sexta-feira, 11 de abril de 2008

"O Basquetebol em Coimbra tem futuro capaz de honrar o passado"

A numerosa assistência que tem acorrido ao Pavilhão Multidesportos de Coimbra, nomeadamente crianças e jovens, justifica a aposta da Câmara Municipal de Coimbra em trazer à cidade grandes eventos desportivos, de que são bons exemplos a "Final 4" da Taça de Portugal Feminina e a jornada comcentrada da Liga UZO. A este propósito, procurando saber que objectivos visa esta estratégia da autarquia e que outros passos estão a ser dados no sentido do crescimento do basquetebol no concelho, o blogue ouviu o Vereador Luís Providência, responsável pela "pasta" do Desporto.

Que objectivo visa a Câmara Municipal de Coimbra atingir ao trazer à cidade grandes eventos desportivos?
Coimbra deve estar vocacionada para receber eventos desportivos identificados com os pontos altos das modalidades, a que correspondem fases finais de campeonatos ou taças nacionais, permitindo atrair os mais jovens para a prática dessas modalidades. Devemos ainda, conseguir receber eventos desportivos internacionais, que, promovendo uma determinada modalidade, dêem visibilidade a Coimbra e às infra-estruturas municipais de qualidade de que hoje dispomos.

Os eventos já organizados na cidade pressupõem um bom relacionamento com Associações, Federações e também Clubes de diversas modalidades. Assim é, de facto?
Sem dúvida. Teria sido impossível ter em Coimbra a maioria destes eventos sem a parceria estreita com as respectivas Federações, Associações e a ajuda directa dos Clubes. Para dar só dois exemplos, o “Dia Nacional do Râguebi com a realização da Super Taça de Portugal” ou o “Campeonato Nacional de Sprint em Remo” só se realizaram em Coimbra por decisão das respectivas Federações. Sendo que o apoio dos Clubes à candidatura do município à sua realização em Coimbra foi indispensável. Noutra perspectiva, para dar um exemplo recente do basquetebol, direi que a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) foi consultada (e confirmou o interesse da iniciativa) antes de avançarmos para a realização da jornada concentrada da Liga Profissional.

Estas organizações serão mais realizáveis e terão mais sucesso se forem conseguidas parcerias com outras entidades, nomeadamente empresas da região? Esse passo já foi dado? Com êxito?
É verdade. A partir de um determinado nível de oferta, para fazer mais e melhor, torna-se necessário estabelecer acordos com privados. Até aqui existiram apoios pontuais que nos ajudaram a resolver pequenos problemas logísticos. No futuro, com o conjunto de eventos que já organizámos, temos que passar a vender imagem, publicidade. Dos contactos estabelecidos para este fim com o sector privado, ainda não há resultados satisfatórios. A estratégia passa agora por vender espaço publicitário que garanta mais eventos de primeira qualidade.

No que respeita ao basquetebol, estão previstos outros eventos para os tempos mais próximos? E eventos dirigidos às camadas jovens?
Até ao fim do ano pensamos ser possível receber a Selecção Nacional Masculina (17 de Setembro), em jogo de apuramento para o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos – Divisão A e poder desenvolver no Pavilhão Multidesportos (PMD) uma série de iniciativas dedicadas aos mais novos, seja por proposta e organização da ABC (Compal Air 3x3, Campo de Treino, circuito inter-distrital minibasquete feminino Ticha Penicheiro), por promoção dos clubes ou aposta directa do Departamento de Desporto da CMC (Programa - Ano Olímpico Coimbra 2008).

Os conimbricenses têm aderido às iniciativas na medida do esperado pela Câmara Municipal de Coimbra?
Coimbra não tinha, até há muito pouco tempo (3 a 4 anos), infra-estruturas desportivas municipais com condições para atrair adeptos, com a excepção do Futebol. Hoje, com o Pavilhão Municipal (Multidesportos) e com os Complexos de Piscinas, essa realidade mudou, havendo que criar a cultura de ir aos recintos desportivos assistir à competição desportiva. A experiência também nos diz que bons eventos garantem boa adesão dos conimbricenses.

