quarta-feira, 30 de abril de 2008

Desenvolver o minibásquete, que estratégias? (5)



Opinião

San Payo Araújo

Director-técnico do Comité Nacional de Minibásquete




Não existem projectos sem comunicação

Para a qualidade dos eventos, para além de uma boa organização, muito contribui a capacidade de passar uma mensagem, transmitir uma ideia, do que é verdadeiramente essencial.
Uma mensagem assente numa ideia e objectivos é fundamental para o desenvolvimento de qualquer projecto. Não se realizam projectos, seja a nível do clube, seja a nível das Associações, seja a nível da Federação sem comunicação e transmissão dos objectivos, das finalidades e das ideias subjacentes a esses projectos.
A este nível, acções como “Treinar Pais e Mães” e os inúmeros blogues e sites que existem no âmbito da Associação de Basquetebol de Coimbra são momentos e meios excelentes para reflexão e passar mensagens, que tragam mais pessoas para o processo de desenvolvimento do minibásquete. Aproveito para fazer um parêntesis, na sequência do que tenho vindo a propor: quero reconhecer o trabalho e o empenho de pessoas. Neste âmbito creio ser justo referir o trabalho do Carlos Gonçalves no blogue do CDMB. Pela sua qualidade, este é um espaço que, a par de outros, dos clubes de Coimbra, costumo visitar com grande frequência.
As grandes campanhas de divulgação têm custos elevados. Como sabemos e já mencionámos várias vezes, os recursos financeiros são, no caso da formação, muito limitados. De certeza que não há verbas para custear campanhas de promoção, temos então que usar a imaginação e apostar no reconhecimento e na satisfação das pessoas que se envolvem nos projectos. Se aquilo que fizermos falar mais alto do que aquilo que dissermos, tenho a certeza que estamos na presença de pessoas decisivas para o sucesso de qualquer mensagem, e as pessoas são, indubitavelmente, o capital mais importante de qualquer projecto.

Nenhum comentário: