terça-feira, 1 de abril de 2008

Bitaites do Medeiros !

Hoje é dia de bitaites, mas acontece que durante toda a semana (ou melhor, desde que começaram as Festas do Basquetebol Juvenil, em Portimão), o que mais se leu neste blogue foram bitaites ! A propósito da festa e da participação das nossas selecções.
Eu, como grande adepto bitaiteiro, até gosto. Mas nem toda a gente é assim.
As selecções de jovens, pela idade sensível desses mesmos jovens, devem merecer o nosso maior respeito. É positivo, quanto a mim, que nenhum dos bitaiteiros que nos visitou tenha caído na tentação de personalizar as críticas sobre os atletas (nalguns casos, será raiva, noutros inveja ?) omitindo nomes e poupando os "pequenos".
Os treinadores, esses, são adultos, têm as costas largas e aguentarão tudo. Para os mais inexperientes, fá-los-à crescer como treinadores e como Homens/Mulheres.
Mas o que convém referir é que estas Festas, sendo momentos únicos para os jovens que nelas participam, têm custos. Ninguém deseja que, dentro de uns anos, a selecção dos melhores de Coimbra se dilua (à imagem do Alentejo, da Madeira ou dos Açores) na Selecção de Aveiro e arredores ou na selecção das Beiras !!!
Eis os bitaites inerentes, sinceros...e...inocentes !
Desde o dia em que os grupos se reúnem para o 1º treino, até ao regresso do Algarve:
a) quanto custa, à ABC, esta "festa" ?
b) o orçamento ao dispôr da ABC é igual ao das outras Associações ?
c) de onde provém a receita para cobrir as despesas ?
d) os treinadores das selecções são remunerados ?
e) quantos treinos fizeram as nossas selecções ?
Estas e muitas outras questões mereceriam, antes de mais, ser atendidas e respondidas, disponibilizadas, servir de suporte a uma avaliação rigorosa a levar a cabo pela entidade responsável pela nossa participação - a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) ou, preferencialmente, por uma entidade independente e externa à ABC. E que poderia, depois de feita, servir de motivo à realização de uma ou mais sessões de verdadeiro "brainstorming", com o convite às inúmeras personalidades deste distrito que têm uma enorme experiência na modalidade, que visitam regularmente os nossos pavilhões, que têm imenso saber acumulado - quais Senadores, a maioria deles Seniores ! - mas cujo saber não é devidamente aproveitado. Que me lembre, a excepção tem sido o incansável jovem de espírito José Manuel Almeida, mas apenas na esfera do minibasquete.
Haja CORAGEM ! Haja HUMILDADE ! Que se comece, AGORA, a preparar a Festa de 2009 e que ninguém falte à chamada da ABC se esta, por uma vez, "sair da casca", puser de lado algum do autismo que caracteriza os seus dirigentes (só há 3 para acompanhar 4 selecções ?!?!) e ouvir, discutir, negociar, agir, reagir e exigir !
Muitas vezes somos mais exigentes com os nossos do que com os outros. Isto também é válido para o que atrás deixei escrito. Mea culpa mea culpa, até eu, por vezes, recrimino em terceiros - e quantas vezes de forma abrutalhada ! - coisas em que eu próprio tenho responsabilidade/culpa ou um bom quinhão delas.
Mas quando falamos de equipas profissionais, a exigência tem de ser OUTRA. Na semana passada, que antecedeu o emocionante Porto-Ovarense da Liga Profissional, lançámos um pequeno questionário às duas equipas e ainda ao "nosso" Ginásio. Não imaginam quanto custou obter as respostas (de atletas e treinadores ditos profissionais)...E não é que, da equipa que vai acabar a fase regular em 1º lugar (OVARENSE), nem um atleta se dignou participar !?!? Equipa com o maior orçamento, com vários norte-americanos nas suas fileiras, com vários internacionais portugueses, será que entre um treino e o outro, não tiveram meia horita de folga para se debruçarem sobre 3 singelas questões que lhes haviam endereçado ? ASSIM, É DIFICIL ACREDITAR NO PROFISSIONALISMO.
Um último bitaite para aqueles que, como eu aqui há uns meses, não conhecem o "interior" dum blogue e o trabalho que ele dá ! O mérito foi e é (todo) do Tózé Ferreira, seu criador e grande impulsionador, em que coloca em prática tudo de bom que aprendeu no jornalismo ou perto de jornalistas. Mas quem tem alguma (pouca)responsabilidade por alimentar e gerir este espaço JÁ SABE O QUANTO CUSTA: da indispensável inspiração, associada à criação de textos, de bonecos, de figuras, acresce a transpiração, aprender fazendo, errando uma vez e outra e outra. Perder um texto, desformatar um quadro, não saber transferir convenientemente as figuras, acordar mais cedo ou deitar mais tarde. Tudo em prol do basquetebol, sem querer NADA em troca...Por favor, relevem as falhas e embrenhem-se neste blogue...ou em qualquer outro e vejam, ainda que por um dia ou umas horas, o quanto custa...

6 comentários:

Anônimo disse...

Os meus sinceros parabéns por este bitaite e um agradecimento pela disponibilidade, pela frontalidade e até por uma certa coragem contidos nesta forma, algo descontraída de abordar determinadas questões.

José Pedro

F disse...

Analise Competitiva - FCS ( Factores Criticos Sucesso ) e FCS ( Factores Chave Sucesso )

Caro J Medeiros
Sem entrar em grandes consideraçóes sobre o "Bitaite da Semana" apenas deixo esta ideia sobre o que escreveu e cito "Ninguém deseja que, dentro de uns anos, a selecção dos melhores de Coimbra se dilua (à imagem do Alentejo, da Madeira ou dos Açores) na Selecção de Aveiro e arredores ou na selecção das Beiras !!!Mas porque não caro J Medeiros?
Não seria uma das formas de ultrapassar algo que é comum ouvir das bocas dos nossos treinadores e facilmente constatavel no que chamei de Análise Competitiva quando comparamos a competitividade ( ou falta dela )desportiva dos Campeonatos Distritais deste Associação em comparação por exemplo com a AB Aveiro?
Estou certo que sim mas tambem estou certo que,apenas mentes que preferem viver em paz no seu quintal se opoem a construir um edifico de grandes dimensoes, talves porque aí, seriam apenas mais um de uma maquina que se deseja bem afinada e onde o desempenho do grupo se sobrepoe á performance individual de forma a alcançar o objecivo comum.

Sobre o outro bitaite e cito " Desde o dia em que os grupos se reúnem para o 1º treino, até ao regresso do Algarve:
a) quanto custa, à ABC, esta "festa" ?
b) o orçamento ao dispôr da ABC é igual ao das outras Associações ? c) de onde provém a receita para cobrir as despesas ?
d) os treinadores das selecções são remunerados ?e) quantos treinos fizeram as nossas selecções ?Estas e muitas outras questões mereceriam, antes de mais, ser atendidas e respondidas, disponibilizadas, servir de suporte a uma avaliação rigorosa a levar a cabo pela entidade responsável pela nossa participação - a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) ou, preferencialmente, por uma entidade independente e externa à ABC.

Estou certo que isto foi feito pois nao acredito que quem tenha responsabilidades de direcçao não as tenha feito,admitindo no entanto que tal não tivessem sido publicitadas o que demonstra um falta grave ( pelo menos deveriam ser do conhecimento dos clubes e dos seus directores ).

A isto chamo agora "FCS " ou seja, uma ferramenta indispensavel para a definiçao de objectivos independentemente da sua natureza,
ou seja quais os Factores que podem influenciar o nosso desempenho para alcançar um objectivo. Será que essa análise foi feita? Penso que nao sabemos pois tambem nao sabemos quais os objectivos que a ABC se propunha alcançar neste evento.

Outros existem mas para o caso agora não sao importantes.

Apenas uma dica deixo: nao sabemos que trabalho de casa foi feito na preparaçao desta deslocaçao mas assumindo que a Analise Competitiva foi feita,pergunto: será que este processo é seguido por algum dos Clubes desta Associação?
E caso seja, será que esta analise nao deva ser feita por todos os treinadores desta Associação independentemente do escalão que treinem?
E se não é como conseguem definir objectivos para as equipes que têm sobre a sua responsabilidade?
Aqui,talvez seja o ponto de partida para o que se deseja ser novo no papel de treinador.Alguem a quem exijam que ponha em pratica os pilares estrategicos do clube, alguem que tenha um racional sustentado para o que pretende alcançar,que o submeta a apreciaçao da sua direcçao que o veja aprovado e por fim que o execute.
Mas como estamos habituados por aqui, a grande preocupação dos treinadores desta regiao não é tanto saber o que valem mas sim quanto valem.

Nota: Espero e desejo que possam existir excepçoes mas como todas as regras....têm a sua excepçao fica o reparo.


Abraço

F

Anônimo disse...

Já agora, e porque pretendo ajudar, queria colocar uma questão:
Qual a razão porque, em 2007, os cad.masc. com 1 vitória e 4 derrotas se classificaram em 6º e este ano os inic.masc. com 3 vitórias e 2 derrotas ficaram em 7º.
Com certeza, tirando os que lá foram a baixo, não sabem.
Mas faz toda a diferença e condicionam as alálises que terão que ser feitas.
E que influirão no escalonamento dos grupos em 2009.
Rui Pina

Anônimo disse...

Eu não teria assim tanta certeza em relação ao desconhecimento por parte das pessoas, no que diz respeito à forma de funcionamento das Festas. É que a malta em Coimbra é crítica, mas informada.

Quando se perdem dois jogos no mesmo dia, sendo dessa forma relegado para os últimos lugares, é natural que nos dias seguintes haja mais vitórias. É natural porque jogam contra selecções que, muitas vezes, são MUITO fracas (como foi o caso dos sub-14 este ano).

A reflexão devia ser: como é que há selecções que perdem 2 jogos no mesmo dia quando os adversários são os mais fracos do grupo dos 6 primeiros, desaproveitando dessa forma o "previlegio" alcançado pela selecçao do ano anterior. Isso sim, merece reflexão.

Anônimo disse...

Este não é para publicar (já o outro, sobre os sub14masc, era).
Para melhor se situar e porque usou a palavra autista, informo que na Festa 2007 a Lara acompanhou os sub14masc e a Telma as sub14fem.
Com eficiência.
Cumprimentos
Rui Pina

Anônimo disse...

Caro Amigo João Medeiros

Gostei do biaite desta semana, não poo qualquer tom de critica em si, mas essencialmente porque vem ao encontro do que eu considero da "Festa do basquetebol".

Era importante que se fizesse um levantamento rigoroso da nossa participação, não ao nivel desportivo, mas sim nos capitulos da organização, do acompanhamento dos nossos atletas, dos encargos financeiros, do saber onde poderiamos ou não estar melhor, essencialmente começara a delinear objectivos de participação para o futuro.
Outra questão que gostaria de colocar, era o verificar uma maior participação /informação dios clubes em projectos destes. Vejo todos os anos uma grande vontade da ABC em reunir com os Encarregados de Educação, nunca vislumbrei com responsável máximo de um Clube qualquer vontade daquela em reunir com os Clubes preparando e sabendo da sua opinião sobre a nossa, sim, de todos e não só da ABC, participação na festa.
Gostaria ainda de levantar outra questão, muita séria já que por muitas vezes se desenrola no seio das selecções, que é a da eventual, e por vezes enorme tendencia de se aproveitar as selecções e outros espaços ou eventos ao nivel d associação para se tentar o recrutamento de atletas de um clube para outro clube, com a gravidade de muitas vezes se tratarem de clube da mesma associação, da mesma cidade e freguesia.
Esté é um tema de que venho alertando as "autoridades associativas desde há muito" e de quem nada até hoje vislumbrei de pretender alterar.
Por tudo o resto, concordo em muito com a filosofia colocada anteriormente pelo F.
Continua com estes bitaites, que sempre que entender serei mais uma pedra de participação critica, mas positiva.
Moura Távora