sábado, 12 de abril de 2008

Antevisão

Depois de ter atingido "in extremis" o quarto lugar na fase regular e a consequente "vantagem-casa", fruto da vitória obtida em Bélem e da "ajuda" dada pelo Barreirense, que foi ganhar ao Funchal, o Ginásio inicia hoje o "play-off" da Liga UZO com a recepção ao CAB Madeira (18H00). A actuar ao melhor nível, o que será meio caminho andado para não se deixar "surpreender" em casa, como aconteceu no confronto da fase regular, a equipa de Sérgio Salvador "tem tudo" para ultrapassar esta eliminatória e, assim, atingir as meias-finais do "play-off". Nos jogos já disputados entre os dois contendores o Ginásio venceu na Madeira (74-81), depois novo triunfo dos ginasistas, desta vez em Vale de Cambra (78-83), e finalmente o CAB levou a melhor, na Figueira da Foz (82-89).

Com uma vantagem de 2-0, fruto das vitórias caseiras do passado fim-de-semana (88-54 e 68-64), o Olivais joga hoje na Madeira, frente ao União (18H30), e novo triunfo garante desde logo a passagem à "Final 4" marcada para os próximos dias 26 e 27 de Abril, em Anadia. Apesar de o "factor-casa" poder ter algum "peso" a favor das madeirenses, tudo indica que a equipa de José Miguel Araújo resolva já hoje a eliminatória e, assim, ganhe tempo de recuperação e preparação para o momento da grande decisão, onde vai ser conhecido o campeão nacional da Liga Feminina 2007/08.

O "obrigatório" triunfo no jogo desta tarde, em Vila Pouca de Aguiar (17H00), voltará a colocar o Sampaense "dentro" do "play-off", uma vez que ultrapassa o Angrabasket, de "folga" nesta jornada. A vitória no jogo da última jornada, em S. Paio de Gramaços, frente ao Galitos do Barreiro, será assim suficiente para "carimbar" a passagem à fase seguinte (esta certeza é garantida pelo facto de os sampaenses terem vantagem no confronto directo com o Sangalhos e o Seixal, equipas que ainda estão na "corrida" pelo apuramento). Com o "passaporte" já garantido, a Académica ainda "pisca o olho" ao quinto lugar, bastando, para o alcançar, que vença os dois jogos que faltam, com o Sangalhos (fora) e o Angra (em casa), e que a Física de Torres Vedras "tropece" num dos confrontos com Atlético (fora) e/ou Vitória de Guimarães (casa).

Este fim-de-semana afigura-se igualmente muito importante para as equipas jovens do distrito, nomeadamente para as Sub-16 do Olivais e os Sub-16 da PT, em ambos os casos ainda com fortes possibilidades de atingirem a respectiva fase final nacional: as olivanenses recebem o Académico do Porto, hoje às 17H30, e não deverão deixar fugir a vitória (na primeira volta venceram no Porto por expressivos 34-64); os "telefonistas" têm tarefa bem mais complicada, com deslocações aos campos da Ovarense e do Vasco da Gama, de onde deverão trazer pelo menos uma vitória para se manterem na luta pelo apuramento (já têm duas derrotas, uma em Leça e outra em casa, frente ao FC Porto). Os Sub-18 do Ginásio ainda têm igualmente uma palavra a dizer, apesar de já terem consentido três derrotas (Vasco da Gama, FC Porto e Oliveirense), estando "proibidos" de perder em casa, pelo que a vitória é o único resultado expectável na recepção ao Vasco da Gama, hoje, às 16H00, no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho.

Nenhum comentário: