mesa: Guilherme Dias e João Ferreira); Unidos do Tortosendo-PT (domingo, às 17H30, no Pavilhão do Unidos do Tortosendo – árbitros: Tiago Pinheira e Nayara Borges; oficiais de mesa: Francisco Branco e João Chasqueira)

Torneio Nacional de Sub-14 Masculinos (Zona Norte B)
Escola de Viana-Ginásio (sexta-feira, às 11H00, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Portuzelo – árbitros: Hugo Antunes e José Mendes; oficiais de mesa: Virgínia Barreiro e Olga Pereira); Ginásio-Sanjoanense (domingo, às 16H00, no Pavilhão Galamba Marques, na Figueira da Foz – árbitros: Diogo Morais e José Lopes; oficiais de mesa: Graça Lourenço e Rui Saltão)

Inter-Associações de Sub-14 Masculinos
Académica-Brandoense (sexta-feira, às 11H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra – árbitro: Nuno Borges; oficiais de mesa: Eduardo Nabais e Ana Archer); Guifões-Olivais (domingo, às 16H30, no Pavilhão Eng. António Maia, em Guifões – árbitros: Pedro Rosário e Ricardo Pires; oficiais de mesa: Ana Albuquerque e Ana Rocha)

Torneio de Encerramento de Sub-14 Masculinos
PT/B-Ginásio/B (domingo, às 9H30, no Pavilhão da PT, em Coimbra – árbitro: Pedro Filipe Dias; oficiais de mesa: Eduardo Nabais e Carlos Falcão); Cantanhede-Olivais/B (domingo, às 15H00, no Pavilhão do Marialvas, em Cantanhede – árbitros: Pedro Filipe Dias e Thomas Negrão; oficiais de mesa: Fernando Ferreira e Adriano Mendes)

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista a Sérgio Salvador, a propósito do primeiro jogo do Ginásio nas meias-finais do "play-off" da Lga UZO

Comunicado da ANJB


Comunicado da Direcção da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB) que coloca ponto final no ultimato recentemente feito à Liga de Clubes de Basquetebol:

"No seguimento das conversações entre a Liga de Clubes de Basquetebol, nas pessoas dos Srs. Paulo Mamede e Rui Valente, a GesFunny, na pessoa do Sr. Paulo Amorim, e a ANJB ficou garantido o pagamento das verbas referentes ao mês de Janeiro de 2008. Sendo assim, a ANJB entende que, para já, estão reunidas as condições para os juízes comparecerem nos jogos da meia final.

Com os Melhores Cumprimentos,

A Direcção da ANJB"

Retirado do site da ANJB.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Campos MVP

O futuro Campus MVP, coordenado por Nuno Tavares, tem como objectivo o aperfeiçoamento das componentes técnica, táctica e competitiva do basquetebol. Vai decorrer no Verão, em vários pontos do país. Para mais informações consultar www.campusmvp.com.

Ginásio em primeiro

Contando por vitórias os sete jogos disputados, ao cabo da primeira volta, o Ginásio Figueirense comanda a zona norte da Taça Nacional de Sub-16 Masculinos. A presença na fase final nacional é, para já, o objectivo competitivo perseguido pela equipa de Carlos Barroso.

Classificação no final da 1.ª volta

1. Ginásio (7 jogos, 7 vitórias, 0 derrotas, 14 pontos)
2. Sanjoanense (7j, 5v, 2d, 12p)
3. Escola Limiana (7j, 4v, 3d, 11p)
4. ACER Tondela (6j, 4v, 2d, 10p)
5. Club Camões (7j, 2v, 5d, 9p)
6. Vitória de Guimarães (5j, 3v, 2d, 8p)
7. Desportivo da Covilhã (7j, 1v, 6d, 8p)
8. Académico de Bragança (6j, 0v, 6d, 6p)


Próxima jornada (25 de Abril)

Ginásio-Vitória de Guimarães (10H00)
Sanjoanense-Club Camões (11H00)
ACER Tondela-Escola Limiana (15H00)
Desportivo da Covilhã-Académico de Bragança (16H00)

Mais informações no blogue de Carlos Barroso.

Desenvolver o Minibásquete, que estratégias (4)



Opinião

San Payo Araújo

Director-Técnico do Comité Nacional de Minibásquete




Eventos de qualidade mobilizam os pais

Sei que há grandes variações nas realidades de contexto, e que a dinâmica de organização de um clube com minibásquete, numa cidade com grandes tradições no basquetebol como o Barreiro, ou numa vila pequena como Ancêde, no concelho de Baião, são completamente diferentes. Mesmo no maior centro urbano do país, Lisboa, e por exemplo nos seus arredores, existem diferenças substanciais na dinâmica e organização de um clube, como a Associação Cultural Moinho da Juventude na Cova da Moura, concelho da Amadora, e o vizinho Queluz, concelho de Sintra.
Apesar destas grandes diferenças, há um facto que é incontornável: sem pais não há minibásquete. São eles que, se não fizerem mais nada, e fazem muita coisa, no mínimo, autorizam que os seus filhos se filiem num clube e participem nas actividades. Diz-me a experiência que, quando os eventos têm qualidade, e são bem conduzidos, são pólos mobilizadores dos pais.
Não tenho dúvidas em afirmar que o minibásquete (apesar de ter mais praticantes, não cresceu em número e expansão geográfica como gostaríamos que tivesse crescido), a nível das actividades e eventos aumentou no país inteiro, de uma forma que se pode considerar digna de realce. Uma vez mais se verifica que onde esses eventos tiveram qualidade, existe alguma tendência para se fidelizarem no calendário. Para a qualidade dos eventos, para além de uma boa organização, e normalmente envolvimento dos familiares dos minis do clube organizador, muito contribui, para que os pais se sintam satisfeitos, a noção de uma mensagem de uma filosofia, do que é verdadeiramente essencial. E para a maioria dos pais o principal é o desenvolvimento e a educação dos seus filhos. Pelo que, e desculpem-me a insistência, mas lá estou eu de novo a repetir uma convicção profunda: “No minibásquete o mais importante é a criança”.

O basquetebol na imprensa regional

Reportagem sobre a "Final 4" da Liga Feminina, que se disputa em Anadia no próximo fim-de-semana

Notícia sobre o ultimato feito por Luís Lopes, presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol, à Liga de Clubes de Basquetebol

O basquetebol na imprensa regional

Entrevista a Eduardo Nabais, Oficial de Mesa filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Basquetebol de Coimbra

Breves sobre a participação do Olivais na "Final 4" da Liga Feminina; sobre o apuramento do Ginásio para as meias-finais da Liga UZO; sobre o "arranque" do "play-off" da Proliga, que conta com a participação de Académica e Sampaense; e sobre as declarações de Mário Saldanha, nas quais defende que a nova Liga deve ser disputada por 16 clubes

Resultados e Classificações

"Final 4" da Liga Feminina


Vagos nas "meias"

Liga UZO

1.ª eliminatória do "play-off"

Jogo 1
Ovarense 81-80 Barreirense (1-0)
Ginásio 79-57 CAB Madeira (1-0)
FC Porto 77-74 Belenenses (1-0)
Vagos 81-71 Lusitânia (1-0)

Jogo 2
Ginásio 76-74 CAB Madeira (2-0)
Ovarense 66-57 Barreirense (2-0)
Vagos 74-86 Lusitânia (1-1)
FC Porto 77-83 Belenenses (1-1)

Jogo 3
CAB Madeira 80-63 Ginásio (1-2)
Barreiense 77-82 Ovarense (0-3)
Lusitânia 68-76 Vagos (1-2)
Belenenses 73-74 FC Porto (1-2)

Jogo 4
CAB Madeira 69-62 Ginásio (2-2)
Lusitânia 68-62 Vagos (2-2)
Belenenses 63-86 FC Porto (1-3)

Jogo 5
Ginásio 71-56 CAB Madeira (3-2)
Vagos 69-54 Lusitânia (3-2)


Meias-finais

Ovarense-Ginásio (quinta-feira, às 21H00)
FC Porto-Vagos (sexta-feira, às 16H00)

Mais informações no
site da LCB.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Street Basket na Lousã

O basquetebol vai sair à rua na Lousã. Com organização da Secção de Basquetebol do Clube Desportivo Lousanense e da Câmara Municipal da Lousã, vai ter lugar no próximo dia 25 de Abril mais um Street Basket da Liberdade, dirigido a todas as idades. Basta aparecer a partir das 9H30 na Av. S. Silvestre, em frente ao Palácio da Justiça, inscrever-se e jogar.

Académica e Sporting Figueirense iniciam Torneio Nacional


Académica e Sporting Figueirense são os representantes do distrito de Coimbra no IV Torneio Nacional de Sub-14 Femininos. As "estudantes" estão integradas na zona norte A, tendo como adversários o NCR Valongo (1.º no Porto), o Gafanha (2.º em Aveiro) e o Vitória de Guimarães (1.º na fase prévia norte A); as figueirenses disputam a zona norte B, juntamente com a Sanjoanense (1.ª em Aveiro), o Coimbrões (2.º no Porto) e o ACER Tondela (1.º na fase prévia norte B).
Os primeiros jogos estão marcados para a próxima sexta-feira: Vitória de Guimarães-Académica (15H00) e ACER Tondela-Sporting Figueirense (17H00).

Mais informações no portal da FPB.

PT e Ginásio iniciam Torneio Nacional


O XIII Torneio Nacional de Iniciados conta com dois representantes do distrito de Coimbra. A PT está integrada na zona norte A, juntamente com FC Porto (1.º no Porto), Vale de Cambra (2.º em Aveiro) e Unidos do Tortosendo (1.º na fase prévia norte B). Por sua vez, na zona norte B, o Ginásio tem como adversários a Sanjoanense (1.º em Aveiro), o Desportivo da Póvoa (2.º no Porto) e a Escola de Viana (1.º na fase prévia norte A).
A estreia está marcada para a próxima sexta-feira, com os seguintes jogos: PT-Vale de Cambra (17H30) e Escola de Viana-Ginásio (11H00).

Mais
informações no portal da FPB.

PT obtém primeira vitória


Com a vitória dobre o Esgueira, obtida após prolongamento (67-66), a Académica manteve-se na corrida à fase final nacional. Registe-se também, na jornada que passou, a primeira vitória da PT, sobre o Unidos do Tortosendo (67-55), importante para que a equipa possa "fugir" ao último lugar da classificação (estando para isso obrigada a vencer no próximo domingo, na deslocação a Tortosendo, dado que a equipa local já tem duas surpreendentes vitórias caseiras sobre Ovarense e Esgueira).
PT e Académica defrontam-se na próxima sexta-feira, às 15H30, em mais um derbie distrital.

Classificação após a 10.ª jornada

1. CPN (9 jogos, 8 vitórias, 1 derrota, 17 pontos)
2. Académico do Porto (10j, 7v, 3d, 17p)
3. Desportivo da Póvoa (10j, 7v, 3d, 17p)
4. Académica (10j, 6v, 4d, 16p)
5. Esgueira (10j, 4v, 6d, 14p)
6. Ovarense (10j, 4v, 6d, 14p)
7. Unidos do Tortosendo (9j, 2v, 7d, 11p)
8. PT (10j, 1v, 9d, 11p)

Próxima jornada (25 de Abril)

CPN-Ovarense (15H00)
PT-Académica (15H30)
Esgueira-Unidos do Tortosendo (17H00)
Académico do Porto-Desportivo da Póvoa (21H00)