É correcto afirmarmos que há uma “aposta” da Câmara Municipal de Coimbra no basquetebol? Como a justifica?
Sim, é correcto. O basquetebol é reconhecidamente a modalidade com maior história em Coimbra. Os títulos nacionais alcançados por equipas da cidade, em masculinos e femininos, obrigam-nos a honrar essa memória, porque ela faz parte de uma memória colectiva das pessoas de Coimbra que gostam de Desporto. Importa referir que Coimbra mantém um elevado nível qualitativo nesta modalidade e um grande número de praticantes distribuídos por um bom número de clubes (com direcções estáveis), o que dá garantias de futuro a esta modalidade.

Já aqui escrevemos, no blogue, que o basquetebol na região é um “gigante adormecido”. Sente que os conimbricenses nutrem especial gosto por esta (nossa) modalidade?
Sinto, fundamentalmente, que esse gosto existiu e que pode ser recuperado.

É adepto do basquetebol? De uma forma geral como vê a prestação dos clubes ao longo da época? E o trabalho que tem vindo a ser feito na formação?
Não posso dizer que sou adepto do basquetebol. Tenho seguido a prestação das equipas de Coimbra recorrendo muitas vezes ao Vosso blogue. A equipa feminina do Olivais está já de parabéns (foi pena não ter chegado à final 4 da taça), assumindo a tradição recente do clube. A equipa masculina da Académica tem de ser felicitada pelo excelente trabalho desenvolvido e a segunda metade da prova vem demonstrar que os apoios são necessários e que a altura em que chegam as “ajudas” são determinantes para o resultado final. É a que mais se aproxima das equipas da Liga Profissional. A formação atingiu belíssimos resultados a que não será alheio o esforço que a ABC tem feito, a par dos clubes, nessa área.

Há quem defenda que falta à cidade um projecto profissional de basquetebol. Ainda que esta questão não passe de mera especulação, pois cremos que para já não há qualquer passo dado nesse sentido, este seria um caminho que a autarquia veria com bons olhos? De que formas poderia ajudar a impulsionar o projecto?
Essa possibilidade está em cima da mesa e é justo dar esta informação ao “blogue” em primeira-mão. Neste momento existe uma empresa a estudar uma eventual parceria com um clube da cidade para um projecto dirigido ao basquetebol profissional. A CMC nesta fase só pode acompanhar e estar atenta aos desenvolvimentos que venham a acontecer. Os apoios da CMC, a existirem, terão que passar sempre pelos escalões de formação e/ou pela competição não profissional.

É desejo dos clubes de basquetebol da cidade aumentar o número de jovens praticantes e estes eventos que a Câmara tem trazido a Coimbra poderão dar um precioso contributo. De que forma a autarquia poderá ajudar os clubes a solucionar a gradual falta de espaços para treino que esse desejado crescimento acarretará?
A CMC disponibiliza o PMD (de que o basquetebol é o maior utilizador) aos clubes e, este ano, estabelecemos protocolos com três escolas para que os pavilhões disponíveis para treino possam aumentar as possibilidades aos clubes. Tentámos atrair a Federação Portuguesa de Basquetebol para o projecto do Coimbra CARD (Centro de Alto Rendimento Desportivo), que garantiria mais um pavilhão em utilização exclusiva à modalidade. Temos ainda a perspectiva de dotar pavilhões existentes com as condições necessárias à prática e colaborar na construção de mais um ou dois novos espaços, em freguesias não urbanas.

Mensagem que gostaria de deixar aos visitantes do blogue e, de uma forma geral, aos conimbricenses aficionados do basquetebol?
Em primeiro lugar devo felicitar o blogue por tudo o que tem feito pelo basquetebol, pela qualidade da informação que nos proporciona e pela visibilidade que conseguiu criar, que é ajuda preciosa à modalidade. Aos aficionados deixo uma mensagem de confiança na modalidade, nos clubes e na ABC, que são o garante de que o Basquetebol em Coimbra tem futuro capaz de honrar o passado.

Nenhum comentário: