quarta-feira, 2 de abril de 2008

Nomeações...

Assistimos, no passado domingo, ao jogo entre o Olivais e o Basquete de Barcelos, a contar para a primeira eliminatória do "play-off" do CNB 1 (zona norte). Registámos, "in loco", a má actuação da jovem juíza portuense Liliana Oliveira, como tivemos oportunidade de escrever pouco interventora e a fazer "vista grossa" a contactos e violações, talvez por insegurança, "obrigando" o árbitro principal, Nuno Monteiro, a "apitar" em todo o campo, nomeadamente em áreas da "jurisdição" da companheira de equipa.
Qual não foi o nosso espanto quando, hoje, verificámos no portal da FPB que para o jogo da segunda "mão", agendado para o próximo sábado, em Barcelos (16H30), está nomeada precisamente a mesma juíza. Mesmo que no jogo do passado domingo tudo se tivesse passado de forma "normal", esta nomeação seria no mínimo... esquisita. Assim, conhecidos os prejuízos que a actuação da dupla de arbitragem causou à equipa do Olivais, é muito difícil compreender o porquê de nomear Liliana Oliveira. Será apenas "distracção" ou prepotência e "quero, posso e mando" do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol e do seu presidente?

PS: importa salvaguardar, para que não haja qualquer tipo de dúvidas, que estas linhas foram escritas sem que tenha havido nenhum contacto com responsáveis do Olivais Futebol Clube. Configuram, portanto, uma opinião pessoal (ao contrário do que se possa pensar à primeira vista, trata-se de uma opinião que revela muito respeito pela classe da arbitragem e por todos aqueles que a ela se dedicam). Entendemos, isso sim, que os clubes não se devem calar perante este tipo de situações, antes pelo contrário devem fazer chegar junto dos responsáveis federativos a sua (eventual) discordância (recordo que, na época passada, na 1.ª eliminatória do "play-off" do CNB 1, o Olivais foi eliminado pelo Desportivo da Póvoa, igualmente com muitas queixas apontadas à arbitragem). E a Associação de Basquetebol de Coimbra, não tem uma palavra a dizer?

Nenhum comentário: