quarta-feira, 16 de abril de 2008

Bitaites do Medeiros!

Depois de uma semana de reflexão, os bitaites de hoje surgem em formato sério. Explico!

Neste mesmo sítio e depois de alertado por um nosso leitor assíduo, li, com atenção, os comentários postos a seguir a uma notícia do Compal Air 3x3, que apurou escolas do distrito para a fase seguinte. Esse comentário - da (ir)responsabilidade de alguém que conheço, fã do nosso blog, apaixonado pela modalidade, voluntarista, prestável e colaborador, jovem mas já maior de idade, juiz de basquetebol aos fins de semana e atleta federado - é descabido, exagerado, coloca em causa tudo e todos e nem deveria ter sido publicado, por conter, ainda por cima, expressões (mais que) brejeiras.
Como co-responsável por este espaço, ainda que há escassas semanas, devo ser solidário com o outro responsável (eu diria, o principal responsável) e o facto de se terem apagado todos os comentários que ali constavam revela o compromisso/entendimento assumido entre nós dois. O que não invalida que eu não aproveite este espaço, de minha inteira responsabilidade, para:

a) estranhar que tenham saído daquela cabeça (muito quente, à data), daquela "boca" (destravada...), daquele punho;
b) lamentar que se tenha publicado aquele tipo de linguagem, que nada justifica quanto ao que se terá passado dentro de campo;
c) louvar a retirada rápida dos comentários relacionados aquele post;
d) pedir para que se não "queime" um jovem com tantas qualidades, facilmente visíveis para com quem ele lida em qualquer contexto, por um dia francamente infeliz que terá tido (todos nós já tivemos dias assim, não ?).

Outro bitaite, de sentido diametralmente oposto (ou talvez não...) tem a ver, ainda, com as selecções distritais.
Muito aqui foi escrito sobre a nossa participação e eu próprio posso ter sido injusto e/ou menos correcto com alguns considerandos e com determinadas pessoas/equipas. Mas num país que vai aprendendo a viver com as liberdades conquistadas há 34 anos, já não existe delito de opinião !
É certo que "aquele balanço oficial", que muitos gostariam de conhecer, ainda não terá sido feito e tornado público (?!). Mas há indicadores, eu diria, quase imperceptíveis para os menos atentos, que valem mais do que muitas palavras. Conto...Nas pausas de jogo em que participei como árbitro (Cadetes Masculinos, na Figueira da Foz), a 5 de Abril passado, ou seja, no fim-de-semana imediato ao encerramento das Festas de Portimão, pude constatar que, nas bancadas, se encontravam atletas de Coimbra, cadetes e iniciados, de mais do que um Clube, juntamente com treinador(es), idos de propósito ao Galamba Marques apoiar o emblema da casa. E como apoiaram!!! É verdade que também puxaram pelas 3 individualidades da equipa ginasista que com eles estiveram nas selecções, mas gritaram, a plenos pulmões, pelo Clube do Distrito. Foi bonito de se ver, confesso, engoli em seco e retive o significado que terá, SEGURAMENTE, para esta meia centena de seleccionados, para lá dos resultados, os laços que se criam entre eles. Parabéns...aos que lá estiveram e, porventura, aos que gostariam de ter estado ou tão só aos que estarão sempre com (todos) eles...em espírito.

4 comentários:

Anônimo disse...

Correcção: gritámos por 4, 4 que estiveram em portimão e em que 3 deles estavam na selecção.

Anônimo disse...

"Foi bonito de se ver, confesso, engoli em seco e retive o significado que terá"

Fico admirado que fique admirado; como muitos outros anda longe da realidade (são certos dirigentes, treinadores ... e árbitros que estragam tudo!!!)

Anônimo disse...

a importância que se dá a quem não merece!

Anônimo disse...

Só o facto de o senhor vir aqui comentar, já lhe está a dar a devida importância.
Enquanto a ti "quem não merece importância" continua a ser a boa pessoa que és, não tenhas medo de dizer o que pensas
Um abraço miudo