sábado, 1 de março de 2008

Antevisão

O Ginásio tem hoje, na recepção ao Barreirense (16H00, no Pavilhão Galamba Marques), uma excelente oportunidade para quebrar um ciclo negativo que vai já em três derrotas consecutivas (Lusitânia, Vagos e Ovarense). É certo que, pelo contrário, a equipa da margem sul do Tejo vem de um triunfo importante obtido nos Açores, mas parece-nos que a jogar novamente no seu melhor o conjunto de Sérgio Salvador não deixará fugir os dois pontos. Nos restantes jogos da 17.ª ronda da Liga UZO, destaque para o embate entre Ovarense e FC Porto, as duas melhores equipas em prova (amanhã, às 17H00, no Arena Dolce Vita de Ovar).

Jornada importante no campeonato da Proliga. A passarem por um bom momento, os "estudantes" recebem um adversário directo na "luta" pelo "play-off", o Atlético (hoje, às 15H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra), e em caso de vitória consolidam o sétimo lugar e "piscam o olho" ao sexto, agora ocupado pelo Esgueira. A equipa de Aveiro visita amanhã S. Paio de Gramaços (às 16H00, no Pavilhão Serafim Marques), onde a equipa local, o Sampaense, está "obrigada" a ganhar de modo a manter esperanças na obtenção de um dos oito primeiros lugares. Com o tradicional apoio do seu público, trata-se de um objectivo alcançável pelo grupo de trabalho às ordens de Francisco Gradeço. Académica e Sampaense "jogam" ainda nos pavilhões do Angra e do Sangalhos, onde as previsíveis vitórias do Vitória de Guimarães e do Queluz poderão dar uma preciosa "ajuda".

A passar por uma fase menos boa em termos exibicionais, motivada em grande parte pelas lesões que têm vindo a apoquentar o plantel, o Olivais deve ainda assim manter a invencibilidade na recepção ao União da Madeira (hoje, às 17H30, no Pavilhão Eng. Augusto Correia). Recorde-se que a equipa de José Miguel Araújo comanda a Liga Feminina, com 18 vitórias em igual número de jogos disputados.

Na zona norte do CNB 1, quando faltam três jornadas para a conclusão da primeira fase, EB Porto, Basquete de Barcelos, Desportivo da Póvoa e Gaia já garantiram o apuramento para a fase seguinte. Na luta pelas restantes quatro vagas estão seis equipas, entre as quais as que representam o distrito de Coimbra: Olivais (28 pontos), Vale de Cambra (28), Sanjoanense (28), União da Madeira (27), Infante de Montemor/Ginásio (27) e Guifões (26). Curiosamente, na 20.ª jornada, que se disputa hoje e amanhã, estas seis equipas defrontam-se entre si, pelo que haverá uma nova clarificação na classificação: o Olivais visita o União da Madeira (hoje às 17H00), num jogo onde a vitória seria "oiro sobre azul" para as pretensões da equipa de Luís Santarino e permitiria pensar na manutenção do quinto lugar (recorde-se que os madeirenses vêm de uma derrota em "casa" da UTAD, última classificada); Vale de Cambra e Sanjoanense, duas equipas que vivem momentos diferentes, defrontam-se na casa do primeiro, sendo previsível que os sanjoanenses confirmem a ascensão verificada nas jornadas anteriores; finalmente, no Municipal de Montemor-o-Velho (amanhã às 17H00), o Infante de Montemor/Ginásio recebe o Guifões e só pode pensar na vitória para se manter na corrida por um dos oito primeiros lugares (vitória que, a confirmar-se, "arruma" em definitivo com o Guifões).

Tudo praticamente decidido na zona centro do CNB 2, uma vez que o triunfo obtido sobre o ACER Tondela, na semana passada, colocou o Sport com um pé na fase final, acompanhando o Atómicos de Oliveira do Bairro. A equipa de Higino Santos visita amanhã o Municipal de Pombal (15H00), num jogo considerado fácil mas no qual a vitória até poderá já nem ser necessária se, como se espera, o Atómicos for triunfar hoje à noite a Tondela.

Académica e Sporting Figueirense continuam na corrida pela fase final, numa altura em que ocupam respectivamente o 3.º e o 4.º lugares da zona norte B da 2.ª Divisão Feminina, ambos com 26 pontos resultantes de 11 vitórias e 4 derrotas (o Colégio de Calvão é primeiro, com 28 pontos, e o Torres Novas é segundo, com 27). Na 16.ª jornada os emblemas do distrito têm tarefas aparentemente acessíveis, defrontando amanhã o Olivais/B (15H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra) e o Zona Alta (11H00, no Palácio dos Desportos de Torres Novas), respectivamente, e as previsíveis vitórias darão confiança para o fim-de-semana seguinte, onde tudo se vai decidir (figueirenses e "estudantes" visitam respectivamente o Torres Novas e o Colégio de Calvão).

Apenas duas equipas do distrito prosseguem invictas nos campeonatos nacionais jovens: as Sub-16 do Olivais, que lideram a classificação e vêm de um triunfo concludente no campo do Académico do Porto (34-64); e os Sub-16 da PT, que se estrearam com uma vitória caseira sobre o Vasco da Gama (69-58). Neste fim-de-semana ambos os conjuntos têm tarefas muito difíceis, defrontando adversários cotados, mas em jogos onde a vitória é perfeitamente possível: a equipa de Cristina Viegas tem jornada dupla, frente a dois dos principais candidatos ao apuramento, recebendo hoje o Coimbrões (segundo no Porto) e visitando amanhã o Pavilhão do Esgueira (campeão em Aveiro) - Esgueira e Coimbrões defrontaram-se na primeira jornada, em Aveiro, com vantagem das aveirenses por 66-44; o conjunto de Rui Dengucho visita o Municipal de Matosinhos para defrontar o Desportivo de Leça (segundo no campeonato do Porto - na primeira jornada os leceiros perderam no campo do FC Porto por expressivos 73-43).
Nos restantes jogos nacionais, destaque para o "derby" que hoje opõe as equipas de Sub-19 Femininos de Académica e PT (17H00, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra), num jogo onde as "estudantes" deverão confirmar o melhor momento.

Nenhum comentário: